Porque pão vicia?

Perguntado por: eramos . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

De acordo com a pesquisa, os carboidratos refinados estimulam regiões do cérebro responsáveis pela dependência química e compulsão alimentar.

Mas a verdade é que pode ser saudável, sim, incluí-lo na dieta, inclusive, todos os dias. Sim, é isso mesmo que você leu, o pão pode fazer parte da dieta todos os dias, basta apostar em recheios e acompanhamentos que controlem o seu índice glicêmico, além de saber escolher suas melhores opções.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, cartilha referência para nutrição elaborada pelo Ministério da Saúde, recomenda seis porções diárias de alimentos ricos em carboidratos como pães, massas e cereais. O melhor que sejam de farinha integral, ou ainda que tenham nutrientes como o cálcio.

Sugestão da nutricionista para um sanduíche saudável: frango desfiado, alface, cenoura ralada e um fio de azeite de oliva extravirgem. De acordo com a nutricionista, todos os tipos de raízes e tubérculos, como batata doce, batata baroa, inhame, aipim e inhaminho são indicadas para substituir o pão.

Aumenta o açúcar no sangue
Isso porque, são considerados alimentos de alto índice glicêmico. A alta quantidade de carboidratos simples contidos no pão branco, cai rapidamente na corrente sanguínea causando os picos de glicemia que são fatores de risco para diabetes, doenças cardiovasculares e ganho de peso.

Eliminar totalmente os carboidratos da dieta pode causar sintomas como dores de cabeça, falta de energia, alterações de humor, dificuldade de concentração e ansiedade. O déficit do nutriente pode levar o indivíduo a consumir mais proteínas que o recomendado para promover a saciedade.

Quais são os alimentos mais viciantes?

  • Pizza;
  • Chocolate;
  • Sorvete;
  • Hambúrguer;
  • Batata frita;
  • Bolo;
  • Bolachas;
  • Salgadinhos.

Não é necessário a exclusão do pão francês da sua vida, nem de outros alimentos, porém o consumo deve ser feito com moderação, talvez não seja problema você comer um pãozinho por dia.

No quesito nutrição, eles também têm valores muito parecidos. O pão leva uma certa vantagem em alguns nutrientes, como proteínas, carboidratos e lipídios (9,8 g, 61,6 g e 2,2 g, respectivamente, para 100 g do produto).

Mito: carboidrato é o vilão da noite
O mais conhecido mito é que é proibido comer pão ou qualquer outro tipo de carboidrato à noite. Massas, como pão e macarrão, só fazem mal a quem tem intolerância ao glúten ou diabetes (pois carboidratos se transformam rapidamente em glicose e vão para o sangue).

“Para as pessoas que adoram pão, não é obrigatório excluírem-no do dia a dia. Numa alimentação saudável ou até numa dieta de emagrecimento, este alimento pode estar presente, desde que seja numa dose entre as 50 e as 70 gramas, preferencialmente uma vez por dia.”

Comer até dois pães por dia não traz problemas, diz nutricionista.

Benefícios do pão
O pão é um alimento rico em carboidratos, portanto significa que é uma ótima fonte de energia para realizar as suas tarefas diárias. Isso porque o carboidrato também contribui para a formação da serotonina - neurotransmissor responsável pela sensação de bom humor e bem-estar.

Mas já que o pão é um bom alimento para ser incluído no dia a dia, como saber o que passar no pão que seja saudável? Acima de tudo, vale priorizar a adição de alguma fonte de proteína. Keyla indica opções como: queijo minas, frango, ovo, carne peixe, creme de ricota ou patês (frango, atum, sardinha).

Não há nada de errado em consumir o tradicional pãozinho no café da manhã, pois o problema não está no alimento, mas sim em como acontece esse consumo. Ou seja, é preciso ter atenção às combinações e à frequência. Opte por comer pão com ovos, frango, atum ou queijos e acrescente frutas.

1. Pães e massas. A farinha refinada branca é uma das principais inimigas de quem quer manter o peso adequado e evitar a barriguinha. Os alimentos com esse ingrediente, como pães e massas, têm carboidratos mais suscetíveis à fermentação que levam aos gases e distensão abdominal.

Se for feita de pão branco, sim. A farinha branca altamente processada da qual é feita rapidamente se transforma em açúcar no sangue depois que você a come. Isso pode causar picos de energia que podem ser ruins para ansiedade e depressão. Você pode ter sua torrada – e comê-la também.

Passar muita manteiga, margarina ou requeijão no pão não é recomendável, por causa da gordura. Os frios, como mortadela, presunto e queijo, têm gordura e muito sódio, e essa combinação também não é boa para a saúde. Os pães recheados, a pizza e a batata frita têm muita gordura e sal.

Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo” (João 6:35, 47–51).