Porque papel amassado não pode ser reciclado?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Amassar o papel não o impedirá de ser reciclado, no entanto, as fibras que o compõe perdem a resistência mais facilmente. Já o papel rasgado / triturado, além de ocupar menos espaço, facilita o transporte e mantém a maioria de suas fibras intactas, facilitando o processo de reciclagem.

É que depois de molhado o papel toalha perde as propriedades de ser reciclado. Isso acontece porque a separação das fibras de celulose do papel é feita com água e, se o líquido não é capaz de penetrar no papel e enfraquecer a ligação entre as fibras, não é possível reciclar.

Embora não destrua florestas, como na produção do papel de celulose virgem, o papel reciclado gera impacto. Um exemplo é o branqueamento do material que consome produtos químicos muito tóxicos.

Passe a folha com o ferro.
O processo é igual ao de passar uma roupa: passe o ferro lentamente sobre o papel (coberto com a toalha), com movimentos circulares, tomando cuidado para não deixá-lo parado por muito tempo. De tempos em tempos, pare, levante a toalha e veja o estado dos amassados.

Apaixonado por transformar pessoas e empresas |… Muitas pessoas que conheço já ouviram falar na metáfora do papel amassado. É aquela historinha que fala para você pegar uma folha de papel, amassa-la e depois tentar fazer com que ela retorne ao mesmo estado de antes.

Acetato-vinilo de etileno (E.V.A)
Uma vez que seja moldado, não pode ser remodelado.

A produção do papel reciclado é bem parecida com a do branco e a grande diferença está apenas na composição da massa. No papel branco a massa é composta por celulose 100% virgem. Para o papel reciclado é necessário que a massa seja composta 50% de fibra virgem e 50% de reciclada.

Segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel (Bracelpa), papel reciclado é aquele feito somente com fibras secundárias, ou seja, que já foram utilizadas pelo menos uma vez.

Índice que torna o Brasil o 4° maior produtor de lixo plástico e o que menos recicla em todo o mundo. Qual é o material menos reciclado no Brasil? latas de alumínio As embalagens longa vida são as menos recicladas (pela dificuldade de separação dos componentes) com 26,6%.

De acordo com vários sites e lugares (aqui e aqui), o ideal seria jogar no vaso quando se tem tratamento de esgoto, e no lixo comum se não tem tratamento de esgoto. O resumo é que o papel se dissolveria rápido suficiente pra não entupir o encanamento, vira matéria orgânica e vai ser tratado com o resto do esgoto.

Certamente, a resposta para essa pergunta é relativa, e depende de alguns fatores para ser de fato conclusa. O ideal seria realizar o descarte do papel higiênico no vaso sanitário, evitando o contato com as fezes e demais contaminantes, diminuindo a quantidade lixo produzido e também o impacto no meio ambiente.

Afinal, você sabia que o Brasil poderia economizar 8 bilhões anualmente se reciclasse todos os resíduos reaproveitáveis e que estão sendo destinados aos lixões e aterros? Portanto, o papel reciclado, mesmo que seja bem mais ecologicamente correto, de fato, é mais caro que o papel virgem.

As pessoas sabem que alimentos orgânicos, apesar de não ter agrotóxico e adubos químicos, custam mais caro, pois o esforço para manter o vegetal sadio é maior. O mesmo princípio vale para o papel reciclado.

O custo do papel reciclado
Isso se dá porque para reaproveitar a celulose dos mais diferentes tipos de papéis, é necessário muito mais energia e produtos químicos.

Por exemplo, digamos que você amasse um papel. Nesse caso, ele sofreu uma transformação na sua forma, tamanho e aparência, mas continua sendo um papel. Esse é, portanto, um fenômeno físico.

A Professora Patrícia trabalhou a dinâmica PAPEL AMASSADO no retorno às aulas, a qual tem por objetivo principal ensinar a pensar antes de agir e de falar, para não magoar as pessoas. A aluna Giovana C. S. (8), disse que a dinâmica é boa para ensinar as pessoas como devem agir no dia-a-dia.

O papel está saindo da impressora amassado porque a impressora é constituída por um tubo metálico envolvido por uma borracha de silicone e, ao longo do tempo, essa borracha tende a enrijecer ou estufar, ocasionando pressão desigual provocando o amassamento de papel em forma de vincos.

Segundo a Associação Brasileira de Celulose e Papel, a Bracelpa, amassar as folhas antes de jogá-las no lixo não quebra as fibras do papel. Até porque, ao ser enviado para a reciclagem, o material será comprimido e, portanto, amassado de qualquer maneira.

Não! Evite dobrar ou amassar o papel antes de jogar no lixo: mantê-lo inteiro é sempre melhor. No máximo, rasgue as folhas. É fácil entender: quanto mais intacto o papel, mais dinheiro ele vale, porque as fibras (celulose) são mantidas, aumentando o número de vezes que ele pode ser reciclado.