Porque pisar no freio para dar partida?

Perguntado por: esanches2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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Esse bloqueio do motor de arranque, caso o carro esteja com o caminho engatado, é lei nos Estados Unidos. Mas, além do aspecto da segurança obrigar o motorista a pisar na embreagem ao dar no arranque, tem outra vantagem: desacoplar completamente o motor do câmbio, reduzindo o esforço da bateria e do motor de arranque.

Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria. E também por uma questão de segurança: para evitar que o carro dê um 'pulo' se ele estiver engrenado.

Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.

É quando o motorista segue em uma estrada, em quinta marcha, e, ao avistar uma descida, retira o pé do acelerador, deixando o carro “engrenado” na descida. Esse método gera economia do mecanismo e um maior nível de segurança.

Desgaste do motor
Ao acelerar de forma agressiva, os giros por minuto aumentam consideravelmente. Isso representa o sobrecarregamento do motor, o que faz aumentar, também, a sua temperatura. Dessa forma, as peças podem sofrer danos graves.

As principais causas de defeitos no induzido são o uso constante do arranque ou quando o bendix fica preso ao volante, mas também pode ocorrer como consequência natural de desgaste. Os sinais são similares aos de defeito na escova, então é sempre importante verificar o conteúdo antes para confirmar.

Não solte o pedal de forma brusca
Para evitar o desgaste do disco de embreagem, o ideal é soltar o pedal suavemente depois de engatar a primeira marcha — o que ocorre, geralmente, a partir de uma rotação de 2 mil rpm.

Para isso, o veículo não deve, em hipótese nenhuma, estar engrenado: o ideal é usar uma segunda marcha, a mesma empregada para o veículo subir uma ladeira.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.

Se estiver em uma subida e o carro começar a se movimentar para frente, significa que você passou da meia embreagem e precisará pisar um pouco mais para o veículo ficar parado. Se estiver descendo, é porque pisou mais que o necessário e precisa aliviar um pouco mais o pé do pedal.

Se você estiver dirigindo um carro automático, deve deixá-lo no estacionamento. Se tiver um manual, deve colocá-lo em primeira marcha.

Quando você aciona o freio motor, deve tirar o pé do acelerador e é justamente nesse ponto que a economia de combustível atua. Isso porque o giro estará mais alto, mas sem que o motor tenha que ser alimentado com combustível. Afinal, a injeção só ocorre quando você acelera.

Usando somente os pedais
Para sair, coloque a primeira marcha e em seguida solte a embreagem devagar até sentir o carro trepidar. Quando sentir este movimento pare de soltar a embreagem e mantenha o pé parado. Na sequência, solte o freio devagar e verifique se o carro permanece parado.

Se você tem medo de dirigir – também conhecido como amaxofobia – a primeira dica é procurar um psicólogo. Converse com um profissional sobre o quanto isso te afeta e peça uma orientação dele. Pode ser que você nem precise de tratamento e/ou acompanhamento profissional e consiga encarar o problema sozinho.

Suponha que o motorista esteja com a quarta marcha engatada, irá fazer uma conversão e necessita diminuir a velocidade do carro. Nesse momento, além de diminuir a velocidade, ele deve engatar a terceira marcha e, caso haja necessidade, retornar para a segunda segunda.

Utilize a primeira marcha
O momento de utilizá-las é quando o carro já estiver correndo na estrada, em determinada velocidade. Por isso, da mesma forma que você aprendeu na autoescola, a marcha ideal para subir uma ladeira é a primeira, porque confere mais força para o carro sair do lugar.

No longo prazo, a esticada de marcha pode ser responsável por arrebentar a correia dentada, superaquecer o motor, ou em casos extremos, até mesmo quebrar o câmbio do veículo. Isso trará um grande prejuízo para o proprietário e grandes chances de ficar “na estrada”.

RUÍDO AO LIGAR OU DESLIGAR
Quando a falha está no motor de partida, e isso é sinalizado por ruídos ao ligar ou desligar, o defeito pode estar no rolamento. Na dúvida do que está causando chiados ou estalos, leve seu veículo a uma oficina mecânica.

Isso pode ser por conta de uma bateria descarregada ou por um defeito na ligação do motor de arranque. Algo comum de acontecer também é um problema na própria chave de ignição. Para testar se o seu problema é elétrico, confira os fusíveis do veículo e também a bateria automotiva, inclusive os seus polos.

Dar a partida no carro quando ele já está ligado é uma distração comum, mas pode comprometer o motor de partida. Aquele barulho constrangedor da dupla partida — que se torce para ninguém ter ouvido — nada mais é do que os dentes de duas engrenagens “raspando”.