Porque Pernambuco e um país?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

Era o bairrismo local já voando alto, a ponto de, em 1817, o estado virar um país. República, mais de 70 anos mais jovem que a brasileira, independente do Reino Unido do Brasil e de Portugal. A ousadia foi fruto de uma revolução. Durante 75 dias, quatro estados nordestinos e parte da Bahia viraram um nação: Pernambuco.

75 dias

Por 75 dias, Pernambuco foi um país. Uma nação criada pra ser independente do império português. O povo pernambucano se uniu na luta pela liberdade de pensamento, pelos direitos de cidadania e por uma imprensa livre. Comemorar a Revolução Pernambucana de 1817 é relembrar nossa história.

Esse movimento de caráter separatista e republicano manifestou a insatisfação local com o controle de Portugal sobre a região e com as desigualdades sociais existentes. O acontecimento da Revolução Pernambucana estava diretamente relacionado com os desdobramentos da transferência da Corte portuguesa para o Brasil.

Nesta data, em 1817, nosso estado foi palco de luta. A Revolução Pernambucana de 1817, de caráter separatista, transformou Pernambuco em uma República por 75 dias. O Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba foram adicionados ao novo país.

Pernambuco já foi um país: um Nordeste independente há 205 anos.

Segundo a maioria dos historiadores, o desmembramento da região ocupada pelo estado de Alagoas teria sido uma forma de punição da Coroa a Pernambuco por causa da revolução que resultou na Insurreição Pernambucana e um prêmio a Alagoas por não terem aderido ao movimento republicano, em 1817.

História de Pernambuco
O território onde hoje se encontra o estado de Pernambuco foi primeiro denominado Capitania Luzitânia. A área foi doada pela Coroa portuguesa a Duarte Coelho, em 1535. Coelho se estabeleceu em Olinda, que foi a primeira capital do estado.

Conhecido por sua ativa e rica cultura popular, Pernambuco é berço de várias manifestações tradicionais, como a capoeira, o coco, o frevo e o maracatu, bem como detentor de um vasto patrimônio histórico, artístico e arquitetônico, sobretudo no que se refere ao período colonial.

Pernambuco é o estado

Pernambuco é o estado mais antigo do Brasil. Localizado na região Nordeste, o estado, que faz divisa com Paraíba e Ceará, é uma das regiões mais antigas da Colônia Portuguesa e uma das capitanias mais ricas no período Brasil Colônia. Sua capital é Recife.

Pernambuco é conhecido como Leão do Norte por sua história de lutas libertárias, como a Batalha dos Guararapes, as revoluções dos Mascates, Praieira e de 1817, além da Confederação do Equador, e mais, recentemente, na redemocratização do país.

Muitos estudiosos afirmam que o descobridor do Brasil foi o navegador espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que no dia 26 de janeiro de 1500 desembarcou no Cabo de Santo Agostinho, litoral sul de Pernambuco — esta considerada a mais antiga viagem comprovada ao território brasileiro.

Aberto, atencioso, receptivo. Há quem diga que o povo pernambucano é o verdadeiro diferencial de Pernambuco. Se estiver no ônibus, alguém vai puxar assunto e se oferecer para segurar sua bolsa, durante o trajeto. Ao entrar em uma loja, facilmente você escuta como vocativo um "meu amor" ou um "meu anjo".

A Revolução Praieira, também denominada "Insurreição Praieira", "Revolta Praieira" ou simplesmente "Praieira", foi um movimento de caráter liberal e separatista que eclodiu, durante o Segundo Reinado, na província de Pernambuco, entre 1848 e 1850.

Gentílico: pernambucano. Governo: democrático representativo, com eleições periódicas. Área territorial: 98.067,880 km² (IBGE, 2020). População: 9.616.621 de habitantes (estimativa IBGE, 2020).

Índice

  • 1.1 Africanos.
  • 1.2 Portugueses.
  • 1.3 Espanhóis e italianos.
  • 1.4 Alemães.
  • 1.5 Holandeses.
  • 1.6 Judeus.

Pernambuco é atualmente o maior produtor de uva de mesa, o segundo de acerola e goiaba, o terceiro maior produtor de manga, o terceiro maior polo floricultor, e o oitavo maior produtor de cana-de-açúcar do Brasil.

São Paulo

Por Amanda Birck 18/08/2022 - 09:35. Um levantamento recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou quais são os 10 estados mais ricos do ... 1 – São Paulo. Dentre todos, o estado mais rico do Brasil é São Paulo, dono de um PIB que soma 2,348 trilhões de reais.

Data em que é celebrado o aniversário do Acre. Até o início do século XX, a região localizada no extremo sudoeste da região Norte não pertencia ao Brasil. Era parte da Bolívia e do Peru. Só depois da assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, é que o Acre passou a integrar o território brasileiro.