Porque os jovens não estudam e nem trabalham?
Publicado em 16/12/2022 - 19:00 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília. Trabalho doméstico, cuidar de familiares, problemas de saúde e gravidez são os principais motivos pelos quais os jovens não trabalham, não estudam, nem procuram emprego no Brasil.
Quantos jovens não trabalham e nem estudam?
Um diagnóstico inédito feito pela Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Ministério do Trabalho mostra que ao menos 7,1 milhões de jovens entre 14 e 24 anos no Brasil não trabalham, nem estudam, são os chamados “nem-nem”. Cerca de 60% desse grupo são mulheres, a maioria com filhos pequenos.
Quais as principais causas para que jovens brasileiros não trabalham e nem estudam como as políticas públicas podem colaborar para que diminua a geração nem-nem?
As razões para o significativo percentual de jovens nem-nem, de acordo com o estudo, são problemas com habilidades cognitivas e socioemocionais, falta de políticas públicas, obrigações familiares com parentes e filhos, entre outros.
Por que os jovens não conseguem emprego?
Jovens costumam não ter as qualificações profissionais necessárias para assumir riscos, encarar grandes desafios ou tomar decisões mais estratégias. Ao contrário, essas pessoas ainda estão em fase de aprendizado e adaptação e muitas competências técnicas e comportamentais virão com o passar do tempo.
Quais são as causas da geração nem-nem?
A expressão “geração nem-nem” vem da constatação da existência de uma importante parcela da população composta por pessoas com 18 e 24 anos que nem estudam, nem trabalham. Em geral, são jovens que encontram dificuldades para conseguir uma oportunidade de trabalho e, com isso, acabam paralisando seus estudos.
Por que cada vez mais jovens querem deixar o Brasil?
Motivos para sair do Brasil
Falta de uma perspectiva profissional e financeira para os próximos anos; Dificuldade de encontrar trabalho (atinge 70% dos jovens); Sensação de insegurança e violência (a percepção de violência pelos jovens tem aumentado, segundo o estudo); Insatisfação com o gerenciamento do país.
Por que os jovens deixam as escolas?
A necessidade de trabalhar é o principal motivo (47%) para interrupção dos estudos. “Um número muito alto de pessoas deixa de estudar por falta de interesse na escola que, muitas vezes, não tem elementos de atratividade para os jovens e certamente esses números se agravaram durante a pandemia”, afirmou Lucchesi.
Quais os desafios que os jovens enfrentam nos dias de hoje?
Saiba quais os 7 principais problemas na adolescência e como...
- Baixa autoestima. Com a mudança no corpo, muitos adolescentes começam a fazer comparações com os amigos e colegas do seu convívio social. ...
- Isolamento social. ...
- Timidez. ...
- Bullying. ...
- Vício em tecnologia. ...
- Amizades problemáticas. ...
- Estresse.
Qual é a atual situação dos jovens no Brasil?
Falta de oportunidades, desemprego em alta e abandono escolar fazem do Brasil o vice-campeão entre os países com a maior proporção de jovens que nem estudam nem trabalham. Em 2020, eram 35,9% dos jovens brasileiros de 18 aos 24 anos nessa situação. Esse percentual só não é maior do que o da África do Sul.
Quem não estuda pode ser jovem aprendiz?
Quais são os requisitos para ser um jovem aprendiz? Para tornar-se um jovem aprendiz deve-se: ter entre 14 e 24 anos, exceto em casos de pessoas com deficiência, que não há limite de idade; estar matriculado e frequentando o ensino fundamental ou médio.
Quais são as consequências da geração nem-nem para a economia?
As consequências variam da redução da produtividade até aumento da criminalidade, elevando os custos para os jovens, para a economia e a sociedade como um todo, atingindo áreas como saúde, educação, segurança, bem como para a previdência e assistência social.
Quais são os desafios de ser jovem no Brasil?
Os jovens também são confrontados com desafios globais, como as mudanças climáticas, desigualdade social e problemas políticos. Eles podem sentir a responsabilidade de enfrentar essas questões e buscar soluções, mas muitas vezes podem se sentir impotentes ou frustrados diante da magnitude dos problemas.
Como lidar com a geração nem-nem?
De acordo com o especialista, para lidar com esse fenômeno, “é preciso retomar a valorização do trabalho e do estudo como fonte de formação do próprio caráter, além do fortalecimento de laços familiares”. A educação ainda exerce função fundamental para o enfrentamento da situação.
Quais são as dificuldades que os jovens enfrentam para estudar e trabalhar?
São diversas as dificuldades de se trabalhar e estudar concomitantemente, como o estresse, a sonolência, o cansaço mental, a falta de tempo para relações familiares e falta de tempo para dedicação aos estudos, entre tantas outras dificuldades existentes (OLIVEIRA, CIAMPONE, 2006).
O que dificulta a entrada dos jovens no mercado de trabalho?
Para o especialista em Relações do Trabalho, José Pastore, a falta de experiência e o alto custo dos encargos sociais são alguns dos principais desafios para os jovens na hora de entrar no mercado de trabalho.
Por que o jovem passou a ser inserido no mundo do trabalho?
A economia brasileira ainda precisa crescer bastante, muitas oportunidades estão surgindo e é necessário capacitar os futuros profissionais. Essa tarefa só será possível com a inclusão do jovem no mercado de trabalho, para que ele ganhe experiência e, quando tiver mais idade, possa desenvolver tarefas mais complexas.