Porque Oxumaré é uma cobra?

Perguntado por: ngodinho . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.1 / 5 7 votos

Ainda de acordo com a tradição, Oxumaré sustenta o Universo, controla e põe os astros e o oceano em movimento. Rastejando-se pelo Mundo, desenhou seus vales e rios. É a grande cobra que morde a cauda, representando a continuidade do ciclo vital. Sua essência é o movimento, a fertilidade, a continuidade da vida.

O Orixá Oxumaré (também conhecido como Oxumarê) representa a cobra arco-íris, que traz as características do animal como a mobilidade, agilidade e destreza.

O arco-íris, por onde leva as águas da chuva de volta para as nuvens, é seu maior símbolo. Suas cores são o verde e o amarelo, e seu dia é terça-feira.

O bravum, embora não seja atribuído especialmente a algum orixá, é freqüentemente escolhido para a dança de Oxumaré e Euá. É um ritmo de andamento rápido, dobrado e repicado.

Os filhos de Oxumaré, no positivo, são extrovertidos, falantes, galantes, envolventes, comunicativos, criativos, amáveis, educados, curiosos, interrogativos e alegres. Os filhos de Oxumaré, no negativo, são apáticos, mórbidos, fechados, sombrios, solitários, auto punidores, venenosos e aziagos.

Duas fases de Oxumarê
Oxumarê, dentro do candomblé, se divide em duas qualidades: Oxumarê macho, representado pelo arco-íris; Oxumarê fêmea, chamado de Frecuém e representado pela serpente.

Xangô matou Oxumarê. Muitos choraram a morte do moço tão bonito.

Oxumarê é o Orixá que caminha entre o céu e a terra como arco-íris, trazendo a abundância, a fartura e a cura para os desequilíbrios do amor e as mudanças de ciclos para seus devotos e filhos.

Na antiga África negra, em tempos imemoriais, vivia Oxumarê, filho de Nanã, a mais antiga das mulheres. A beleza de Oxumarê era admirada por todos, que invejavam o luxo de suas roupas coloridas.

A lenda africana do príncipe Oxumarê é recontada pelo Lendas Animadas com todas as cores do arco-íris. Saiba como Oxumarê salvou a Terra de ser destruída pelas enchentes, estancando a chuva que caia sem parar e como, no final, ele se transformou numa serpente colorida, vivendo um tempo na Terra e um tempo no Céu.

A cobra é vista como símbolo da sabedoria, entretanto, ela pode representar os dois lados da sabedoria. Assim, como aprendemos a ver o mundo de forma mais simples, a partir da dicotomia, a sabedoria também pode ser usada para o bem e o mal. A cobra então pode representar manipulação ou perspicácia.

Oxumarê é o Orixá do movimento, dono do arco íris. Rege a sorte e riqueza. Por ser irmão de Omolu e filho de Nanã, seu dia é a segunda-feira, por isso para ter sua proteção, use neste dia roupas ou peças nas cores verdes e amarelas e ofereça-lhe batata doce amassada em forma de “cobra”. Seus números para sorte: 7 e 14.

Vela Namaste 7 Dias Orixá Oxumaré Azul Turquesa - 260g.

Ferramenta Oxumaré (Bessem) - Níquel - 62mm - Universo Religioso® - Artigos de Umbanda e Candomblé

A oração de Oxumaré ajuda aqueles que têm problemas com falta dinheiro, porque este orixá representa a fortuna e a riqueza. Aqueles que também precisam resolver negócios devem recorrer ao seu auxílio.