Porque oxicodona é perigoso?

Perguntado por: opaz2 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 13 votos

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

A venda no Brasil é controlada, mas não tanto. Diferente dos psicotrópicos, como o Rivotril, a oxicodona tem tarja vermelha, a mesma que serve para antibióticos e remédios para hipertensão. E pode ser receitada por médicos de qualquer especialidade.

Como todos os opiáceos, a oxicodona é formadora de hábito em vários graus. A molécula formadora de hábito parece ser a mesma que tem efeito antálgico e, assim, o processo que alivia a dor parece ser o mesmo que leva à dependência, tal como acontece com a morfina.

Entre os principais efeitos colaterais que a oxicodona pode causar estão a sonolência, náusea, vômito, tontura, coceira e até mesmo prisão de ventre.

O fentanil é um poderoso opioide sintético semelhante à morfina, mas 50 a 100 vezes mais potente. É um medicamento prescrito que também é feito e usado ilegalmente.

A mais conhecida entre elas é a Morfina, um potente analgésico à base de ópio que altera a percepção da dor, usada geralmente em tratamentos oncológicos, neuropáticos, pós-operatórios, entre outros. A Codeína é outra opção bastante usada e pode ser encontrada em comprimidos em combinação com o Paracetamol.

R$ 289,62Ativar Desconto Lab.

heroína

A heroína está no primeiro lugar da nossa lista de drogas mais viciantes, mas além da capacidade dela de tornar alguém viciado, ela é muito perigosa porque a dose que pode levar a morte é apenas 5x maior do que a dose usada normalmente.

desomorfina

Conheça a Krokodil: Apesar de ter sido inventada para uso médico em 1932, quando era chamada de desomorfina, a atual droga mais mortal e poderosa que existe na atualidade só começou a fazer sucesso mesmo nos últimos 10 anos, em especial depois que seu relativamente simples método de fabricação foi descoberto.

Oxicodona é contraindicado nos seguintes casos:
Pacientes com significativa depressão respiratória, com hipóxia e/ou hipercapnia; Pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica severa; Pacientes com cor pulmonale; Pacientes acometidos ou que apresentem suspeita de íleo paralítico.

Oxicodona está disponível como um medicamento de prescrição, ou você pode comprá-lo a partir de uma farmácia.

Paxlovid ganha aval para venda em farmácias.

Esse provoca euforia, dependência física, seguida de decadência física e intelectual. Os efeitos físicos decorrentes da utilização do ópio são: náuseas, vômitos, ansiedade, tonturas e falta de ar. O efeito dura de três a quatro horas.

Alguns estudos já vêm apontando esse risco. Em 2019, uma pesquisa sobre drogas da Fiocruz mostrou que 4,4 milhões de brasileiros já fizeram uso ilegal (sem prescrição médica) de algum opiáceo —ou 2,9% da população. O número é três vezes superior ao uso de crack, experimentado por 0,9% da população ao longo da vida.

A farmacêutica Purdue Pharma, fabricante do OxyContin, declarou falência neste domingo (16/09), numa tentativa de selar um acordo judicial para impedir processos legais por seu papel na assim chamada "crise dos opioides" dos Estados Unidos.

Ela então é metabolizada pelo fígado, e será eliminada, principalmente, pela urina. O fármaco atua no SNC (Sistema Nervoso Central) e no cérebro para bloquear as mensagens de dor para o resto do corpo. Espera-se que esses efeitos já sejam observados após cerca de 1 hora da administração, e devem durar por 12 horas.