Porque os parentes se afastam?

Perguntado por: lornelas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Por que isso acontece? O divórcio contribui para a perda de relacionamentos familiares, especialmente com os pais. Assim como manter segredos. O abandono de parentes com identidades marginalizadas também é um fator comum, como a rejeição familiar a minorias sexuais e de gênero no Vietnã, por exemplo.

Preparei algumas dicas que vão te ajudar a lidar melhor com o problema e a entender a razão dos seus sentimentos e de seus familiares.

  1. Ressignifique as experiências. ...
  2. Entenda a forma de amar de cada um. ...
  3. Exerça o perdão. ...
  4. Entenda que você não é o problema. ...
  5. Invista em autoconhecimento e autoestima.

Alguns conflitos familiares são causados pela falta de organização, gastos desnecessários, brigas diárias e até mesmo uma simples comparação que os pais fazem dos filhos. Se isso tudo estiver acontecendo sua família pode estar à beira de um colapso.

Sob o mesmo teto. Quando o filho adulto ainda mora com os pais, esse distanciamento pode significar uma tentativa de diferenciação dos pais, apesar da condição em que vivem. “Filhos adultos que estão com os pais podem ainda depender financeiramente deles e não conseguem sair da casa.

Corresponde a uma atitude adolescente, mas persiste em muitos adultos. O núcleo familiar não é como a pessoa deseja, e isso é motivo suficiente para negar o seu amor. É comum que esse ódio surja porque a pessoa sente que a família falhou de uma forma séria ou quando sofreu maus-tratos graves.

Distancie-se do familiar tóxico.
Afastar-se do seu pai ou da sua mãe vai ajudar você a se sentir mais confiante para encarar o mundo de frente. Caso não queira cortar o contato completamente, reduza as visitas e comunicações por um tempo para ver como você se sente com os seus pais ocupando um espaço menor na sua vida.

E nestes momentos, as pessoas se afastam porque (de forma inconsciente/ou consciente) percebem que não estamos bem e tendem a evitar nossa companhia, muitas vezes, por falta de recursos para ajudar, ou medo de se envolver com nossos problemas e não saber lidar com isso.

Quando um casal se separa, é usual dizer-se que é uma família que se desfaz. O pai vai para um lado e a mãe vai para o outro. Para as crianças as questões logísticas são apenas uma parte do assunto. Para os filhos, a família mantém-se – o pai é o pai e a mãe é a mãe.

Infelizmente esse é um quadro ideal e não o real. Na realidade, não apenas você, mas muitas outras pessoas se sentem assim. Talvez esse seu sentimento corresponda a de fato como sua família é, ou pode ser uma visão distorcida sua.

O desprezo pode acontecer por vários motivos, mas é fato que o mesmo pode ser de grande contribuição para os problemas com auto-estima. Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais.

Poucas vezes está contente com a sua companhia e tem uma atitude desagradável. Você sente que ela está competindo com você constantemente, tentando mostrar mais sucessos ou mais felicidade na vida dela. Tenta te manipular para que você se sinta mal com tudo o que você faz. Diz abertamente que não gosta de você

A rejeição familiar é uma das experiências mais difíceis que uma pessoa pode enfrentar do ponto de vista da saúde emocional. Por esse motivo, é normal que as vítimas criem mágoas e passem por um período constante de luto — o que não melhora da noite para o dia.

Os 4 grandes desafios da família

  1. TOLERAR AS DIFERENÇAS. Na vida íntima das famílias é importante maior investimento em afeto, tempo e atenção. ...
  2. PENSAR MUITO ANTES DE TOMAR DECISÕES. E quando os sentimentos se transformam em indiferença ou ódio? ...
  3. ENSINAR O RESPEITO. ...
  4. COMBATER A VIOLÊNCIA.

Entre as principais causas de conflitos familiares estão:

  • passar a morar na mesma casa e ter dificuldade para conviver com os hábitos um do outro;
  • ciúme excessivo;
  • mudança na rotina a partir do nascimento de um bebê;
  • início da vida escolar;
  • adolescência difícil;
  • divórcio;
  • dificuldades financeiras.

Qual a droga que mais destroem as famílias: O crack, cocaína e álcool são hoje as drogas que tem um maior poder de destruição no âmbito profissional, pessoal e até espiritual.

Essa ausência pode trazer alguns fatores piores para a criança, como desenvolvimento de problemas de saúde, incômodo com a presença dos pais, baixa autoestima, ansiedade, insegurança, diminuição no rendimento escolar, entre outros.

Esses pais são chamados de tóxicos porque, ao exagerarem na superproteção e até mesmo no autoritarismo, acabam impactando negativamente no desenvolvimento das crianças. Com isso, afetam principalmente a autoestima, autoconfiança e autonomia de seus filhos.

Os motivos podem ser muitos. Um deles pode ser entendido pela má educação dos pais. Por exemplo: o pai que faz as vontades dos filhos, e depois se recusa a lhes dar tudo o que querem, pode ser vítima de maus-tratos.

Não é uma via de mão única e aceitar meus sentimentos — bons e ruins — com relação à minha família é uma parte importante do processo de lidar até hoje. Se for possível, estar fisicamente distante pode ajudar a enxergar tudo com mais clareza e conseguir mais autonomia para si.

Isolar-se pode ser tanto um desejo normal para realizar momentos de introspecção e paz, quanto pode ser um problema relacionado a certos distúrbios ou limitações sociais. Existem alguns transtornos específicos que fazem com que as pessoas tenham muita dificuldade de se relacionar com outras.

Atualmente, apesar das pessoas constituírem uma família, elas vivem de uma maneira muito individualista. Muitas vezes, os indivíduos, mesmo vivendo na mesma casa, não conseguem se relacionar e interagir, por isto, vivem sozinhos embora dividam o mesmo espaço físico.