Porque os moabitas eram amaldiçoados?

Perguntado por: igarcia . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Números 31:7–8, 15–16; Apocalipse 2:14 faz-nos crer que Balaão ensinou aos moabitas que não poderiam derrotar Israel enquanto os israelitas fossem justos, portanto Balaão disse aos moabitas que tentassem Israel com imoralidade e idolatria, porque isso faria com que perdessem a ajuda do Senhor.

também entregará ele [Deus] os moabitas nas vossas mãos. E ferireis a todas as cidades fortes, e a todas as cidades escolhidas, e todas as boas árvores cortareis, e entupireis todas as fontes de água, e danificareis com pedras todos os bons campos.

Os moabitas foram um povo nômade que se estabeleceu a leste do Mar Morto por volta do século XIII a.C., na região que mais tarde seria chamada de Moabe. Eram aparentados com os hebreus, com os quais tiveram vários conflitos. A estela de Mesa descreve a guerra do rei Mesa contra os israelitas.

Deuses dos Moabitas, Amonitas e Filisteus

  • Milcom.
  • Moloc.
  • Cámos.
  • Dagon.

Os moabitas viviam na terra chamada Moabe, localizada entre o Mar Morto e o deserto da Arábia. Uma das histórias mais conhecidas da Bíblia que inclui Moabe é quando Balaão disse ao rei Balaque para fazer o povo de Deus pecar com imoralidade sexual e comida dada à adoração de ídolos.

Moabe: significa "de seu pai" em hebraico. No Antigo Testamento, este é o nome de um filho de Ló. Ele era o ancestral dos moabitas, um povo que vivia na região chamada Moabe, a leste de Israel.

Rute poderia ter ficado em seu próprio país de Moabe, com sua família para apoio. Ela era jovem o suficiente para se casar novamente e poderia ter ganhado alguma estabilidade financeira dessa forma, mas ela estava determinada a ajudar Noemi, mesmo ao custo de perder seu próprio país, amigos, família, cultura e deuses.

Os moabitas eram descendentes de Ló através de uma relação incestuosa com uma de suas filhas (Gn 19:30-37). Eles levaram os israelitas à idolatria (Nm 25:1-3) e se uniram a bandos de invasores que Nabucodonosor enviou para Judá em 602 a.C. Eles foram mais tarde conquistados por Babilônia e desapareceram como nação.

Os amonitas eram descendentes de Ben-Ami, filho de Ló com sua filha mais nova (Gênesis 19:38). Este certo parentesco com os israelistas se devia ao fato de Ló ser sobrinho de Abraão, patriarca do povo de Israel. Os textos bíblicos revelam que muitas vezes os amonitas foram um grande problema para os israelitas.

Não satisfeito, juntou consigo Mesa ainda 700 homens para irem contra Edom, mas não prevaleceram o que obrigou Mesa a fazer algo terrível que acabou pondo fim aquele conflito: ele sacrificou seu filho primogênito para induzir o deus Quemos a livrar os moabitas da derrota certa.

Significado de Moabita
substantivo masculino e feminino Natural ou habitante da terra de Moab do séc. XIII ao séc. VI a.C.A região de Moab ficava ao leste do baixo rio Jordão e do mar Morto. Os moabitas eram semitas relacionados com os hebreus.

Mesa foi um rei de Moabe que pagava tributo a Israel mas se rebelou e derrotou uma aliança de Jorão de Israel e Josafá de Judá. A campanha de Israel e Judá contra Moabe é contada no segundo livro de Reis, da Bíblia, e na Pedra Moabita.

Depois de os israelitas terem derrotado os amorreus, o rei de Moabe (Balaque) ficou com medo de que também destruíssem sua nação. Balaque pediu a um profeta chamado Balaão que amaldiçoasse os israelitas.

A noção de Quemos como o patrono da terra de Moabe emerge na declaração de que esta divindade abandonara a terra aos inimigos de Moabe. Embora de forma implícita, a noção subjacente é de que a terra era uma dádiva da divindade ao seu povo.

Moabitas. Segundo a Bíblia, tanto os Amonitas quanto os Moabitas são descendentes de Ló. Ambas tiveram uma relação incestuosa com o pai nascendo os filhos: Moabe e Ben-Ami.

Noemi, o marido e os dois filhos mudaram-se de Belém para a terra de Moabe por causa da fome. O marido de Noemi faleceu em Moabe e seus filhos casaram-se com mulheres moabitas. Depois da morte dos dois filhos, Noemi incentivou as noras a morarem com suas respectivas famílias para terem alguém que cuidasse delas.

Balaão cumprimenta o rei e a rainha e todos ratificam sua mudança. Balaque pede a ele que amaldiçoe o povo de Israel, ao que Balaão responde que fará o que Deus determinar.