Porque pipoca não engorda?

Perguntado por: rresende . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

Alimento que sacia
Segundo o “Nutrition Journal“, alimentos que tem pouca densidade calórica, ou calorias por grama – que é o caso da pipoca – são ótimos lanches em uma dieta já que você pode comer mais sem consumir muitas calorias.

Pipoca não é um alimento low carb, mas pode ser um ótimo acompanhamento par quem faz dieta. Feita com óleo de canola, contém apenas 35 calorias por porção. Já utilizando manteiga em seu preparo, as calorias sobem para 8 calorias por porção. É um alimento integral e isso faz muito bem para você.

Pois é, a pipoca é uma escolha saudável para o lanche da noite e pode melhorar o seu sono por estimular a produção da serotonina, aquele neurotransmissor responsável pela modulação do humor e por uma noite de sono de qualidade.

Veja também o que evitar no jantar:

  • Frituras e alimentos ricos em gordura animal;
  • Alimentos ultraprocessados;
  • Embutidos em geral;
  • Bebidas açucaradas ou estimulantes, como refrigerantes, achocolatados e cafés;
  • Doces em geral;

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

A manteiga é a melhor opção, mas a pipoca sem gordura é a forma mais recomendada de consumir o alimento. Sobre isso Bruna afirma que “se tiver o recipiente adequado – com água no micro-ondas, se não a boa e velha panela com um tiquinho de óleo ou azeite resolve!”.

Comer pipoca todo dia faz mal? O ideal é sempre variar a alimentação, mas se a pipoca for feita sem óleo ou sal e consumida moderadamente (umas 2, 3 xícaras por dia), como um dos lanches intermediários, não há problema algum.

“A forma mais saudável é quando ela é feita em ar quente (sem óleo) e não é adicionada de manteiga ou muito sal. Para dar sabor, podem ser usados outros temperos como ervas finas (alecrim, tomilho, orégano) e pimenta-do-reino.

A tapioca realmente engorda? Não, a tapioca não engorda. Mas, se preparada com recheio calórico, como leite condensado, brigadeiro e doce de leite, ela certamente irá contribuir para o aumento de gordura corporal. Duas colheres de sopa de tapioca apresentam apenas 14 g de carboidratos e 1,6 g de proteínas.

Por fim, apesar de entregar boas doses de carboidratos e fibras, a pipoca é pobre em proteínas, macronutriente que não pode faltar no seu jantar. Por isso, a conclusão é que até dá para trocar a refeição por um saquinho de pipoca natural de vez em quando, mas o ideal mesmo é deixá-lo para os lanches intermediários.

Por ser rica em fibras, o alimento dá a sensação de saciedade e melhora o funcionamento intestinal. A pipoca possui, ainda, polifenóis, antioxidantes que agem inibindo a ação dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce, os riscos de doenças cardíacas e a oxidação de colesterol.

Comer pipoca de madrugada (para não assaltar a geladeira)
Como ela possui muitas fibras aumentamos o tempo de digestão no estômago levando a uma maior saciedade no indivíduo. Por isso, quando bater aquela fome de madrugada, a pipoca é uma escolha inteligente.

Vilões da dieta
Um único pedaço de pizza congelada, por exemplo, possui 16% do valor diário de sódio recomendado para uma pessoa adulta, enquanto um pacote de salgadinho de milho chega a 32,5% do valor diário de gorduras totais.

Por isso, o que se deve comer antes de dormir, para não engordar devem ser refeições leves com poucas calorias como:

  • Um copo de bebida de arroz, soja ou leite;
  • Um iogurte;
  • Uma vitamina de morango ou kiwi;
  • Uma gelatina.

A pipoca também é rica em triptofano e, por isso, é um excelente indutor do sono. Além disso, por ser rica em fibras, torna mais lenta a liberação de açúcar, mantendo níveis de glicose regulares no sangue.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.

Algumas bebidas são capazes de ajudar o corpo a queimar gordura, mesmo quando estamos dormindo

  1. Leite. Beber dois copos de leite por dia já ajuda a perder peso, conforme um estudo feito em 2010 por pesquisadores da Universidade de Negev, em Israel. ...
  2. Chá de camomila. ...
  3. Suco de uva. ...
  4. Shake de proteína de soja. ...
  5. Kefir.

Pipoca faz mal para a saúde: mito
Por fim, são utilizados produtos químicos para manter o seu sabor, algo que conta como ponto negativo para o alimento. Mas então significa que toda pipoca faz mal? Não, pelo contrário! Na verdade se você prepará-la em uma panela, poderá aproveitar todos os benefícios desse grão.

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  1. 1 – Folhas verdes. ...
  2. 2 – Proteínas magras. ...
  3. 3 – Tofu. ...
  4. 4 – Linhaça. ...
  5. 5 – Aveia. ...
  6. 6 – Farelo de trigo. ...
  7. 7 – Maçã

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.