Porque os três reis magos levaram ouro mirra e incenso?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Mirra: composto usado no embalsamamento, fazia referência ao sacrifício de Cristo e a sua ressurreição. Ouro: representava a realeza de Jesus Cristo, ressaltando o fato que ele era o rei dos judeus. Incenso: usado nos templos, era um presente exclusivo aos sacerdotes, reforçando, assim, a divindade de Cristo.

Conforme conta a Bíblia, os Três Reis Magos, que presentearam o recém-nascido Jesus, traziam ouro, incenso e mirra. Cada presente tinha um sentido: o ouro era o símbolo da perfeição divina; o incenso era o símbolo da pureza e a mirra simbolizava o alívio para o sofrimento que Jesus encontraria ao longo da vida.

Os usos medicinais da mirra podem simbolizar o papel de Cristo como o Grande Médico, e sua utilização em enterros pode simbolizar “a amarga taça” que Ele tomaria ao sofrer por nossos pecados (ver D&C 19:18–19).

O incenso significado tem a função de representar o misterioso e milagroso sopro de vida, é o elemento espiritual. Por isso, se a vela contém o fogo, que é a forma como as informações espirituais transitam e se manifestam.

Dentro da tradição cristã, os reis magos são conhecidos por serem os personagens que visitaram Jesus Cristo logo após o seu nascimento, eles são chamados pelos nomes Baltasar, Gaspar e Melchior.

doze dias

O 6 de janeiro, conhecido no calendário cristão também como o dia da Epifania, é a data em que, de acordo com a Bíblia, os reis magos que viajaram desde o Oriente para visitar Jesus Cristo, chegaram, doze dias depois de seu nascimento, e tiveram a confirmação da chegada do filho de Deus.

Presentear alguém com alguma coisa ou com uma ação tem como seu significado mais profundo e espontâneo fazer o outro feliz ou proporcionar-lhe prazer, como um gesto de carinho, aceitação e gentileza.

Com o nascimento de Cristo, alguns magos do Oriente viram uma estrela, a Estrela de Belém ou Estrela Guia e foram guiados por ela até o local onde estava o menino Jesus em sua manjedoura. Sábios, os magos despistaram Herodes e partiram para Belém guiados pela estrela, encontrando a Sagrada Família, Maria, José e Jesus.

A palavra mirra significa amargo em árabe, e ela é considerada como um remédio natural à feridas pois possui forte poder antisséptico e anti-inflamatórias.

Significado de Mirra
substantivo feminino Goma-resina de cheiro agradável usada na fabricação de perfume e incenso. É extraída do tronco de árvores e arbustos do gênero Commiphora, que crescem no leste da África e no sul da Arábia.

A mirra é conhecida desde a Antiguidade. Na região da Península Arábica, era tida como um dos produtos mais preciosos, sendo usada para fins medicinais, em rituais religiosos e como ingrediente de perfumes e incensos. Também era usada para embalsamar corpos, já que seu aroma ajudava a mascarar o odor da decomposição.

A mirra é uma planta medicinal da espécie Commiphora myrrha, também conhecida como mirra-arábica, que possui propriedades anti-sépticas, antimicrobianas, anti-inflamatórias, anestésica e adstringentes, podendo ser usada para dor de garganta, inflamação na gengiva, para infecções de pele, acne ou para rejuvenescimento ...

O aroma da mirra: o cheiro é quente, apimentado e amargo, com notas esfumaçadas e almiscaradas. Propriedades terapêuticas da mirra: anti-séptica, antiinflamatória, antibacteriana e antifungos, descongestinante, adstringente; cura feridas, estimula a menstruação.

A mirra é mencionada na Bíblia como um ingrediente do 'ó1eo de unção', para o tabernáculo (Êx 30.23,25). Foi apresentada pelos magos ao menino Jesus – foi-lhe oferecida, sendo recusada, quando já estava no Calvário – e fazia parte das especiarias, que puseram no Seu corpo (Mt 2.11 – Mc 15.23 – Jo 19.39).

Para apagar a chama que ficou acesa no incenso, nunca deve ser apagada com o sopro! Porque estará a dar, o seu sopro vital, ao incenso e isso, não é adequado.

Antes de Cristo, o incenso na Bíblia aparece como uma oferta a Deus nos templos. Era utilizado com uma maneira de se conectar com o Senhor de forma direta. Era como se a queima do aromatizante elevasse aos céus os pedidos e agradecimentos de todos.

A fumaça duplicada indica a presença de energias negativas e positivas lado a lado; e em formato de números, simboliza datas em que os eventos ocorrerão ou os dias restantes antes que algo aconteça.

Os 3 reis magos são sábios que foram adorar Jesus após seu nascimento. A Tradição e as Escrituras Cristãs afirmam que eles foram de terras distantes do Oriente para aclamar e servir Jesus em Belém. Eles significam a salvação que Jesus traria para todos os povos, não só para os judeus.