Porque os pólos ficam 6 meses no escuro?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

Quando ocorre? Ocorre durante o verão das proximidades dos pólos do planeta, devido à inclinação do eixo da Terra em relação à sua órbita, fazendo a luz do sol atingir o globo de forma perpendicular sobre os pólos, com duração de seis meses em cada.

polo norte, com duração de 6 meses em cada um dos. polos. Nas regiões que ficam próximas dos polos, como. Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca e norte do.

Em Svalbard, na Noruega, a região setentrional habitada da Europa, não há pôr-do-sol entre 19 de abril e 23 de agosto, respectivamente. O fenômeno oposto, noite polar, ocorre no inverno, quando o sol permanece abaixo do horizonte durante todo o dia.

Finlândia

Lapônia, Finlândia
A região da Lapônia se estende por países como a Finlândia, Noruega, Suécia e Rússia, mas é na Finlândia em que é chamada de terra do sol da meia-noite.

A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite. A melhor opção para vê-lo é ir à região norte do país. Nas Ilhas Svalbard, entre o final de abril e o final de agosto, você ainda pode se deparar com ursos polares nos passeios pelas geleiras.

Contudo, os pólos permanecem em oito meses iluminados ininterruptos e quatro com a divisão convencional, com dia claro e noite escura. Dos oito meses iluminados em apenas dois o sol é visível, isso porque o sol fica abaixo da linha do horizonte.

Onde nasce o sol no Brasil? O sol sempre nasce no leste, em todos os lugares e independentemente do país ou continente. A cidade mais oriental do Brasil é Pitimbu, em Região Paraíba. Lá, o sol nasce às 5:30 da manhã e se põe novamente às 17:20 da noite nestes dias.

A explicação para o fenômeno está na órbita da Terra com seu eixo inclinado em torno do Sol. Em sua volta de um ano ao redor do astro rei, o planeta acaba expondo de forma mais direta, por um período de tempo (as estações do ano), uma região do globo raios solares mais do que outra (veja no infográfico abaixo).

Na Lapônia, o sol se mostra o tempo todo, durante o dia e à noite. Luossavaara, em Kiruna, é a cidade mais ao norte de toda a Suécia. O local é é o melhor do país para assistir a um espetáculo que só acontece no verão: o sol brilhando com intensidade, com beleza, à meia-noite. É um presente da natureza.

Por causa da inclinação do eixo da Terra em relação ao Sol, a posição do Sol muda no decorrer do ano. Durante Junho (Verão no Norte), o Polo Norte está voltado para o Sol, que brilha lá durante 24 horas por dia: é o dia polar.

Por estar às margens do Círculo Polar Ártico, a Islândia, assim como qualquer lugar de altas latitudes, tem dias longuíssimos no verão e noites intermináveis no inverno. Não o sol da meia-noite, mas pelo menos seu cone de luz pode ser visto em todo o país.

No polo sul, os dias ficam totalmente sem luz do sol. Na Estação Antártica Comandante Ferraz - EACF, que está aproximadamente no paralelo de 60 graus, temos apenas 5 horas de luz durante todo o dia. Neste ano, o Solstício de Inverno ocorreu em 21 de junho, exatamente às 10h51m de Greenwitch.

April 2022. Pontuação: 4.4/5 ( 16 avaliações ) Durante o verão antártico, o sol brilha 24 horas por dia. No plateau polar, as temperaturas atingem entre -40 e -68°C e na costa aprox. No início de outubro, a Antártida tem cerca de 15 horas de luz do dia.

18 horas

As noites mais longas e escuras, por outro lado, são no inverno (no hemisfério sul é o contrário). Em dezembro, a noite em Oslo dura quase 18 horas e os dias começam cerca de 6 horas mais tarde. Mais ao norte, é ainda mais extremo.

Norilsk é um dos poucos lugares do mundo onde uma pessoa pode perguntar se é de dia ou de noite sem ter medo de que alguém ache que ela está maluca. Três meses por ano, de novembro a fevereiro, o sol não nasce em Norilsk e somente a aurora boreal rompe a escuridão da longa noite.

Rússia

Há uma região habitada, no entanto, que durante três meses do ano é apenas noite e o sol não aparece. É a cidade de Norilsk, localizada na Rússia, acima do Círculo Polar Ártico, que possui mais de 150 mil moradores. Essa é uma cidade considerada um dos piores lugares do mundo para viver.

Nos meses de verão, os dias chegam a ter 24 horas de luz acima do Círculo Polar Ártico, o que permite aproveitar as paisagens ao máximo e fazer novas descobertas. Descubra alguns lugares de onde você pode assistir esse fenômeno incrível! A Noruega é conhecida como a terra do sol da meia-noite.

Antártida

O dia eterno na Antártida, também conhecido como “Sol da Meia-Noite”, dura vários meses, com o processo comumente começando por volta de outubro, e podendo durar até o fim de março.

Existe também outra lista bastante reconhecida: o The World Factbook, da CIA (a agência de inteligência dos Estados Unidos). Ela é igual à da ONU, porém incluindo Taiwan e Kosovo. Ou seja, tem 195 países. Note que não inclui Palestina nem Vaticano.

Todos os anos, as comunidades ao norte do Círculo Ártico experimentam a “noite polar” quando o sol não nasce sobre o horizonte. Em Utqiagvik, a comunidade mais setentrional do Alaska, a noite polar dura 65 dias”, escreveu a página.

A pequena cidade localizada ao norte do Círculo Polar Ártico entrou em sua fase anual de escuridão, conhecida como noite polar. “A noite polar é um fenômeno normal que acontece todo inverno em Barrow (Utqiagvik) e em qualquer outra cidade dentro do círculo ártico”, disse a meteorologista da CNN Allison Chinchar.