Porque papel não tem acento?

Perguntado por: lmeireles . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Novo Acordo Ortográfico aboliu a acentuação de palavras paroxítonas terminadas em ditongos abertos “ei” e “oi”.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

Entretanto, conserva-se o acento agudo nas palavras oxítonas e nas monossílabas tônicas terminadas em “éi”, “éu” e “ói”. Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis.

Palavras que perderam o acento com o novo acordo ortográfico

  • Paroxítonas com os ditongos “oi” e “ei” ideia. ...
  • Paroxítonas com o “u” e “i” tônicos após ditongo. feiura. ...
  • Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)” voo. ...
  • Palavras que não possuem mais acento diferencial. pára (verbo) e para (preposição) ...
  • Presente do indicativo.

substantivo masculino Substância de origem vegetal e consistência pastosa que, seca sob a forma de folha, pode ser usada de várias maneiras.

A Separação Silábica, também chamada de divisão silábica, é a delimitação das palavras em sílabas, cuja ação é marcada pelo hífen. Vale lembrar que não existe sílaba sem vogal, visto ela ser a base da sílaba, ou seja, a vogal é um elemento obrigatório.

Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento.

Resumo sobre que ou quê
O termo “que”, sem acento, exerce a função de pronome, advérbio ou conjunção. O vocábulo “quê”, com acento, é um substantivo e significa “alguma coisa”. Quando o “que” está no final de frase, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação, ele deve ser acentuado.

Para saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc. O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.

Heroico tem acento? A forma correta de se escrever essa palavra é Heroico sem acento. A palavra Heróico , é errada, e perdeu o acento desde o novo acordo ortográfico, que eliminou os acentos agudos de ditongos abertos (oi e ei) em palavras paroxítonas.

vôo, vôos, enjôo, enjôos, abençôo, perdôo; crêem, dêem, lêem, vêem, relêem, prevêem. Como fica? Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

– rei, réis, destrói. Não se acentuam os ditongos ei e oi quando estiverem na penúltima sílaba, mesmo nos nomes próprios, exceto os casos em que a palavra se inclua em regra de acentuação tônica: – estoico, ideia, – paranoia, heroico.

Vejamos: 1. Nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas o acento caiu. Assim, termos como: colméia, estréia, geléia, idéia, jibóia, heróico, platéia, jóia, apóio (de apoiar), dentre outras, ficam: colmeia, estreia, geleia, ideia, jiboia, heroico, plateia, joia, apoio.

Notemos que xerox (pronuncia-se “xerócs”) é oxítona terminada em -x, por isso não é acentuada.

O Acordo Ortográfico de 2008 manteve, de modo taxativo, o acento circunflexo diferencial em pôde (terceira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo de poder) para diferenciá-la de pode (terceira pessoa do singular do presente do indicativo de poder).

O acento agudo desaparece das palavras da língua portuguesa em três casos, como se pode ver a seguir: nos ditongos (encontro de duas vogais proferidas em uma só sílaba) abertosei e oi das palavras paroxítonas (aquelas cuja sílaba pronunciada com mais intensidade é a penúltima).

O acento circunflexo foi retirado de palavras terminadas em “êem”, como nas formas verbais leem, creem, veem e em substantivos como enjoo e voo. Já o acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos “ei” e “oi” (antes "éi" e "ói”) nas palavras paroxítonas, dando nova grafia a palavras como colmeia e jiboia.