Porque outros países não usam chuveiro elétrico?

Perguntado por: imarques2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Existe o problema da segurança, e depois na Europa devido ao frio o aquecimento do chuveiro é pouco para água em baixa temperatura e ainda existe o problema do congelamento da água nos canos.

Além do aquecimento a gás, a lenha era outra forma das pessoas terem água quente para a higiene pessoal. Porém, muitas cidades brasileiras não contavam um sistema de gás tão extenso e abrangente como a Europa, o que fez com que o chuveiro elétrico se tornasse uma excelente alternativa para os brasileiros.

"Na Europa, o aquecimento da água do chuveiro é feito pela queima de óleo ou de gás. Não tem chuveiros elétricos, só aqui no Brasil", diz Eugênio Pierrobon, 56, gerente de suporte técnico da Comgás.

Sabe aquele chuveiro na parede comum em todas as casas do Brasil, em Portugal eu nunca vi um daqueles. Como citamos antes, assim como as torneiras, a água é aquecida nos cilindros, que podem ser a gás ou elétricos, assim, no chuveiro nunca é elétrico em Portugal.

Série Energia: Chuveiro elétrico foi criado por brasileiro e se popularizou nos anos 1930. Muita gente não sabe, mas o chuveiro elétrico que temos na nossa casa, foi criado por um brasileiro, no século passado, chamado Francisco Canho. Mas a ideia de aquecer a água para tomar banho é muito antiga.

Nos EUA não se lava banheiro igual no Brasil. Como embaixo do piso dos banheiros não tem laje/concreto e sim madeira, se você jogar água no chão ela provavelmente vai começar a gotejar no andar de baixo. O comum é limpar o banheiro na base do aspirador e pano úmido.

"O Peru é o maior importador de chuveiro elétrico do mundo, mas outros mercados importantes são Bolívia, Paraguai, México, Costa Rica, Guatemala, Equador e Cuba", afirma Maria.

Itália

Alessandro Lorenzetti
Nascido na Itália, formou-se engenheiro civil em 1886 na cidade de Roma. Em 1923 fundou a Sociedade Tonanni & Lorenzetti.

Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico é outra invenção brasileira. O primeiro modelo deste tipo foi criado por Francisco Canhos Navarro, em 1927, em uma pequena oficina na cidade de Jaú, no interior de São Paulo.

Isso porque banhos com água mais quente faz o chuveiro elétrico regular a passagem da corrente elétrica e gastar mais energia ao esquentar a água.

Os EUA obtêm mais de 60% de sua geração de eletricidade a partir de combustíveis fósseis: 40% proveniente de gás natural e 20% de carvão em 2020. Este ano, o governo americano estima que a parcela do carvão subiu para 23%.

chuveiro {masculino}
ducha {f.}

Porque para que haja alguma corrente que implique risco para o nosso corpo é necessário uma diferença de potencial (voltagem ou tensão) muito maior – cerca de 50 volts pelo menos se estivermos com a pele seca e intacta.

O chuveiro elétrico está presente em mais de 73% das residências brasileiras, segundo dados do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), entidade do Governo Federal.

Actualmente, em Portugal, chama-se duche (do fr[ancês] douche) ao «jacto ou chuveiro de água que se aplica ao corpo de alguém, com fins higiénicos ou terapêuticos; banho de chuveiro».

Ele projetou o primeiro chuveiro elétrico e patenteou a invenção em 1948. O chuveiro elétrico de Canho era feito de uma resistência elétrica que aquecia a água quando passava por ela. A água era levada para a cabeça do chuveiro por meio de um tubo, onde era liberada em forma de jato quente.

O preço médio de chuveiro a gas depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar chuveiro a gas por valores entre R$ 256,90 e R$ 653,31.

É verdade que, em 1872, um médico francês chamado François Merry Delabost criou o primeiro chuveiro na versão doméstica que usamos hoje. Mas era um dispositivo usado para melhorar a higiene de presidiários. E frio.

Foi então que Francisco Canhos, um engenheiro de Jaú, interior de São Paulo, desenvolveu o primeiro modelo de chuveiro elétrico "moderno" na década de 1940. A intenção era ter uma tecnologia segura e automatizada, além de ser de fácil instalação em casas mais populares.

Alberto Santos Dumont

Da mente do inventor e cientista Alberto Santos Dumont surgiram várias ideias para facilitar a vida da sociedade e da indústria, desde chuveiro de água quente ao 14-Bis.

Na Italia os chuveiros não são como no Brasil. De modo geral, as casas tem banheiras e chuveirinhos que podem ser pendurados na parede e dão a sensação de serem (quase) um chuveiro normal. Abri as torneiras, me molhei e comecei a me ensaboar.