Porque perdemos as pessoas que amamos?

Perguntado por: abotelho . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.6 / 5 7 votos

A morte de alguém amado com certeza traz muitas perdas associadas; perdemos os papéis que exercíamos nessa relação, perdemos o que essa relação nos trazia, como por exemplo a segurança, perdemos a referência do que os nossos olhos alcançavam; e o olhar da pessoa amada também reassegurava quem somos.

Como vencer a dor da perda de quem amamos?

  1. Compreenda as fases do luto. Negação. Raiva. Negociação. Depressão. Aceitação.
  2. Compartilhe seus sentimentos.
  3. Reorganize-se.
  4. Procure ajuda profissional para lidar com a dor da perda. Terapia do luto.
  5. Leia bons livros sobre o assunto.

O medo de perder uma pessoa querida é um temor universal. Muitas pessoas ficam angustiadas ao considerar a possibilidade de perder um ente querido para sempre, seja pelo distanciamento, conflitos ou morte. Ter esse medo até certo ponto não é, de fato, um problema.

O luto é um processo natural em nossas vidas quando perdemos alguém ou algo importante. Precisamos respeitar esse processo, dar espaço para sentir a dor da perda, não se cobrar ou achar que é preciso acabar logo com nossos sentimentos. O luto tem começo, meio e fim.

O luto é um processo lento e doloroso, que tem como características uma tristeza profunda, afastamento de toda e qualquer atividade que não esteja ligada a pensamentos sobre o objeto perdido, a perda de interesse no mundo externo e a incapacidade de substituição com a adoção de um novo objeto de amor (FREUD, 1915).

7- Salmos 30:5
“Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.” Em outras palavras, esse trecho explica o estado de angústia por perder um ente querido.

Em geral, a fase mais difícil do luto é aquela em que a pessoa se sente mais vulnerável, isolada e desamparada. É importante lembrar que cada fase do luto é importante e faz parte do processo de cura, e que é normal experimentar uma ampla gama de emoções durante o período de luto.

MANIFESTAÇÕES DO LUTO. Você sabia que o luto afeta o nosso corpo? Após uma situação de perda, ocorrem algumas reações consideradas normais, como boca seca, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no estômago, dor no peito, falta de apetite, fadiga e náusea.

Entretanto, falar sobre o luto e todas as suas fases, negação, raiva, barganha, depressão e aceitação, é importante para que se tenha consciência desse processo quando ele acontecer com você, a fim de mitigar o sofrimento quando houver uma perda e ele esses sentimentos vierem.

Os cinco estágios do luto descritos por ela:

  • Primeiro estágio: negação e isolamento. ...
  • Segundo estágio: raiva. ...
  • Terceiro estágio: barganha. ...
  • Quarto estágio: depressão. ...
  • Quinto estágio: aceitação.

Um período de três meses a um ano é a media de duração do luto, mas pode chegar a até dois anos. Se a tristeza não diminui e o indivíduo não consegue retomar a vida, fica o tempo todo se sentindo culpado e infeliz, o problema se torna um luto patológico.

7 dicas: como lidar com a saudade em tempos de quarentena

  1. Não segure o choro. ...
  2. Aceite esse sentimento. ...
  3. Utilize vídeos chamadas. ...
  4. Seja grato pelos bons momentos. ...
  5. Respeite o seu tempo. ...
  6. Lembre-se dos bons momentos. ...
  7. Viva o agora.

A "ausência de emoções/sentimentos" durante o luto pode ser comum e não reflete nada negativo sobre você como pessoa ou o seu amor pela pessoa que morreu. Reconhecer essa "ausência" é o primeiro passo para ajudá-lo. Luto é um processo. Ele é único e pessoal.

Mas em média cada fase pode durar em torno de 6 meses. Um desses fatores é a forma que a pessoa vivia antes da separação. Ela tinha uma vida social?

Quando o luto perdura por mais de um ou dois anos, é sinal de que já é hora de procurar ajuda psiquiátrica. Conheça alguns dos sintomas do estado patológico do luto.

A dor do luto é real — como também a paz que vem de Deus. Se você está lidando com a perda de um ente querido, cerque-se de todos os recursos para conseguir apoio e paz. Por meio da oração, do estudo das escrituras e do apoio de entes queridos, você pode encontrar a verdadeira esperança e consolo.

No livro de Jó 5.7, aprendemos que o homem nasce para as dificuldades, tão certo quanto fagulhas voam para cima. Muitos são os fatores que levam uma pessoa à depressão, uma doença que pode atingir qualquer ser humano, independente da sua posição social, credo, raça ou cor.