Porque os psicólogos pedem para fazer desenhos?

Perguntado por: aguimaraes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4 / 5 11 votos

Através do desenho, o psicólogo consegue obter informação acerca do funcionamento da criança, do seu modo de estar perante os outros, do modo como projeta através dos elementos que desenha, o seu temperamento, as suas áreas de conflito, etc.

O desenho das raízes que fornecem à árvore os nutrientes de que ela precisa para crescer, além de apoiá-la. Na teoria psicanalítica, as raízes representam o “ele”, isto é, a parte mais instintiva e oculta da mente. Quando omitido no desenho, pode significar que a criança tem medo do mundo ou se sente vulnerável.

O teste do desenho da figura humana, teste do desenho de Goodenough é um teste projetivo de personalidade e/ou um teste cognitivo usado para avaliar crianças e adolescentes para uma variedade de propósitos psicométricos.

Outra forma de avaliar é pela marca pessoal da criança. “Se ela sempre faz determinado desenho - gosta de árvore, por exemplo - e vai se aprimorando nesse tema, observar a evolução é uma maneira de avaliar”, diz Andrea. Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores.

Rabiscos de pessoas
Se as figuras representam pessoas pequenas, é provável que você esteja se sentindo indefeso ou queira se ver livre de algum tipo de responsabilidade. No entanto, se for naquele estilo clássico “palitinhos + bolinhas”, pode indicar que seu ânimo está instável e que prefere ficar sozinho.

A administração do teste consiste em entregar à criança uma folha de papel, lápis e uma borracha, solicitando que desenhe uma pessoa de corpo inteiro. O tempo de execução dos desenhos é livre, assim como apagá-lo e mudá-lo, cabendo ao examinador observar e anotar esta conduta.

Não precisa de saber desenhar, mas precisa de compreender a composição estética para criar poses convincentes para a sua animação e grandes ângulos para as suas filmagens. Osprincípios básicos de animação são os mesmos em 2D e 3D e deve conhecê-los.

O objetivo da árvore é ascender, assim como a alma e a psique buscam a individuação. Cada árvore e cada alma fazem isso à sua maneira, no seu tempo e com as ferramentas que lhe foram oferecidas em sua concepção e encarnação.

O desenho do sol tem conotação como a figura do pai, a pessoa de autoridade. A lua, além do significado de mãe, comporta outras interpretações, como a noite cheia de medos e mistérios. Representa, também, dúvidas ou interesses sobre a própria vida e a sexualidade.

Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação. É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma. É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado.

Exercite o seu olhar
Para fazer um desenho de observação, deve-se considerar que a mão é uma extensão dos olhos. Devemos desenhar apenas o que vemos. Para conseguir isso, é óbvio que é preciso ter o modelo diante de si mesmo. O olhar faz vai e volta entre a folha branca e o objeto (pessoa, animal) a ser desenhado.

Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.

A interpretação da pessoa
O desenho da pessoa tem a ver com o autoconceito de si mesmo e o especialista deve levar em conta detalhes como quem está desenhando, quais partes do corpo escolheu, como estão localizadas ou em que parte do papel está o desenho, entre outras coisas.

Se você está desenhando formas com olhos, ou apenas olhos, isto significa que existe alguma questão em sua vida mal resolvida, ou que você está num estado de angústia por algo em que a solução parece impossível.

O desenho é uma forma de linguagem expressiva, segundo Derdyk (1994), por meio da qual o homem se apropria das coisas ao seu redor e do mundo, atribuindo-lhes significados. Sua importância para o desenvolvimento infantil vem sendo cada vez mais evidenciada pela ciência psicológica e pedagógica.

Os desenhos podem ser uma ótima maneira de expressar seus sentimentos, emoções e ideias. Desenhar pode ser um hobby muito relaxante e tranquilo. Por isso, a Ana Carolina Lemos Moreira vai dar algumas dicas de como deixar fluir a criatividade e colocá-la em prática entre um desenho e outro!