Porque os judeus não comem carne e leite?

Perguntado por: idias7 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

Os sábios dizem que o leite é um derivado do sangue e se cozinharmos carne com leite este volta a seu estado original que é o de sangue. Assim, misturar carne com leite no judaísmo cai em clara proibição rabínica.

Camarão, lula e lagosta, por exemplo, não são kosher; para os judeus que observam estritamente as regras religiosas, da fauna aquática o cardápio só aceita espécimes com escamas e barbatanas. Porco e coelho, tidos como sujos, também não têm lugar à mesa.

No mundo judaico, o tema da pureza e a proximidade com a santidade é muito importante. E o porco era considerado um animal impuro, devido à forma como era mantido antes do abate, há centenas de anos.

Uma das características dessa comunidade é o isolamento ou o fechamento em si mesmo. Este fechamento ocorre porque se conectar com o mundo não judeu leva a possibilidade de cair em tentação e, sobretudo, se impurificar.

Em linhas gerais, os judeus utilizam em sua alimentação insumos e ingredientes como gordura de galinha, cebola, alho, repolho, cenoura, beterraba, batata, peixes, raiz-forte, frutas, ervas, grãos e especiarias mediterrâneas, como alcachofra, aipo, aspargo, espinafre, alfaces variadas, tomate, berinjela, azeitonas, ...

Os judeus acreditam que o conhecimento do passado sempre pode ser aperfeiçoado e melhorado. Não há nenhum segredo dos judeus escondido na genética ou escolha divina. Só o óbvio: culto à educação. Todo judeu dá importância máxima à educação de qualidade, pois, para eles, o conhecimento é a base para a prosperidade.

Comida kosher – O que é e onde provar
Por exemplo, eles não comem moluscos e crustáceos (tipo lula e camarão) e não misturam carne de gado ou frango com leite e derivados. Verduras para saladas devem ser minuciosamente lavadas. São apenas algumas regras da comida kosher, servida em vários restaurantes de Israel.

Carnes: Devem ser de animais ruminantes, como vaca, ovelha, cabra e veado. Porco e coelho não são permitidos; Entre as aves estão o frango, pato, ganso e peru.

O quipá, um pequeno chapéu usado pelos judeus, é um dos símbolos do Judaísmo e é usado como sinal de respeito e de reverência a Deus. A nova criação de Koresh permite que os judeus possam usá-lo e sentir-se “confortáveis” e “seguros”.

ou antes de comer legumes, verduras, hortaliças ou frutas que nascem na terra recita-se: falamos a seguinte benção : Baruch Atá A-do-nai, E-lo-hê-nu Mélech haolam, borê peri haadamá.

Israel

Israel, o estado-nação judeu, é o único país onde os judeus são a maioria dos cidadãos.

Para os judeus ortodoxos, o descanso deve ser absoluto. Como no passado, não se podia fazer fogo aos sábados, hoje, eles não usam energia elétrica. É proibido, por exemplo, andar de carro, de elevador, acionar ou comandar qualquer equipamento eletrônico. Não é permitido também fazer os empregados trabalharem nesse dia.

Misturar carne com leite no judaísmo é como misturar severidade (guevurá) com bondade (chessed) A carne — vermelha lembra o rigor, a severidade. O leite — branco lembra a bondade.

A culinária judaica é formada por um conjunto de regras que seguem as leis do judaísmo e para designar as preparações de alimentos seguindo estas regras utilizamos a palavra Kasher, ou Kosher, que significa apropriado.

Um deles se refere a um antigo costume da tradição judaica, de beijar a mezuzah. A mezuzah é um objeto instalado no umbral das portas de residências judaicas que contém um pergaminho dobrado, escrito em hebraico, com trechos da principal oração do livro Deuteronômio, do Velho Testamento.

A tampa, que não possui vidro, é cerrada ali mesmo. Na tradição judaica, o corpo é considerado uma matéria impura e contaminante, uma vez que, quando a vida termina, ele entra em processo de decomposição. Assim, quem tocá-lo precisa realizar rituais de purificação.

Segundo o Chabad.org, site do movimento hassídico Chabad-Lubavitch, a principal razão desse costume é proteger a mulher dos olhares de outros homens. Além disso, cobrir os cabelos é um sinal para o mundo, e também para a própria mulher, de que ela está casada.

É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total. As normas e restrições relacionadas com o Shabat aparecem descritas na Torá, mas nem todos os judeus seguem essas normas fielmente.

Você sabe o que significa Kosher? O termo é usado para descrever o alimento permitido de acordo com as leis alimentares judaicas. E os Leites UHT Piracanjuba Kosher contam com o acompanhamento presencial de um fiscal Rabino, que produz lotes específicos.