Porque Pilatos soltou Barrabás?

Perguntado por: ialbuquerque8 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Não vendo crime algum a ser punido, Herodes devolveu-o a Pilatos. E assim foi Cristo a julgamento. O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás. Então, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o aos soldados romanos para que fosse crucificado” (Marcos 15:15).

Pôncio Pilatos foi um governador romano, da província da Judeia, que condenou Jesus à morte por insistência dos sacerdotes judeus. Pôncio Pilatos viveu na Judeia, província romana do Oriente Médio, quando a região estava sob o domínio romano.

Barrabás comporta-se como um cão selvagem, rosnando e gozando com os guardas, enquanto eles lhe tiram as correntes. Depois, desce as escadas para ir ter com o povo, mas por três vezes volta-se para trás e o olhar cruza-se com o de Jesus. A sua expressão muda. Não foi só isso que mudou.

E assim foi Cristo a julgamento. O magistrado, então, lavou suas mãos e “Para acalmar a multidão, Pilatos lhes soltou Barrabás.

Barrabás (do aramaico: Bar Abbas, "filho do pai") nasceu na cidade de Yafo, ao sul da Judeia. Foi contemporâneo de Jesus Cristo. É citado no Novo Testamento, no episódio do julgamento de Jesus por Pôncio Pilatos.

Foi afastado após dez anos em seu cargo e chamado a Roma. Como era inverno, ano 36 ou 37, não podia fazer a viagem por mar e foi por terra. Mas justo então morreu o imperador Tibério, em 17 de março de 37, e não voltamos a saber mais nada sobre ele.

Pilatos disse a Jesus: “Então tu és rei?” Jesus respondeu: “Tu o dizes: eu sou rei. Eu nasci e vim ao mundo para isto: para dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade escuta a minha voz”.

Nos Evangelhos, Barrabás é citado apenas por este seu apelido, mas já Orígenes, um escritor cristão do século III, afirma que o seu nome próprio era, curiosamente, Jesus! Por isso, na versão ecuménica da Bíblia, lê-se: “quem quereis que vos solte: Jesus Barrabás, ou Jesus, chamado o Cristo?” (Mt 27, 17).

Ellen WHITE (1990, p. 738) afirma: Pilatos cedeu às exigências da turba. A arriscar sua posi- ção, preferiu entregar Cristo para ser crucificado. A despei- to de suas precauções, porém, exatamente o que temia lhe sobreveio mais tarde.

Padeceu sob Pôncio Pilatos. Foi crucificado, morto e sepultado. Desceu a mansão dos mortos. Ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos Céus, está sentado à direita de Deus Pai, todo poderoso, de onde há de vir a julgar os vivos e os mortos.

'Jesus': Petronius mata Barrabás
Nesta terça-feira (9), em "Jesus": Tomé não acredita que o Filho de Deus está vivo. Maria decide falar com Petronius. Pilatos ameaça tirar o centurião do posto. Caifás tem um pesadelo com Judite.

São Simão, também chamado Zelote, nasceu em Caná, na Galileia.

Rio - Escalado para o papel de Pôncio Pilatos em 'Jesus', na Record, Nicola Siri rememorou sua história para dar vida ao governador romano. O ator italiano, que interpreta o todo poderoso da província da Judéia, conta que estudou muito o Império Romano na escola, onde também aprendeu grego e latim.

Nisso, o Cirineu, que passava em direção à sua casa, depois de trabalhar no campo, foi solicitado pelo encarregado da execução a prestar auxílio a Jesus.

ser queimado vivo.

Dimas e Gestas são: o bom e o mau ladrão, respectivamente. Eles eram considerados bandidos perigosos, o que explica crucificação, já que as leis romanas reservava esta punição somente aos grandes criminosos e aos escravos.

Pilatos: Armado de lanças.

Significado: Provavelmente o nome está relacionado a Ponto, província romana na região do Mar Negro. Mas também pode ser do latim pontis, ou seja, ponte. Na Bíblia, Pôncio Pilatos é o nome de um governante da Judéia, que teria vivido nos tempos de Jesus.