Porque Pedro arrancou a orelha de Malco?

Perguntado por: fmendes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

As ideias colocadas, por ele, de algumas interpretações de que Pedro deu o golpe na orelha direita justamente para impedir o sonho de Malco, por ele ser servo do Sumo Sacerdote são retiradas da imaginação alexandrina de muitos pregadores que fazem uma verdadeira eisegese do texto, dizendo o que não existe no texto.

Entre aqueles que o prenderiam, estava Malco, servo direto do sumo sacerdote Caifás. Por um golpe de espada de um dos discípulos de Jesus, o servo perde sua orelha direita, que era essencial para que se tornasse um sacerdote, objetivo pelo qual serviu a Caifás por muitos anos de sua vida.

No caso de Malco, servo do sumo sacerdote que foi ferido pelo discípulo de Jesus, chamado Pedro que cortou a orelha direito deste, é provável que ele fosse judeu e descendente da tribo de Levi, uma vez que eram os levitas os ajudantes dos sacerdotes.

Malco é um personagem secundário no Novo Testamento da Bíblia, mencionado em João 18:10 como o servo do sumo sacerdote Caifás que havia sido golpeado na orelha por Simão Pedro durante a prisão de Jesus no Getsêmani.

DISCRIÇÃO, EQUILÍBRIO, CONFIABILIDADE, PERSPICÁCIA, ESPÍRITO ANALÍTICO.

Pedro corta a orelha de Malco
Quando os homens que foram capturar Jesus se aproximaram dele, Pedro reagiu rapidamente. Ele desembainhou sua espada e cortou a orelha direita de Malco.

São Longuinho

"A tradição popular identifica São Longuinho como esse soldado romano, o centurião Cássio, que teria traspassado o lado de Jesus com a lança, de onde saiu sangue e água", completa o pesquisador Alves.

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

Conforme o explicado em Levítico 16, esse sumo sacerdote entrava no Santo dos Santos do templo uma vez por ano para oferecer um sacrifício especial pelos pecados de todo o povo. Era comum que o povo jejuasse nesse dia, que era conhecido como “o dia da expiação”.

Aarão

O primeiro sumo-sacerdote foi Aarão, que foi ungido por Moisés.

O gesto desabusado de Pedro foi repreendido, de imediato, por Jesus: “Quem lança mão da espada pela espada perecerá” (Mateus 26, 52). É de opinião unânime que daí veio o provérbio universalmente repetido: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”.

Um jovem digno pode ser ordenado sacerdote com 16 anos de idade ou mais.

19 Ou homem que tiver quebrado o pé, ou quebrada a mão, 20 Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo mutilado.

Os fariseus e os saduceus eram os dois principais grupos religiosos que havia em Israel no tempo em que Jesus viveu na terra. Os fariseus tinham uma mentalidade mais religiosa, enquanto os saduceus estavam mais voltados para a política.

O Salvador, como um bom amigo, disse a Pedro, que se tornara um seguidor do Salvador havia pouco tempo: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, confirma teus irmãos.” (Lucas 22:31–32) O que é esse processo ...

“Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Romanos 12.2); “pensai nas coisas lá do alto onde Cristo vive” (Colossenses 3.1); e vos renoveis no espírito do vosso entendimento” (Efésios 4.23); “finalmente, irmãos, tudo que é justo, tudo é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama e se alguma ...

Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.