Porque os jovens usam piercing?

Perguntado por: aalbuquerque . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Existem jovens que fazem uso de piercings como um adorno com o objetivo de chamar a atenção do outro, ou seja, querem ser vistos.

Algumas pesquisas indicam que pessoas que fazem piercing podem ter uma autoestima mais elevada, pois se sentem mais confiantes e seguras em relação à sua aparência.

Atualmente, a maioria dos adolescentes colocam piercings porque gostam da nova aparência. No entanto, em São Paulo é proibido que menores de 18 anos façam tatuagens e coloquem piercings sem autorização dos pais.

O piercing no umbigo, também conhecido como belly button piercing, é um dos mais populares quando se trata de sensualidade. Ele chama a atenção para a região da cintura e do abdômen, podendo ser extremamente atraente quando combinado com as roupas certas.

No nariz o piercing passou a ser usado há pelo menos 4000 anos, no Oriente Médio, depois se disseminou pelas terras indianas no século XVI. Aí o nostril, como era conhecido, foi absorvido pelos mais ilustres. Desta forma este adorno ganhou conotações de status social.

Os primeiros registros de utilização de piercings no nariz têm data de mais de 4000 anos. Na Bíblia, é possível ver em 2 Reis 19:28 que um piercing está relacionado com domínio, sendo uma maneira de subjugar e controlar outro. Antigamente, um piercing para o nariz também poderia ser um presente de casamento.

De acordo com alguns especialistas essa região sugere que o corpo libere analgésicos naturais, proporcionando alívio da dor. Algumas pessoas que possuem crises fortes de dor de cabeça disseram que tiveram seus problemas diminuídos quando colocaram piercings nestas regiões.

Colocar um piercing na boca pode ter inúmeros significados, como rebeldia, vontade de expressar a sua personalidade, ou simplesmente um apreço pelo acessório.

Durante a fase de cicatrização, o furo do piercing é uma ferida aberta, representando um risco de infecções bacterianas e virais. No pior dos casos, as inflamações causadas por mãos sujas ou suor podem causar bacteremia (envenenamento do sangue).

O piercing na sobrancelha ainda é visto como um símbolo de liberdade, uma herança do punk rock, popularizado nas décadas de 70 e 80. O acessório é uma forma de expressar seu estilo, assim como outros tipos de piercings que seguem em alta, como as argolas no nariz, por exemplo.

Sabe-se que o piercing na orelha foi considerado por muitas civilizações uma forma de mostrar riqueza e status social. Também, era interpretado como um símbolo de sensualidade. As possibilidades de perfuração são diversas. Embora a orelha seja uma parte pequena do corpo, nela há muitas formas de se usar um piercing.

Evitando infecções em piercings
Ao beijar alguém que acabou de colocar um piercing, você estará introduzindo bactérias estranhas no corpo da pessoa, o que pode levar ao surgimento de uma infecção. Espere que o local cicatrize antes de pensar em beijá-la.

O piercing no rook chama mais atenção. Por outro lado, o ponto de luz no tragus e a argola na helix apenas complementam o protagonista.

O smile é o queridinho das inglesas – e aparecem sempre que elas sorriem! E no Brasil, você consegue imaginar qual é o mais popular? A CH conversou com alguns estúdios de body piercing do país e descobriu que não só um, mas dois modelos ganharam nossos corações.

Orelha e sobrancelha são os lugares menos arriscados. O risco mora nas partes do corpo mais atacadas por bactérias. Elas adoram lugares escuros, quentes e úmidos.

Quais são os piercings mais dolorosos de colocar?

  • Daith. O piercing daith é uma perfuração realizada na cartilagem da orelha, acima do canal auditivo. ...
  • Microdermal. Também conhecido como dermal anchor é um pequeno piercing na superfície da sua pele. ...
  • Mamilo. ...
  • Transversal. ...
  • Lóbulo da orelha. ...
  • Lábio. ...
  • Umbigo. ...
  • Nariz.

O piercing de argola é simples e é o que mais passa imagem de moderno e fashion. Pode ser usado tanto na lateral do nariz quanto no septo. Geralmente o piercing da região do septo tem detalhes em pedras. Já o piercing de nostril, é conhecido pelos seu detalhe único de pedra, a zircônia e pode variar de tamanho e cor.

Depois de colocar o piercing no nariz, muitas pessoas podem enfrentar irritação e problemas no processo de cicatrização da pele, como queloide e granuloma. Se não tratar corretamente com um otorrinolaringologista, problemas mais sérios podem surgir.