Porque ouvimos o barulho do mar na concha?

Perguntado por: dmaciel . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A concha marinha possui seu interior semelhante a um labirinto em espiral, que funciona como uma caixa de ressonância, que concentra e amplifica os sons, produzindo um efeito apenas parecido com o barulho do mar. Esse fenômeno, conhecido como reverberação, é a soma dos vários ecos gerados dentro da concha.

A principal função da concha é proteger moluscos contra ataques de predadores. Quando se sentem ameaçados, eles conseguem esconder seu corpo inteiro dentro dela.

Ao atingir a idade jovem, o molusco começa a formar a concha definitiva, que substitui a primeira. Os principais componentes da concha são o carbonato de cálcio, retirado da água do oceano, e as proteínas, produzidas pelo próprio bicho. Eles vão formando camadas e a concha vai crescendo, ao redor do molusco.

marulho | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Som do mar
Os sons mais relaxantes e agradáveis de ouvir são aqueles que têm padrões de ondas previsíveis. O som também deve ser suave em volumes e frequências harmônicas, em intervalos regulares. O som do mar pode ter um efeito ainda mais profundo no emocional, de acordo com a neurocientista Shelley Batts.

Mas por que retirar as conchas da praia é algo nocivo ao meio ambiente a ponto de ser crime ambiental? A resposta está na principal substância que compõe a concha, o carbonato de cálcio (CaCO3), vital para a manutenção de todo o ecossistema marinho.

Concha encontrada no fundo do mar tinha entre 405 e 410 anos de idade.

Os moluscos são animais de corpo mole, geralmente envoltos por uma concha. A concha é presente em ostras, mariscos, caracol e caramujo. Em alguns, como a lula, a concha é interna e em outros, é ausente, como no polvo.

Nomeado como Solaropsis caperata, o caracol foi caracterizado pela aparência enrugada da concha, que apresenta uma coloração e formatos diferentes dos tradicionais vistos em espécies já identificadas pela ciência.

Os mexilhões, as ostras, os mariscos e grande parte das conchas encontradas nas costas marinhas são alguns exemplos de moluscos da classe dos bivalves.

Conhecida como teredo-gigante (Kuphus polythalamia), a "rara e enigmática" espécie passa sua vida protegida por uma concha tubular, parecida com um dente de elefante, e com sua cabeça submersa na lama, da qual se alimenta.

33 da Lei nº 9605/98), com pena de um a três anos de detenção. A pasta também orienta que não se deve coletar de nenhuma praia do país conchas, pedras, estrelas do mar e ouriços.

As Conchas do Mar proporcionam alívio de estresse e oferece um escudo protetor. Como a água, os reservatórios são um símbolo de boa comunicação, atraí energias positivas e relacionamentos saudáveis, riqueza e prosperidade.

3) Bivalves
Sua alimentação é feita por filtração da água, onde se escondem diversas partículas que servem como alimentos para ela. Muitas delas são populares como alimento, como por exemplo as ostras e os mexilhões. Um fato interessante é que nas bivalves se encontram as pérolas.

Como a densidade da água é muito maior que a do ar, o som viaja cerca de quatro vezes mais rapidamente e atinge maiores distâncias debaixo d'água do que sobre a superfície do mar.

A razão pela qual as praias têm um efeito tão calmante sobre nós pode ser por causa do som das ondas. Os sons mais relaxantes e agradáveis de ouvir são aqueles que têm padrões de ondas previsíveis. O som também deve ser suave em volumes e frequências harmônicas em intervalos regulares.