Porque Pandora foi castigada?

Perguntado por: uboaventura . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Na mitologia grega, Pandora ("a que possui todos os dons", ou "a que é o dom de todos os deuses") foi a primeira mulher, criada por Zeus como punição aos homens pela ousadia do titã Prometeu em roubar aos céus o segredo do fogo.

O presente de casamento era uma caixa que continha todos os males, que ficou conhecida como caixa de Pandora, uma vez que esta não conseguiu conter a sua curiosidade e abriu a caixa, libertando todos os males e desgraças sobre a humanidade. Desta forma, os deuses se vingaram de Prometeu por roubar o fogo dos deuses.

Embora Pandora tenha liberado dor e sofrimento no mundo, ela também permitiu que a esperança surgisse na humanidade. É interessante perceber o motivo da esperança estar presente entre os males trazidos por Pandora. Para algumas interpretações, a esperança está guardada e isso é bom.

Prometeu é um personagem importante da mitologia grega. Sua figura é vista como uma divindade do fogo, além de ser um mestre artesão. Segundo o mito, ele era um titã que, por roubar o fogo dos deuses e entregá-lo à humanidade, foi severamente castigado por Zeus.

Era dotada de todas as virtudes e tinha uma beleza inigualável. Teria sido enviada por Zeus para se casar com Epimeteu, que era irmão de Prometeu (que roubou o fogo sagrado dos deuses). Como presente de casamento, Pandora levava uma caixa que continha todos os males, doenças e desgraças.

Atena.

Expressão utilizada quando quer se referir a algo que gera curiosidade, mas que não deve ser revelada.

Pandora (aquela que tem todos os dons). c) Por que Epimeteu aceitou Pandora de presente? Epimeteu, por “ver sempre depois”, agiu de forma precipitada e ficou encantado com a bela Pandora. Ela chegou trazendo uma caixa fechada, um presente de casamento para Epimeteu.

Pandora teria visto a caixa e, tomada pela curiosidade, aberto rapidamente o objeto, fazendo com que todos os males escapassem e se espalhassem pelo mundo. Entre os males estavam as dores, as doenças, a inveja, o ódio, a vingança, a guerra, os vícios, a necessidade de trabalhar para sobreviver, entre outros.

Zeus criou a mulher para vingar-se de Prometeu e Epimeteu. A vingança era porque Prometeu roubou o fogo do Olimpo e deu aos homens. Pandora foi a responsável por abrir uma caixa/jarra que espalhou todos os males existentes pela Terra.

Depois de Kratos derrubar Zeus. Pandora sacrifica-se para abrir a Caixa de Pandora contra a vontade de Kratos, que a esta hora não queria perder Pandora, numa tentativa de reinstituir a família que ele tinha perdido. Ele abre a caixa, só para descobrir que ela estava vazia.

Como mencionamos acima, o mito da Caixa de Pandora tem como objetivo explicar a criação da mulher. Fala a respeito de suas qualidades e também de suas fraquezas, assim como os males que existem no planeta. Esse mito tem o objetivo de transmitir uma mensagem social desde a sua origem.

Resposta: Roubar o fogo dos deuses e dá-lo aos homens.

Hércules

Hércules é o nome desse herói dado pelos romanos, enquanto os gregos o chamavam de Herácles. Ele era um semideus, pois era filho de Zeus e de uma mulher, Alcmena. Foi perseguido por Hera, e, em um acesso de loucura, causado pela deusa, matou sua primeira família.

De acordo com a mitologia grega, Zeus condenou Atlas a segurar o nosso planeta nos ombros, por toda eternidade. O castigo foi dado, pois o titã havia participado da guerra contra os deuses do Olimpo, que tinha como objetivo a conquista do poder supremo.

Hércules ou Herácles foi um herói da mitologia grega conhecido por sua grande força. Era filho de Zeus e de Alcmena. Sua primeira esposa e seus filhos foram assassinados por ele mesmo ao ter um acesso de loucura causado por Hera. Hera foi sua grande inimiga.

Hefesto

Nas lendas gregas, Pandora foi a primeira mulher, criada pelos deuses Hefesto e Palas Atena a mando de Zeus, que desejava castigar os homens depois que Prometeu entregou a eles o segredo do fogo. Pandora (que em grego significa “aquela que tem todos os dons”) recebeu de cada deus ou deusa um dom diferente.

Anneli Magnusson

Anneli Magnusson, mais conhecida pelo seu nome artístico de Pandora (Västerås, 20 de junho de 1970), é uma cantora sueca de eurodance que ganhou destaque em meados dos anos 90 pelo seu hit-single "Don't You Now".