Porque os romanos usavam vermelho?

Perguntado por: ecunha4 . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Desde a Antiguidade já era dado ao Vermelho atributos de poder, tanto na religião quanto na guerra. O deus Marte, os centuriões romanos e até mesmo certos sacerdotes se vestiam nesta cor. Obviamente desde cedo se relacionava o Vermelho com o Sangue e com o Fogo.

Uma das primeiras formas desta cor vem do barro. Foram encontradas provas de que as pessoas da Idade da Pedra moíam ocre vermelho para utilização como tinta corporal. Esta cor vermelha pode ser encontrada já em 15.000 a.C. em pinturas rupestres como as das cavernas de Altamira.

Na Idade Média, as prostitutas eram obrigadas a usar uma peça de roupa em vermelho, como atestado de seu status, e uma lanterna vermelha nas fachadas dos prostíbulos era a senha do estabelecimento. Até o século 19, a roupa íntima, ou aquela que tocava o corpo, tinha de ser branca, nunca tingida.

A estatura média de um legionário romano era de apenas 1,68 metros, o que era considerada a maior fraqueza dos soldados romanos.

A loba capitolina é o símbolo de Roma que está ligado à fundação da cidade. O animal teria amamentado os gêmeos Rômulo e Remo. E Rômulo foi o primeiro rei de Roma.

A bandeira vermelha do movimento comunista simboliza o sangue da martirização da classe operária. Bandeiras vermelhas são normalmente vistas em combinações com outros símbolos comunistas e nomes de partidos.

O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão. No contexto religioso, o vermelho é a cor da carne, do pecado, do diabo, da tentação; é a cor que provoca a paixão carnal e o desejo.

O que significa vestir vermelho? Vermelho: amor e paixão – Não tem jeito, o vermelho é a cor do amor! Ele transmite desejo, paixão, segurança, e é claro, sensualidade, principalmente os tons mais quentes.

Qual é a cor mais forte do mundo? Outra característica interessante da cor vermelha é que ela é a mais forte e visível aos olhos humanos do que qualquer outra cor. Isso porque o comprimento de onda dessa cor é o maior entre todas as do espectro visível.

Após analisar fósseis com mais de um 1 bilhão de anos, cientistas da Universidade Nacional da Austrália (ANU), em parceria com Japão e Estados Unidos, concluiu que o pigmento mais antigo do mundo é o Rosa Choque.

Amantes da cor vermelha são apaixonados pela vida mas se entediam com facilidade, por isso gostam de ter controle e poder para criar coisas novas e fazer as coisas acontecerem com rapidez. Você irradia uma grande quantidade de energia e ama ser o centro das atenções.

É neste dualismo que se expressa a cor preta que remete para a ausência de luz e, simbolicamente, de esperança na salvação. Mas é também a cor que indica o resultado da punição de Deus cuja justiça envia os descrentes e os pecadores para a eterna condenação, marcando-os com o sinal punitivo da cor preta.

A palavra vermelho tem sua origem no latim vermillus, que significa "pequeno verme", remetendo-se à cochonilha, inseto do qual é extraído o corante carmim utilizado em tintas, cosméticos e como aditivo alimentar. Seu prefixo grego é eritro-.

Na consciência popular coletiva, a bandeira vermelha está fortemente associada com o comunismo, o sindicalismo e as manifestações populares, fato que é cimentado com a imagem difundida com as bandeiras de República Popular da China e da União Soviética.

Baixinho, gordinho e nada musculoso. Esqueça aquela imagem do cinema: era exatamente esse o porte físico dos gladiadores romanos.

1. Augusto (setembro de 63 aC – 19 de agosto de 14 dC) No topo da lista é uma escolha muito óbvia – o fundador do próprio Império Romano, Augusto, que tem o reinado mais longo de 41 anos de 27 aC a 14 dC.