Porque os urubus ficam voando em círculos?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Isso ocorre porque essas aves fazem sua ascensão nas correntes de ar quente que sobem do solo. Esse é o principal motivo pelo qual esses animais evitam voar no período da manhã.

A figura do urubu é associada com algumas crendices populares, como a de ser um mau presságio ter um urubu voando sobre a casa ou pousado no telhado da residência. De acordo com a superstição, este seria um sinal de morte.

Devido a coloração preta, o corpo dos urubus absorve muito calor por irradiação; por isso eles ficam com as asas abertas, é uma maneira de arrefecer o seu corpo.

Como já foi dito, os urubus não caçam e nem atacam pessoas e nem outros animais até mesmo pelo tipo de patas que possuem. Mas por se alimentarem de animais mortos, e nós humanos somos mamíferos, consequentemente urubus podem comer cadáveres de pessoas.

Esse estranho hábito alimentar faz do urubu uma ave de importante papel sanitário, pois retiram o material orgânico em decomposição da superfície do solo. Constrói seu ninho no solo entre vegetação densa ou espinhosa, ou em cavidades sob rochas ou árvores.

"Eles aproveitam a circulação do vento em bolsões de ar que se formam antes da chuva, se reúnem e ficam planando", explica Andréa Bezerra, professora de zoologia da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).

“Normalmente, os urubus ficam em cima de árvores, para observarem o ambiente. Portanto, o Centro, onde há prédios mais altos que representam árvores e os restos de comida, se tornou o lugar preferido”, explica Köhler.

20 anos

Finalmente: quanto tempo de vida tem um urubu? Depende da espécie. De maneira geral, ele vive cerca de 20 anos. Porém, algumas espécies maiores podem passar dos 50.

Os urubus estão esperando para devorar o seu corpo; ele sabe que o dia da escuridão está perto. Ele será dominado pela angústia e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos. Tudo isso acontece porque ele levanta a mão contra Deus e desafia o Todo-Poderoso.

Os urubus possuem importância ecológica imprescindível como saneadores ambientais, eliminando até 95% das carcaças e ossos dos animais mortos, evitando assim a propagação de doenças e a multiplicação de microrganismos (como o antraz) que poderiam contaminar a terra e os lençóis freáticos.

A alimentação dos urubus consiste, principalmente, na ingestão de carcaças de animais (carne em decomposição). Entretanto, vale salientar que, de maneira menos frequente, os urubus podem alimentar-se de alguns frutos ou de animais que estejam fracos.

Aves tomam banhos de sol para evitar doenças
Aves carniceiras, como os corvos e urubus, usam os banhos de sol também para se prevenirem contra infecções. Como esses animais têm contato direto com carne apodrecida – e cheia de contaminantes – muitos microrganismos podem se aderir em suas penas e na pele.

400 metros

Ocupando o ranking nacional, o Urubu Rei, também conhecido como Urubu do Mundo Novo, é capaz de atingir até 400 metros de altitude.

O corvo (do San Lorenzo) é um pássaro, enquanto o urubu (do Fla) é um parente dos gaviões. São de famílias diferentes, mas têm a alimentação carniceira em comum. O corvo ainda pode ter uma alimentação mais variada, mas com o urubu é só carniça mesmo.

A tradição de comer carne de cachorro começou há mais de 400 anos na China. Naquela época, qualquer fonte de proteína era bem-vinda para matar a fome da população. Era, claramente, uma questão humanitária: pessoas – seres humanos – estavam morrendo de fome e a solução era aproveitar o que fosse possível.