Porque os jovens leem cada vez menos?

Perguntado por: ileiria . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Para quem pensa que o motivo mais dado para não ler é o preço dos livros (que realmente são caros), vem uma surpresa: não é o que dizem os leitores mais velhos. Segundo eles, o motivo pelo qual vão lendo menos ao longo da vida é a falta de tempo. São dados interessantes para refletirmos sobre as escolhas que fazemos.

Segundo esse estudo, 80% dos jovens na faixa de 11 a 17 anos (24,3 milhões) leem para cumprir tarefas escolares. A grande maioria, 13 milhões, afirma que ler é um tédio e que o fazem por obrigação, enquanto 6,5 milhões não leram nenhum livro em um período de três meses.

É preciso ressaltar que muitas crianças não gostam de ler devido ao ambiente, que não possibilita o acesso a diferentes materiais de leitura (livros, revistas, jornais, etc.), em que há pessoas que não leem, não escrevem, não respondem suas perguntas, ou fazem essas atividades com baixíssima frequência.

A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos. Outro fator que pode ser analisado é a concorrência, pois a escolha de ler um livro pode bater de frente com a de consumir outros tipos de mídia.

Os principais fatores de dificuldade leitora e de escrita são a resistência à escrita, o problema de defasagens oriundas das etapas iniciais, a indisponibilidade de livros na biblioteca, o tipo de escola em que cursaram as etapas anteriores, a falta de hábito de escrever e, o tempo que dedicam à leitura.

Continue a leitura e conheça algumas dicas para incentivar a leitura na adolescência.

  1. Não imponha a leitura como obrigação. ...
  2. Disponibilize diferentes temas e formatos. ...
  3. Incentive por meio do exemplo. ...
  4. Considere a opção de eBooks. ...
  5. Ofereça um espaço de acesso aos livros. ...
  6. Converse sobre os livros.

- Conscientizar os alunos de que a leitura deve ser algo diário e indispensável, assim como beber água, praticar esportes, academia entre outras atividades cotidianas. - Criar na escola o “clube da leitura”.

Socidedade sem criatividade, com péssima comunicação, completamente alienada e ainda prejudicando no desenvolvimento da nação, são apenas algumas das conseqüências da falta da leitura.

Tendo em vista que, o hábito da leitura está cada vez mais escasso entre as crianças. Essa escassez se dá pela falta de incentivo por parte dos pais e pela acomodação das crianças geradas pelas novas tecnologias.

A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante. Em seguida temos a Tailândia (9,4 horas semanais), China (8h), Filipinas (7,6h) e Egito (7,5h).

a Índia

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas. Já o quinto é, notavelmente, o Egito.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil indica a falta de domínio da habilidade de leitura como um dos principais desafios para a formação de leitores. “Não ter paciência para ler” e “ler muito devagar” estão entre as principais dificuldades apontadas, citadas por 24% e 20% dos entrevistados, respectivamente.

A falta de incentivo do governo
Isso resulta em vários aspectos, como: a falta de cuidado para o preço dos livros no Brasil, a falta de uma campanha para que a leitura seja reforçada, e muito mais. Ler cada vez mais é o mesmo de agregar mais valor e conhecimento. Inclusive sobre ações do Governo.

Na faixa dos 11 aos 13 anos, os livros didáticos repetem a marca de 47%, seguidos pelos infantis (34%), quadrinhos (33%) e contos (30%). Na faixa etária de 14 a 17 anos, cresce a influência dos livros didáticos (55%), e aparecem os romances com 41%, contos (30%), livros de poesia (28%) e livros juvenis (26%).

O incentivo à leitura deve começar desde os primeiros anos de vida da criança. Ainda em casa, os pais devem inserir o ato de ler na rotina do filho, contando histórias antes dos pequenos dormirem e disponibilizando livros adequados à faixa etária para os filhos manusearem e conhecerem as imagens.

Entre os não-leitores, as principais causas são a falta de tempo (34%) e o fato de não gostarem de ler (28%). A pesquisa mostra também que os leitores têm usado o tempo livre para assistir televisão, assistir filmes ou vídeos em casa, escutar música ou rádio, usar a Internet, WhatsApp e redes sociais.

A falta de acesso à educação e o desinteresse aos livros, resulta em uma população sem raciocínio lógico e que não é capaz de ter posicionamento próprio ou independência, ficando passiva a respeito de abusos feitos pelo governo.

Falta de leitura pode prejudicar em provas e vestibulares

  • Problemas na interpretação de textos. ...
  • Dificuldades na escrita. ...
  • Falta de senso crítico. ...
  • Argumentos sem fundamento.