Porque os seres humanos são diferentes uns dos outros?

Perguntado por: rramos . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Existem ainda linhas que afirmam que os seres humanos são diferentes porque possuem capacidade de criar símbolos, como rituais de sepultamento, além da grande capacidade humana de inovação.

É muito comum que a assimetria facial seja uma herança genética. Contudo, alguns hábitos contribuem para que o rosto perca sua simetria com o tempo, por exemplo: Traumatismo no Côndilo Mandibular na Fase de Crescimento da Mandíbula: Isso faz com que um lado da face se desenvolva menos do que o outro.

Resumo: A visão tradicional da filosofia moderna considera a distinção entre o homem e os animais como resultante da posse da razão. Isto está de acordo com uma concepção do lugar do ser humano na natureza como um lugar de destaque e superioridade em relação às outras formas de vida.

Estudos da biometeorologia apontam que as variáveis meteorológicas e o clima são responsáveis pelas diferenças na aparência dos seres humanos em partes distintas do planeta. Características de cada pessoa, como a cor da pele, são resultado da evolução do ser humano sob diferentes condições climáticas.

A incrível variedade de rostos humanos - muito mais ampla do que a dos outros animais - é o resultado da pressão evolutiva para que cada um de nós sejamos únicos e facilmente reconhecíveis.

Resposta verificada por especialistas
O que torna um ser humano único, de forma a ser diferente de todos os animais é sua capacidade de pensar, o que o torna um ser racional.

Do ponto de vista filosófico, o ser humano é caracterizado como um ser vivo racional, capaz de ser uma unidade e uma totalidade ao mesmo tempo, enquanto matéria. Ele também consegue, através da racionalidade, distinguir coisas e elaborar conceitos.

Sendo assim, o que diferencia os seres humanos dos demais animais é a sua capacidade superior à dos demais animais de raciocinar, de perceber-se como ser pensante, de criar/transformar coisas, as habilidades cognitivas, etc.

Confira abaixo, as orientações para os rostos ideais: - Feminino: olhos castanhos e amendoados; sobrancelhas em forma arqueada; nariz pequeno e magro: lábios carnudos; queixo suave; rosto em forma de coração; cabelo moreno.

Um dado bastante interessante sobre a população mundial é que todas as pessoas têm o rosto assimétrico, ou seja, um lado é diferente do outro, em maior ou menor grau.

Depende do que considerar como racionalidade. Se considerar a consciência por camadas de si e do mundo, a noção temporal, a capacidade de planeamento, o raciocínio abstrato… ou qualquer outro atributo mental complexo, então o ser humano é o único animal racional, que se tenha conhecimento.

A capacidade de sentir prazer, dor e medo não é exclusiva dos seres humanos. Ela é, na verdade, vital para a sobrevivência de seres de várias espécies.

A linhagem do Velho Mundo como gorilas, chimpanzés e até o homem fazem uso de ferramentas. Já o único macaco do Novo Mundo que também utiliza ferramentas é o macaco-prego.

As evidências mais contundentes de que o Homo sapiens surgiu na África são fragmentos de ossos encontrados em Herto e em Omo Kibish, na Etiópia. O primeiro é um crânio com idade estimada em 160 mil anos e o segundo, um crânio de 195 mil anos.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

África

O Homo sapiens, surgiu na África entre 300.000 e 200.000 anos atrás e se dispersou pelos demais continentes do Velho Mundo, chegando a Oceania e América em torno de 50/40.000 anos antes do presente.

Os macacos antropoides são os animais mais semelhantes ao ser humano. “Antropoide” significa “que se parece com um homem”. Algumas classificações incluem o próprio homem no grupo dos antropoides. As demais espécies de macacos também são primatas, mas os antropoides são diferentes deles em muitos pontos.