Porque os videogames sofreram diversas Transformacoes ao longo do tempo?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Os videogames sofreram diversas transformações ao longo do tempo devido a ascensão tecnológica existente, o que gerou atualizações e melhorias para que os mesmos fossem melhor aceitos pelos 'gamers'.

1) As principais mudanças que houveram nos videogames ao longo da história , foram basicamente crescimento em software e hardware que cresceram ao mesmo passo do crescimento tecnológico geral .

Quanto o mundo mudou em apenas duas décadas, a banda larga de alta velocidade e os servidores mais confiáveis tornaram os jogos online mais acessíveis para mais jogadores pelo mundo. Isso significa que mais jogadores podem ter acesso aos modos de jogo online.

O primeiro jogo de fliperama chamou- se Computer Space e foi lançado em 1971. Logo outros jogos de sucesso surgiram, como Pong, Invasores do espaço e Pac-Man. O primeiro console caseiro também surgiu nessa época. Em 1977, a empresa Atari lançou um console com cartuchos removíveis.

O aumento na popularidade dos jogos eletrônicos desencadeou no surgimento do mercado de e-sports, ou seja, esportes eletrônicos. A indústria, apesar de recente, cresce exponencialmente a cada ano, com o surgimento de competições internacionais de games como League of Legends, que é jogado no computador.

A evolução dos videogames

  • O início. ...
  • 1968 - O videogame conectado pela televisão. ...
  • 1972 – A comercialização do Odissey. ...
  • 1978 – O fenômeno Atari. ...
  • 1983 – A chegada da Nintendo. ...
  • Década de 80 – O Master System. ...
  • Década de 90 – Mario ou Sonic? ...
  • A partir de 1994 – Sony e o seu Playstation.

A Atari, responsável pela criação desse jogo, é considerada a empresa pioneira no desenvolvimento de jogos eletrônicos no mundo (ao mesmo foi ela quem popularizou os videogames domésticos). A partir daí, a tecnologia foi evoluindo cada vez mais rápido e o aprimoramento gráfico (design) dos jogos também.

A indústria dos videogames tem no avanço tecnológico uma de suas mais marcantes características. Em pouco tempo, a tecnologia para gerar gráficos e sons evoluiu de simples blocos pouco coloridos, com sons sintetizados artificialmente, para polígonos tridimensionais realistas e sons orquestrados com instrumentos reais.

Os jogos eletrônicos em seu surgimento eram muito limitados pois não poderiam utilizar um poder muito grande de memória ou processamento pois os computadores da época não eram muito evoluídos, fato esse que limitava bastante os programadores no desenvolvimento dos jogos.

Os videogames atuais possuem linguagens informáticas que permitem não apenas uma representação da realidade, sempre mais rica em detalhes, mas também exigem níveis de elaboração mental cada vez mais complexos, o que faz com que sejam praticamente irresistíveis, não somente para boa parte do público jovem, como vimos, ...

Além de incentivar o estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares, os games e jogos eletrônicos podem gerar outros problemas: o vício, o aumento da violência e de doenças como a depressão. É importante que as crianças passem tempo praticando esportes, atividades físicas e lazer fora da frente da TV.

As brincadeiras antigas começaram a perder espaço porque as famílias passaram a viver em casas menores, além do alto índice de violência que deixa pais desesperados em liberar seus filhos para os jogos nas ruas.

Os games e jogos eletrônicos, além de incentivar o estilo de vida sedentário e os maus hábitos alimentares, eles podem gerar outras categorias de problemas, como: o vício, o aumento da violência e de doenças como a depressão.

Confira a seguir.

  • Melhora a coordenação motora. ...
  • Auxilia o raciocínio lógico. ...
  • Desenvolve a capacidade de tolerância a frustrações. ...
  • Cria oportunidades profissionais. ...
  • Promove o sedentarismo. ...
  • Pode gerar problemas sociais. ...
  • Agrava problemas de postura.

Em 1972 nasceu o primeiro console de videogame lançado na história, batizado de Magnavox Odyssey. A ideia surgiu com Ralph Baer em 1966, com o intuito de criar algo que pudesse interagir com a TV. O primeiro protótipo foi criado em 1968 e batizado como Brown Box (Caixa Marrom).