Porque ouvimos coração no ouvido?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Trata-se de um som causado por um tipo de fluxo sanguíneo anormal próximo do ouvido, daí o nome “pulsátil”, pois o ruído é sincronizado com o pulso (batimentos cardíacos).

O zumbido pulsátil é frequentemente causado por um problema de saúde específico. As principais causas são vasos sanguíneos irregulares, pressão alta, anemia, aterosclerose, tumores de cabeça e pescoço e problemas de conexão entre as artérias e veias.

O tinnitus surge como um som incômodo dentro do ouvido, e pode se assemelhar a um ruído agudo, uma abelha ou um chiado, que ocorre quando o ouvido passa a identificar impulsos sonoros sem que estes sejam enviados externamente. As possíveis causas do Tinnitus: São muitos os fatores que causam o zumbido.

Para a maioria dos casos de zumbido pulsátil, o tratamento consiste em tratar a causa subjacente. Por exemplo, se for causado por pressão alta ou uma condição que afete uma veia ou artéria, o zumbido pulsátil poderá ser tratado com uma combinação de medicamentos e mudanças no estilo de vida.

Causas do zumbido no ouvido
Alerta de algum espírito invasor ou alma negativa prestes a te atacar; — Despertar da mediunidade; — Sinais do Universo sobre trabalhos contra seu espírito; — Tentativa de mensagem de algum ente falecido.

A manobra de fechar a boca, apertar o nariz e forçar a saída de ar para equilibrar a pressão nos ouvidos é chamada de Método de Valsalva e é indicada para os momentos em que o ouvido simplesmente “entope”. A única recomendação é ir com calma e não forçar demais a saída do ar com o nariz tampado para não piorar a dor.

Não é comum ouvir o som da circulação. A arterite temporal normalmente cursa com diversos outros sintomas a depender de cada caso.

O zumbido pode ser irritante, aquele barulho chato que nunca desaparece e acaba lhe deixando estressado.
...
Preparação

  1. Sente-se em uma cadeira confortável em um local calmo.
  2. Faça os exercícios enquanto ouve música relaxante. Desligue a música se ela o distrair.
  3. Tire os sapatos e use roupas soltas e confortáveis.

O zumbido pode ocorrer muito rapidamente e desaparecer quase imediatamente. Porém, pode igualmente permanecer por vários meses – ou durante toda a vida. Geralmente, os médicos distinguem três formas de zumbido: Zumbido agudo: dura menos de três meses e normalmente desaparece de forma espontânea.

Quais são os sintomas?

  1. dificuldade na audição e perda auditiva;
  2. dores de cabeça intensas, devido aos ruídos mais graves;
  3. falta de disposição e sonolência;
  4. tontura;
  5. enjoo;
  6. problemas emocionais como irritabilidade, ansiedade, depressão e pânico;
  7. falta de concentração gerada pelo barulho.

Como saber se tenho tinnitus? Se você experimenta um constantante som de campaínha, zumbido e assobio em seus ouvidos, você provavelmente tem tinnitus. Tinnitus varia consideravelmente de intensidade e de tipo.

  1. Acupuntura. Além dos inúmeros benefícios da acupuntura, o tratamento do zumbido no ouvido tem se destacado recentemente, segundo estudos e testes científicos. ...
  2. Ginkgo biloba. ...
  3. Drenagem da tuba auditiva. ...
  4. Suplementos. ...
  5. Ruído branco.

Vasodilatadores, que atuam dilatando os vasos do ouvido, como Betaistina ou Cinarizina, por exemplo, podem ser úteis em algumas situações, como vertigem ou espasmo dos vasos sanguíneos cerebrais; Anti-histamínicos, que possuem efeito sobre os zumbidos devido à sua ação vasodilatadora e anticolinérgica.

Alterações no fluxo sanguíneo provocam zumbido no ouvido
De acordo com a cardiologista Ana Catarina Periotto, o zumbido no ouvido em casos de hipertensão está relacionado aos bloqueios do fluxo sanguíneo no ouvido interno ou ao aumento da viscosidade do fluido do ouvido devido à pressão alta.

Ele pode ocorrer quando há alteração do fluxo sanguíneo na região, em casos de hipertensão arterial, estreitamento de algum vaso sanguíneo próximo ao ouvido, alguma malformação vascular ou mesmo porque o nível de atenção encontra-se mais alto para sons que são naturais no nosso corpo.

A seguir, listamos como o zumbido pode ser classificado:

  • Zumbido subjetivo. Esse tipo de zumbido é mais comum quando comparado ao objetivo, caracterizado por apenas o paciente perceber. ...
  • Zumbido objetivo. ...
  • Zumbido neurossensorial. ...
  • Zumbido somático (ou zumbido condutor)