Porque otite dói tanto?

Perguntado por: ocortes . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Apesar de ser muito comum em crianças, é importante saber que a otite média pode atingir pessoas de todas as faixas etárias. Ela costuma ser dolorosa por conta da inflamação e do acúmulo de secreção nessa região.

Não deixe de procurar atendimento médico caso desenvolva temperaturas muito altas. Caso observe secreção no seu ouvido, isso é um forte indicador de uma infecção grave do ouvido médio. Se uma quantidade excessiva de fluidos ficar retida no seu canal auditivo, isso poderá causar um rasgo em seu tímpano, perfurando-o.

Nas otites médias, os pacientes se queixam de dor de ouvido, podendo apresentar ou não secreção na orelha, perda auditiva e sintomas gerais como febre, irritabilidade, agitação noturna, dor abdominal, vômitos, diarreia, diminuição na ingestão de líquidos e alimentos e sonolência.

Deve-se colocar algodão nos ouvidos durante o banho, preferencialmente embebido em óleo Johnson`s ou vaselina líquida. Nenhum tipo de substância deve ser instilada nos ouvidos sem orientação médica, pois podem piorar o quadro.

Ela costuma ser causada por fungos e bactérias que acabaram entrando no ouvido ou que foram levados até lá por meio de instrumentos como cotonetes e o dedo. No verão, a otite externa é mais comum porque as pessoas costumam fazer com que seus ouvidos entrem em contato com diversas fontes de água.

Aliviar a dor é importante. As dores podem ser tratadas com paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno. A administração de sprays nasais descongestionantes contendo fenilefrina ou descongestionantes por via oral tais como pseudoefedrina pode ser feita em adultos.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o tratamento seja iniciado com Amoxicilina em dose habitual (50mg/kg/dia) em casos simples, ou seja, se não houver histórico de otites de repetição, conjuntivite concomitante ou uso prévio de antibióticos nos últimos 30 dias.

Três gotas de OTOSPORIN® devem ser inseridas na orelha afetada, três a quatro vezes ao dia, por um período de sete a dez dias, ou de acordo com as orientações médicas.

Os sintomas mais comuns das inflamações que acometem o sistema auditivo são dores muito fortes e tímpano avermelhado. Em casos mais graves, o tímpano inflamado pode se romper e provocar a eliminação de pus, o que aumenta o risco de a infecção se espalhar.

Diretrizes da Academia Americana de Pediatria afirmam que “a otite média pode apresentar relação com dificuldades na fala e leitura, atraso na resposta a estímulos auditivos, vocabulário limitado e alterações na atenção”.

Sintomas de otite média

  1. Dor muito forte;
  2. Diminuição da audição;
  3. Febre;
  4. Perda de apetite;
  5. Secreção local;
  6. Nos casos mais graves, pode ocorrer ruptura da membrana do tímpano e ser eliminada uma secreção purulenta misturada com sangue.

Cada infecção tem um tempo próprio para tratamento e normalmente o antibiótico começa a fazer efeito dentro de dois a três dias após o início do uso.

Ao assoar o nariz ou expectorar, verifique a coloração do corrimento. Não é algo nojento, mas sim importante para saber se a infecção é viral ou bacteriana. Assim, quando o muco é claro e fino, a infecção deve ser viral. Por outro lado, se ele apresentar um aspecto verde-escuro, ela pode ser bacteriana.

Os médicos utilizam um otoscópio para avaliar o canal auricular e o tímpano. Esta avaliação mostra se há a presença de pus no ouvido médio atrás do tímpano.

O médico pode fazer uma drenagem ou limpeza local, mas também é possível a aplicação de remédios diretamente no canal auditivo, para dissolver a secreção e facilitar sua absorção pelo corpo. No caso do catarro ser causado por uma infecção bacteriana, pode ser necessário administrar antibióticos.

Isso geralmente ocorre quando a causa é uma infecção viral, como um resfriado ou gripe, que geralmente se resolve em alguns dias. No entanto, em outros casos, o catarro no ouvido pode ser causado por uma infecção bacteriana ou alergia, que geralmente requer tratamento.

Nem sempre o uso de antibióticos e sprays nasais tratam a otite de repetição. Nesse caso, o otorrinolaringologista avalia com o paciente a possibilidade de realizar um procedimento cirúrgico chamado timpanoplastia, uma vez que a infecção pode ter causado uma perfuração no tímpano.