Porque os mosquitos ficam rodeando a gente?

Perguntado por: rsoares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

“Tanto a transpiração quanto a temperatura corporal podem atrair ou inibir a chegada dos insetos na pele. Algumas substâncias expelidas na transpiração, como ácido lático , ácido úrico e amônia são atrativas para os mosquitos”, explica a dermatologista Simone Neri.

Óleo de citronela

Óleo de citronela: planta medicinal e repelente que afasta mosquitos e pernilongos, além de ter um cheiro cítrico e agradável para os humanos. Dá para plantar em jardins, quintais e vasos; Óleo de lavanda: afasta pernilongos, moscas, pulgas e carrapatos.

19 horas

Mosquitos dormem muito em laboratório. Algo entre 16 e 19 horas por dia, dependendo da espécie.

O que atrai os pernilongos é o gás carbônico que eliminamos durante a respiração. Então, para se proteger do ataque deles, principalmente durante o sono, é preciso recorrer a algumas táticas de defesa como uso de telas nas janelas e portas e mosqueteiros.

Tipo sanguíneo O é o preferido
Estudos apontam que os mosquitos preferem pessoas de sangue tipo O, em especial aquelas com fenótipo secretor — que eliminam antígenos pelas mucosas, o que pode gerar um odor atraente para os insetos.

A receita é bem simples: Misture 5 gotas de óleo essencial de citronela com 1 colher de sopa de óleo de coco ou óleo de semente de girassol e coloque num recipiente com spray. Atenção! Depois que aplicar no corpo, lave bem as mãos para evitar o contato do óleo com os olhos.

As superfícies por onde as moscas pousam normalmente são sujas, o que ocorre é que elas esfregam constantemente as patas para limpá-las e facilitar o trabalho dos receptores que se encontram na ponta das patas e tem a finalidade de identificar o tipo de alimento ou produto que está sendo tocado.

Manjericão
Outro favorito dos cozinheiros, o manjericão também entra na lista de plantas para espantar mosquitos. Essa erva aromática originária da Ásia e África é excelente em molhos, massas e carnes, e ainda por cima mantém os insetos longe.

Dá uma conferida!

  1. Aposte no bom e velho inseticida para eliminar os mosquitos. ...
  2. Repelente de tomada é outra forma eficaz de evitar os mosquitos. ...
  3. Que tal apostar na vela de citronella? ...
  4. Vinagre e detergente também são bons aliados para eliminar os pernilongos. ...
  5. Invista em plantas que funcionem como repelentes naturais.

Um aplicativo disponível para Android, iOS e Windows Phone promete dar noites tranquilas de sono para quem sofre com pernilongos e outros mosquitos durante a noite. O Anti Mosquito - Sonic Repeller trabalha emitindo sons de alta frequência (ultra-som), que afasta os insetos de perto do aparelho.

Pegue ½ xícara de chá de vinagre, ½ xícara de chá de água e 1 borrifador; Junte os dois ingredientes no frasco de spray e misture bem; Borrife próximo a janelas e portas para evitar a entrada de mosquitos.

A receita leva uma xícara de água, dois terços de xícara de resíduo do café e meia xícara de vinagre branco. Depois é preciso deixar a mistura descansando por 24 horas. Finalmente, deve-se colocar a mistura em um borrifador e usar nos ambientes.

A preferência de luz depende da espécie. O pernilongo mais comum, chamado Culex, é o que ataca à noite, atraído pela emissão de CO2 que soltamos ao respirar e também pelo suor. O Aedes aegypti, que transmite a dengue, prefere o amanhecer.

Um mosquito vai achar abrigo em plantas, que são muito comuns em ambientes domésticos, ali eles se escondem, ele também pode se esconder atrás ou embaixo de sofás, embaixo de mesas, atrás de armários, atrás de cortinas, todos os locais escuros, sem vento e onde eles podem permanecer sem serem vistos e eliminados.

Eles não gostam muito de calor, por isso preferem as horas mais frescas do dia, mais comumente entre 7h30 e 10h da manhã e entre 16h e 19h da tarde. No período da noite eles não saem para se alimentar, mas se encontrar alguém próximo ao seu criadouro ele pode se aproveitar da situação e picar.

Na verdade, estamos falando de mais ou menos 453-907 gramas por ano.

Desde o começo dos anos 70, cientistas vêm mostrando por experiências simples, como colocar voluntários de tipos sanguíneos diferentes em contato com centenas de mosquito, que os de tipo O atraem mais estes insetos. Ainda não se sabe ao certo o porquê desta preferência dos pernilongos por pessoas de sangue tipo O.

Alguns estudos anteriores evidenciaram que as vítimas são escolhidas pelo seu cheiro, que odores exalados pelo organismo são rastreados no ar pelos animais, cujas antenas funcionam como nariz. As novas pesquisas sugerem que a composição ácida da sua pele pode ser o fator decisivo na escolha de um mosquito.

Devido à sua natureza ácida, o vinagre é um produto eficaz no combate e na eliminação de bactérias, fungos e outros microorganismos, mas também é muito eficaz para espantar insetos, como os pernilongos ou moscas, bem como na desinfecção da área após seu desaparecimento.

Em ambientes aquáticos, diversos animais se alimentam de mosquitos em seus estágios imaturos de vida - as larvas e pupas. Logo, sem os mosquitos, haveria menos alimento para os peixes e outros animais, desequilibrando a teia alimentar.