Porque Paulo foi para Éfeso?

Perguntado por: uevangelista4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Os principais objetivos de Paulo eram ajudar esses conversos a obter mais conhecimento espiritual de Deus e da Igreja (ver Efésios 1:15–18; 3:14–19); promover a união, particularmente entre os membros gentios e judeus (ver Efésios 2:11–22; 4:1–16; 5:19–6:9) e incentivar os santos a resistirem às forças do mal (ver ...

Informações históricas sobre Éfeso
Em 263 a cidade foi destruída pela tribo germânica chamada Godos. Depois o imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, embora disso a cidade perdeu a sua importância como um centro comercial.

três anos

Paulo partiu de Antioquia da Síria e foi, novamente, à Galácia e à Frígia. Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

Éfeso era uma cidade rica, confluência de rotas e caminhos, caravanas e povos, por terra e por mar, logo atraía gentes e ideias de todo o mundo antigo, como se pode verificar no carácter cosmopolita e internacional dos seus habitantes, que para mais eram basicamente de idioma grego, a língua franca da época.

742.) Um pastor é um bispo, e Timóteo foi o primeiro bispo da Igreja a ser ordenado em Éfeso.

Trezentos e sessenta e cinco anos Antes de Cristo, no dia 21 de julho, Heróstrato incendiou e destruiu uma das sete maravilhas do Mundo Antigo – o Templo de Ártemis – Em Éfeso.

Durante a terceira viagem missionária de Paulo (53 a 58 dC) ele permaneceu durante um período de três anos na cidade de Éfeso. A terceira viagem missionária de Paulo foi registrada no livro dos Atos dos Apóstolos. O ponto de partida de Paulo de suas viagens foi sempre a cidade de Antioquia na Síria (At 18,23).

De acordo com a tradição, Paulo consagrou Timóteo como bispo de Éfeso no ano 65 d.C., onde ele teria servido por 15 anos e, depois, morrido ali martirizado, quando João estava exilado na ilha de Patmos. PARA REFLETIR: - Como é a sua família? - O que você tem ensinado para os seus?

Timóteo

Na época em que essa epístola foi escrita, Timóteo era líder da Igreja em Éfeso (ver 1 Timóteo 1:3).

Éfeso é atualmente é um dos destinos mais visitados da Turquia, sendo parte de roteiros pelo país, que inclui outros destinos como a Capadócia, Pamukkale e a cidade de Izmir.

Éfeso, a joia turca que abriga nos seus arredores, a casa onde viveu a mãe de Jesus.

Éfeso Apolo pregou aqui com poder (At. 18:24–28).

Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.

A terceira viagem missionária de Paulo está registrada em Atos 18:23-21:16. Essa viagem ocorreu entre 54 e 58 d.C. O apóstolo Paulo atravessou a região da Galácia e Frígia e depois prosseguiu em direção a Ásia e à sua principal cidade, Éfeso.

Gentios era a designação para os não cristãos, os pagãos. A palavra gentio deriva etimologicamente de "gens", que significa clã ou grupo familiar. Na tradução cristã da Bíblia a palavra gentio designa um não-hebreu.

Epístolas ou Cartas - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemom (escritas por Paulo). E Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas (diversos autores).

Os amantes da história têm uma parada obrigatória em Jericó, cidade habitada há mais de cem séculos e que aparece em setenta passagens da Bíblia. Jericó é uma cidade palestina localizada na Cisjordânia, a apenas 25 quilômetros de Jerusalém.

Existe um termo muito utilizado para definir aquelas pessoas que acabaram de começar a trilhar seu caminho na fé: “Primeiro Amor”. O uso desse termo deve-se ao fato de que essas pessoas estão extremamente animadas e eufóricas com tudo isso, em um nível gigantesco de paixão por Jesus.

Antes do nascimento da atual Turquia, a região fazia parte do Império Otomano desde o século 15, quando a cidade de Constantinopla - hoje Istambul - foi tomada pelos otomanos. Até então, ela era a capital do Império Romano do Oriente, tendo sido fundada pelos romanos com o nome de Bizâncio.