Porque piolho não gosta de vinagre?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 26 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

Hoje em dia este mito de que o vinagre trata os piolhos é considerado falso. Comprova-o o facto de que o vinagre não elimina definitivamente os piolhos, não atrasa o seu desenvolvimento, e ainda pode ter efeitos secundários graves na pele, tais como queimaduras e outras reacções dermatológicas indesejadas.

O vinagre mata o piolho, porém não é recomendado o uso diretamente na cabeça pois os componentes do vinagre podem trazer irritações, alergias, e ferimentos no couro cabeludo.

A verdade é que o uso de vinagre para combater os piolhos é apenas um mito. Se pensa que pela sua ação ácida ele consegue matar as parasitas.

Lavar os cabelos com vinagre não é um bom caminho e ele não fará esta função. O nosso couro cabeludo possui uma microbiota específica e o vinagre de maçã com seu pH ácido pode desregular esta microbiota, ocasionando caspas, dermatites e até queimaduras.

Alguns remédios caseiros para eliminar piolhos podem colocar em risco a saúde das crianças e mesmo dos adultos. O uso do vinagre não é milagroso, nem é um remédio ancestral como muitos gostariam de acreditar. Hoje em dia este mito de que o vinagre trata os piolhos é considerado falso.

Óleo de coco: o óleo de coco deve ser aplicado seguindo os mesmos princípios do azeite. Óleos, além de matarem os piolhos, também ajudam a deixar o cabelo bem hidratado e brilhoso. Vinagre de maçã: misture o vinagre com o creme de pentear e use após lavar o cabelo.

Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco evitando assim que os piolhos caiam na roupa. Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

A presença de piolhos viáveis após 24 horas do tratamento favorece a hipótese de resistência, enquanto recidivas tardias normalmente são devidas à reinfestação. Nos casos de suspeita de resistência, as alternativas são: Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias.

Vinagre. O vinagre é um ótimo aliado na prevenção e cuidado contra os piolhos. Misture o vinagre com água morna em partes iguais e aplique no cabelo do seu filho.

Grande parte dos piolhos tem desenvolvido resistência ao tratamento mais comum contra esses insetos, a base dos inseticidas piretroides. A conclusão é de um estudo feito nos Estados Unidos e apresentado em um congresso da Sociedade Americana de Química em agosto.

O vinagre é um ótimo jeito de soltar as lêndeas dos fios, mas ele não mata piolhos adultos no couro cabeludo. Portanto, não se surpreenda ao encontrar algum inseto depois do tratamento. O tratamento pode ser feito diariamente até que não restem mais lêndeas grudadas nos fios.

Quantos piolhos nascem de uma lêndea? O piolho vive em média 30 dias e coloca cerca de dez ovos por dia. Isso significa que um piolho é capaz de reproduzir de 150 a 300 lêndeas, que levam cerca de dez dias para sair do ovo. Cada uma das lêndeas produz um piolho e assim o ciclo se repete até a realização do tratamento.

A fêmea coloca seus ovos, (lêndeas), envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo, cerca de 0,6 cm acima do couro cabeludo. De sete a dez dias depois, esses ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo.

Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

A quantidade de vinagre deve ser menor ou igual a do condicionar. Massageie nos cabelos, deixe agir por 3 minutos e enxágue. Depois você pode aplicar somente o condicionador para tirar o cheiro. Para dar brilho: o vinagre de maçã equilibra o pH dos cabelos e também dá brilho.

Sim, o vinagre pode ser usado em todos os tipos de cabelos. Mas, não exagere no uso. Por ser um acidificante, o vinagre de maçã pode deixar os fios muito leves, secos e quebradiços ao longo do tempo.