Porque os pais são espelhos dos filhos?

Perguntado por: amota . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

Isso porque, ao longo de sua formação infantil, aprendeu por observação e vivência emocional a se comportar dessa forma. É muito importante ficarmos atentos ao nosso comportamento, pois, depois que nos tornamos pais, somos diretamente responsáveis pela formação física e psíquica desses pequenos.

Pai e mãe são os “espelhos” dos filhos, assim como as demais pessoas que convivem com a criança no dia a dia.

Os filhos veem os pais como seus heróis, protetores, pessoas mais incríveis do mundo. Seja essa pessoa para o seu filho. Proteja-o, mas sem impedir que ele tenha experiências. Deixe-o ir, mas esteja por perto para quando ele se sentir inseguro e quiser um abraço ou palavras de encorajamento.

Algumas atitudes podem causar trauma em seus filhos.
Algumas atitudes que podem causar trauma nas crianças são: ignorar os filhos, ser abusivo, critica-los constantemente, ser negativo, não demonstrar amor e afeto, ser ausente e não ser presente na vida dos filhos.

Os pais são responsáveis perante o Senhor pelo modo como educam e orientam seus filhos, pois “Eis que os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão. Como flechas na mão de um homem valoroso, assim são os filhos da mocidade.

"Antes, pais tóxicos se impunham, com limites muito agressivos, em vez de acompanhar a autonomia dos filhos", diz Saraco. Exemplos típicos são os pais que forçaram seus filhos a estudar certas carreiras ou seguir certas tradições familiares. "O efeito no filho é que ele não consegue tomar decisões.

Entre as variáveis que podem explicar essa predileção estão as qualidades ou características de personalidade partilhadas entre pais e filhos, "os sistemas de educação a que os pais foram sujeitos, o facto de terem irmãos ou de serem filhos únicos, as expectativas em relação à parentalidade".

"Os filhos mais jovens têm maior probabilidade de ser criados por pais que, com o tempo e a experiência, são mais confiantes e experientes na criação de filhos."

O amor materno é capaz de fazer a criança se sentir confiante para aprender e desenvolver habilidades socioemocionais como autoestima, pensamento crítico, autonomia e criatividade. Estudos da área de psicologia familiar mostram o impacto da figura materna no desempenho educacional, profissional e nas relações afetivas.

Cada relacionamento em que a gente se envolve é um espelho de nós mesmas, seja namoro, família, amigos ou trabalho. Só que cada “detalhe” com que devemos lidar, temos o costume de culpar fora, cobrar ao outro, ou buscar uma razão do porquê isso acontece.

Ver a sua própria imagem refletida no espelho, bem como a imagem de outras pessoas, é fator que contribui para o processo de formação da representação corporal das crianças.

Há quem acredite que essa iniciativa dos pais é, na verdade, uma medida de segurança devido aos inúmeros casos de crimes e assédios digitais. Porém, há pessoas que não concordam com essa atitude, pois acreditam que os pais que decidem olhar os celulares dos seus filhos não mantêm uma relação de confiança com os jovens.

Os pais são protetores dos filhos desde o primeiro contato com o mundo e são eles que ensinam tudo, sendo também os primeiros exemplos de vida. Eles estabelecem o vínculo da criança com o meio ambiente, desde que ela nasce até o decorrer da vida e isso influencia diretamente na construção da identidade.

Significa uma situação de aflito que alguém vai passar e que vai ter que se virar sozinho para resolver, sem necessidade da mãe. também é uma expressão usada em situações em que se separam os seres humanos dos pratos de papa.

Além disso estudos mostram que gritos afetam a mesma área do cérebro que castigos e podem deixar marcas emocionais que desencadeiam depressão e ansiedade ao longo da vida. Agora que você percebe como gritar é destrutivo, é hora de discutir os motivos mais comuns pelos quais os pais gritam.

Deixe com humildade as dores deles com eles. Faça esse afastamento sem arrogância, sem julgamento, sem raiva... sem apontar o dedo em direção aos pais cobrando que eles deveriam ser diferentes... Com humildade, você reconhece que eles tem as questões deles, e os respeita por isso!

A síndrome de Munchausen por procuração é um tipo de abuso in- fantil, em que um dos pais, geralmente a mãe, simula sinais e sin- tomas na criança, com a intenção de chamar atenção pra si.

Para criar filhos saudáveis, basta priorizar o seu casamento e os filhos em segundo lugar. Para muitos casais modernos, as crianças são a prioridade número um e o casamento é a prioridade número 10 – e poucos de nós passamos das três prioridades principais na nossa lista diária de tarefas pendentes.