Porque ouvimos um zumbido no ouvido quando está silêncio?

Perguntado por: acaetano . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Como surgem os zumbidos nos ouvidos? Os acufenos são provocados pela tentativa do nosso sistema cerebral compensar a falta de estímulo que o ouvido interno ou a cóclea (o órgão sensorial que transforma as vibrações acústicas em estímulos nervosos), por alguma razão, não lhe está a transmitir corretamente.

É possível que o cérebro normal tenha mecanismos de geração de alucinações auditivas quando se encontra em presença de silêncio e com a atenção dirigida para a audição”, afirma. A pesquisadora destaca que o zumbido no ouvido não é doença.

Estudos revelam que o zumbido crônico geralmente se apresenta em conjunto com sintomas de ansiedade e costuma ficar ainda pior após uma situação estressante. Os barulhos do zumbido podem variar, sendo mais comuns o chiado, o alarme tocando, o assobio, o som de ar escapando e até mesmo notas musicais.

O zumbido de início súbito em um ouvido também pode indicar perda auditiva neurossensorial súbita – perda auditiva moderada a grave – que se desenvolve rapidamente e precisa ser tratada com urgência.

Os tipos principais tipos de zumbido incluem zumbido subjetivo, objetivo, somático, sensorial e neurológico. De todos os diferentes tipos, este é o mais comum. Geralmente, é uma consequência da exposição ao ruído forte. Se sofrer de zumbido subjetivo, você será a única pessoa que pode ouvir os sons.

Já nas questões espirituais, o zumbido no lado esquerdo pode se referir a algo negativo. Mas tudo também vai depender da altura da frequência. Mas, via de regra, pode ser um alerta dos seus guias espirituais. Logo, tenha cuidado e se prepare para atravessar momentos de adversidade.

Os zumbidos podem manifestar problemas como a depressão e ansiedade, mas também é possível que o contrário aconteça, com a depressão e ansiedade causando o zumbido no ouvido. A ansiedade, apesar de ser uma emoção humana comum, pode se transformar em algo mais sério, se for sentida em excesso.

Parece que o significado espiritual de sentir um zumbido repentino no ouvido depende inteiramente de qual ouvido é. Na orelha direita é um sinal universalmente bom, um encorajamento e uma indicação de que você está no caminho certo. Na orelha esquerda, no entanto, é invariavelmente um aviso.

Terapias do som
A terapia do som usa um ruído externo para mudar a percepção de zumbido de um paciente. Embora as terapias do som não curem a condição, elas podem reduzir a intensidade. Muitos dispositivos fornecem diferentes níveis de terapia do som e ruído de fundo genérico.

Se você perceber que está com zumbido no ouvido, seja qual for a intensidade, é imprescindível procurar um especialista, como otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo. O profissional solicitará exames para descobrir a causa e, assim, indicar o melhor tratamento para o Tinnitus.

O zumbido agudo geralmente se refere a um episódio súbito e temporário de zumbido que dura por um curto período de tempo, geralmente algumas horas ou alguns dias. Pode ser causado por vários fatores, como exposição a ruído excessivo, alterações na pressão atmosférica, infecções do ouvido ou uso de medicamentos.

No entanto, por trás do zumbido pode estar uma doença mais séria: um tumor conhecido como neurinoma do acústico. “É importante ficar atento, principalmente, quando o zumbido é unilateral.

Use música de fundo relaxante para ficar ainda mais confortável. A musicoterapia também pode neutralizar seu zumbido. Os sons típicos usados no gerenciamento do zumbido podem incluir sons amplificados de aparelhos auditivos, sons ambientais e música ou “ruído branco”.

Soluções naturais para o zumbido nos ouvidos

  1. 1- Limpeza das orelhas. ...
  2. 2- Terapia do som. ...
  3. 3- Relaxar. ...
  4. 4- Terapia cognitivo-comportamental (TCC) ...
  5. 5- Parar de fumar. ...
  6. 6- Combater a fadiga – descansar o suficiente. ...
  7. 7- Alimentos que reduzem a inflamação.

Como surgem os zumbidos nos ouvidos? Os acufenos são provocados pela tentativa do nosso sistema cerebral compensar a falta de estímulo que o ouvido interno ou a cóclea (o órgão sensorial que transforma as vibrações acústicas em estímulos nervosos), por alguma razão, não lhe está a transmitir corretamente.

Geralmente, traumas e lesões causam zumbido em apenas um ouvido. Doenças neurológicas como a esclerose múltipla também podem ser a causa. Além disso, tumores no nervo auditivo ou vestibular podem ser responsáveis pelo surgimento da sensação auditiva.

Esse zumbido, também conhecido como tinnitus, geralmente surge como consequência da perda auditiva, que pode ser causado por maus hábitos como o volume excessivo de fones de ouvido e outros dispositivos, ou pelo envelhecimento natural do indivíduo.

Pode ser um som intermitente ou um som irritante contínuo em uma ou ambas as orelhas. A altura desse barulho no ouvido pode ir de um som baixo a um alto. Além disso, pode parecer com um chiado, panela de pressão, cachoeira, som de cigarra, entre outros.

Não troque zumbido com zunido, que designa o ato ou efeito de zunir, um som agudo; sibilo; som agudo do vento: - Só se ouvia o zunido do vento ao passar através da chaminé e das frinchas das janelas.