Porque o peixe não come no frio?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Os peixes comem menos no frio, porque a temperatura da água cai, assim como o seu metabolismo. Para obter bons resultados na piscicultura, é imprescindível proporcionar aos peixes uma dieta balanceada e rica em nutrientes.

Dá-lhes algumas horas para se habituarem ao seu novo espaço e tenta outra vez dar-lhes um pouco de alimento. Se algum deles continuar sem comer, então precisas de refletir sobre o que pode estar a acontecer no aquário, algumas das perguntas que temos de fazer-nos são as seguintes: A água está muito fria?

A maneira correta de fazer isso é usando termostatos, que são aquecedores com termômetros que, ao atingirem a temperatura pré estabelecida, desligam automaticamente, mantendo a temperatura ideal conforme a espécie do peixe. A pessoa também pode até enrolar o aquário com jornal ou cobertas, mas não adianta”, explica.

A melhor maneira de cuidar do seu aquário no inverno é investir em um termostato ou aquecedor. Além disso, é aconselhável colocá-lo em um ambiente que receba luz solar e esteja protegido do frio intenso e correntes de ar.

No frio, alguns peixes tendem a ficar mais no fundo da água, por ser um lugar mais confortável para eles. Para a pescaria de traíra no inverno (ou outras espécies com comportamento similar), deve-se usar as iscas artificiais– como os Jigs –, que são mais lentas e, portanto, alvo fácil.

As melhores espécies para se pescar no inverno são as Anchovas, Sororocas, Badejos, Olhos-de-boi no mar, e Black Bass, Truta e Carpa no rio. Assim que todas as informações de comportamento do peixe estiverem a mão, a pergunta a se fazer é onde está esse peixe agora?

  • Como são os peixes de água fria. Os peixes de água fria sobrevivem perfeitamente em águas de temperatura ambiente e suportam (dentro da normalidade) as oscilações que o tempo provoca nas suas águas. ...
  • O Goldfish (Peixinho dourado) ...
  • O Neon chinês. ...
  • As Carpas Koi. ...
  • Kinguio Bolha. ...
  • Betta Splendens. ...
  • Peixe Telescópio.

Muitas vezes, quando acabamos de adquirir peixes, pode acontecer que eles não queiram comer à primeira vez que chegam a casa. Esta situação é muito normal, já que depois de uma mudança, os peixes ficam estressados. As mudanças são muito duras para os animais, e em especial para os aquáticos.

Como saber se meu peixe está doente?

  1. inchaço;
  2. desgaste das barbatanas;
  3. feridas pelo corpo;
  4. falta de disposição para nadar;
  5. perda de cor.

Quando servido, ele se alimenta, porém chega um momento em que ele o rejeita por não estar mais com apetite. Quando tem fome, assim que avista seu tratador (pois o peixe identifica quem o alimenta), fica muito exaltado e nada agitadamente.

Principalmente nos dias mais frios o dono pode usar luzes e aquecedores para o controle da temperatura. A lâmpada comum ajuda a aquecer o ambiente e há um aquecedor apropriado, que fica submerso no aquário, que pode ser usado.

O ideal é utilizar um meio termo. Se o seu aquário não possui aquecedor, você pode já ter percebido que no inverno seu peixe Betta e mantem mais quieto e imóvel, isso acontece, pois o peixe esta dedicando suas energias ao aquecimento de seu corpo.

Quando o peixe betta começa a ficar muito tempo parado, com a barriga colada no fundo do aquário ou a nadar de forma irregular, com a barriga virada para cima, ou na vertical, provavelmente ele contraiu uma hidropisia, ou seja, a doença da bexiga natatorial, que nada mais é do que uma inflamação na bexiga que o peixe ...

Outro cuidado adotado pelo piscicultor é evitar manejar os peixes durante o inverno. “Nessa época, a água está muito gelada e os peixes ficam mais sensíveis ao manejo. Além disso, a água fria também dificulta o meu trabalho. Evito ao máximo mudar os peixes de tanque durante o inverno”, conta.

Manter peixes de água fria em temperatura tropical é aceitável e tolerável pela grande maioria das espécies, desde que não sejam submetidos constantemente a temperaturas tropicais.

Porque a água parada do lago congela facilmente devido as suas moléculas serem mais estáticas. A água corrente do rio torna tudo muito mais difícil. Ao contrário dos mamíferos, que regulam sua temperatura para ser sempre a mesma, os peixes tem a mesma temperatura que a água ao seu redor. É claro que sempre há limites.

os peixes de água salgada sentem sede, sim. Os marinhos (ósseos) precisam beber água, uma vez que estão em um local que tem uma quantidade de sal maior do que o seu próprio organismo. A fim de evitar a desidratação, eles também realizam a osmorregulação.

Ao invés de deitar e fechar os olhos, os peixes simplesmente se tornam inativos pelo período de descanso. A forma que mostram essa inatividade muda conforme a espécie de peixe, porém, é correto afirmar que a maioria fica parado com as guelras quase sem movimento.