Porque os metais oxidam?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O processo de corrosão dos metais se dá em virtude das reações de oxidorredução entres esses e outros agentes naturais como o oxigênio presente no ar. O potencial de redução desses metais costuma ser menor do que o oxigênio e por isso eles cedem seus elétrons, oxidando-se.

A oxidação ocorre quando a espécie química perde elétrons para outra, ficando com a carga mais positiva, isto é, o seu Nox (Número de oxidação) aumenta. A redução, por outro lado, é o ganho de elétrons de uma espécie química, com a consequente diminuição do Nox.

A oxidação de metais (ou oxirredução) é um processo caracterizado quando ocorre a perda de elétrons em um átomo durante uma reação química. Na oxidação, o átomo que perdeu elétrons também perde cargas negativas e isso faz com que aumente o seu Nox. O Nox é o número de cargas em uma reação.

A ferrugem é resultado da oxidação do ferro devido ao contato com o oxigênio presente na água e no ar. A única forma de evitar que objetos feitos de ferro (facas, máquinas, ferramentas, etc.) se decomponham por causa da oxidação é impedir que entrem em contato com o oxigênio, mas como?

Os Aditivos Antioxidantes, ou inibidores de oxidação, são substâncias que diminuem a corrosão no metal. Alguns reagem e eliminam um componente químico ativo presente na solução, já outros inibidores se fixam à superfície e interferem nas reações de oxi-redução.

A corrosão de metais é um fenômeno natural provocado por reações de óxido-redução. Esse fenômeno ocorre quando uma superfície metálica sofre com uma degradação constante causada, principalmente, pela ação de agentes naturais, como por exemplo, o oxigênio e a umidade do ar.

A proteção contra a corrosão do ferro pode ser feita por utilização de ferro inoxidável no lugar do ferro metálico, por pinturas protetoras, como a de zarcão ou de estanho, e por meio de metais de sacrifício, que é a técnica utilizada na galvanoplastia, em que há proteção catódica.

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.

A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas. A respiração ocorre em três etapas básicas: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa.

A oxidação é o início do processo de degradação do metal e deve ser tratada logo no início, para não dar origem à corrosão e ferrugem. – Corrosão: A corrosão é o desgaste do metal a partir da oxidação.

Muito conhecida, a ferrugem é o resultado a oxidação do ferro. Este metal em contato com o oxigênio presente na água e no ar, se oxida e desta reação surge a ferrugem, que deteriora de pouquinho o material original.

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina.

O vinagre é muito utilizado para remover ferrugem de inox, ferramentas e materiais industriais graças a sua praticidade. Basta despejar um pouco de vinagre no objeto e deixá-lo por algumas horas (ou, se possível, 48h em imersão). Depois, utilize um pano, escova de dente velha ou esponja macia para remover a sujeira.

Veja que o metal mais reativo é o lítio (Li) e o menos reativo é o ouro (Au). Esse é um dos motivos do ouro ser tão valioso, pois não reagindo, ele permanece intacto por muito tempo.

Óleos e produtos específicos anticorrosivos podem ajudar. Esses produtos de uso profissional aplicam finas camadas que impermeabilizam os materiais e prolongam a vida útil dos itens. No caso de chapas e grandes áreas feitas em metal, uma boa solução é pintar com tinta esmalte contra ferrugem.

A presença da água favorece a formação da ferrugem porque possui íons dissolvidos, o que facilita o fluxo dos elétrons.

Existem quatro tipos de reações de oxidação orgânicas, que são: combustão, ozonólise, oxidação branda e oxidação energética.

A oxidação refere-se à perda de elétrons. Contrariamente, a redução refere-se ao ganho de elétrons. Portanto, as reações redox ocorrem quando os elétrons são transferidos do átomo oxidado para o átomo reduzido.

Para objetos em estágio inicial de ferrugem, deixá-los de molho numa solução de partes iguais de vinagre branco e água por até duas horas pode ser suficiente. Ao retirar, remova com uma esponja os resíduos da ferrugem antes de lavar. Guarde sempre bem seco e longe de umidade.

Quando as ferramentas estiverem enferrujadas, uma dica para tirar ferrugem é usar os truques caseiros, como o uso do vinagre branco ou limão e bicarbonato. O vinagre, como vimos, é usado na remoção de ferrugem de diversos materiais, podendo ser usado também em suas ferramentas como alicates e chaves.

Continuar lendo Quais metais oxidam?