Porque os portugueses demoraram mais de 30 anos para ocupar o território brasileiro?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 3 votos

Isso ocorreu, sobretudo, porque o interesse da elite econômica portuguesa estava mais voltado ao desenvolvimento do comércio com a Índia, e por causa das dificuldades em averiguar as possibilidades econômicas do novo território.

Portugal "demorou 30 anos" para dar início ao processo de colonização efetiva do Brasil pois não tinha no período recursos econômicos suficientes para dar início à colonização e não havia encontrado aqui recursos naturais que justificassem os investimentos necessários.

Entre os motivos que explicam a falta de interesse dos portugueses em relação ao Brasil, podemos apontar: a preferência na consolidação de laços comerciais com o mundo oriental; a inexistência de metais preciosos nas regiões litorâneas; a falta de pessoas dispostas a se fixarem no território brasileiro e a falta de ...

Resposta. Porque não sabiam ao certo a dimensão do território brasileiro e se a terra aqui era fértil. Então, a princípio houve apenas a mapeação do litoral e a venda de especiarias que era mais rentável e segura na época.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Nestes primeiros trinta anos, o Brasil foi objeto de pouco interesse para Portugal, que estava mais interessado no lucrativo comércio de especiarias com as Índias, além de não dispor de homens suficientes para povoar todas as regiões descobertas.

O período do Brasil Colônia se estendeu de 1500 a 1822, enquanto os portugueses dominaram o território brasileiro. A colonização do Brasil começou com a chegada dos portugueses, em 1500, e a historiografia recente considera o período anterior à colonização efetiva do território como Pré-Colonial, de 1500 a 1530.

A colonização portuguesa no Brasil só teve início em 1530 porque o interesse maior de Portugal era fazer negócios com os povos da Índia. Para começar a trabalhar na terra brasileira e interagir com a nova cultura dos índios, muitos recursos seriam demandados.

Depois de três anos de conflito armado, Portugal finalmente reconheceu a independência do Brasil, e em 29 de agosto de 1825 foi assinado o Tratado de Amizade e Aliança firmado entre Brasil e Portugal.

Portugal abriga a segunda maior comunidade de brasileiros fora do Brasil. O país atrai tantas pessoas por conta da facilidade do idioma, qualidade de vida, segurança e ensino de primeira.

Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.

As especiarias (em geral, condimentos, perfumes e tecidos finos) eram mercadorias de luxo na Europa, portanto, bastante lucrativas. A alta nobreza e a Coroa portuguesa davam bastante prioridade a esse comércio. Por essa razão, a exploração do Brasil foi colocada em segundo plano.

As especiarias na História
Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI) eram muito valorizadas na Europa, pois não podiam ser cultivadas neste continente em função do clima.

Antes da colonização, os índios que habitavam o território (hoje denominado Brasil) tinham uma cultura similar em alguns pontos, tais eram: organização social baseada no coletivismo; ausência de política, Estado e governo; ausência de moeda e de trocas mercantis; religiões politeístas baseadas em elementos da natureza; ...

No final do século XV e no século XVI, a emigração portuguesa foi pouco expressiva. As crises de abastecimento e epidemias dizimavam a população, além de serem elevados os custos de qualquer empreendimento econômico no Novo Mundo.

A colonização do Brasil foi realizada por Portugal. Os portugueses chegaram ao Brasil por meio da expedição de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. A colonização do Brasil teve três importantes ciclos econômicos: pau-brasil, açúcar e ouro.