Porque os jogadores do Futebol de 5 usam vendas nos olhos?

Perguntado por: igonzaga . Última atualização: 27 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

Os atletas de linha usam vendas nos olhos para evitar qualquer vantagem dos que apresentem percepção luminosa, enquanto o goleiro consegue enxergar normalmente. A partida é composta por dois tempos de 25 minutos cada, com intervalo de 10 minutos.

No futebol de 5, há uma pequena área de 5,82m x 2m de onde o goleiro não pode sair para realizar defesa nem tocar na bola. Outra regra importante é que, a partir da sexta falta, é cobrado um tiro livre da linha de oito metros (duplo-pênalti) ou do local onde foi sofrida a falta. O tamanho do gol é de 3,66m x 2,14m.

Entre as regras, está a proibição de tocar na venda nos olhos e a obrigação de dizer a palavra espanhola "voy" (vou, em português), sempre que forem em direção à bola, na tentativa de se evitar choques. Quando o juiz não ouvir, ele marca falta contra a equipe cujo jogador não disse a palavra.

Diferente do que muitos pensam, os goleiros do futebol de 5 não possuem deficiência visual. "Sempre me perguntam se sou cego e eu explico sobre a modalidade", comentou Matheus, de 23 anos. Pelas regras da modalidade, o goleiro não pode ter participado de competições oficiais da Fifa nos últimos cinco anos.

O jogo de futebol para cegos assemelha-se a outras modalidades de esportes. O objetivo é tocar a bola com os pés para o companheiro com a intenção de chegar ao gol. A equipe que for superior no placar é a campeã da partida.

Participantes. Cada time é formado por cinco atletas: um goleiro, que tem visão total, e quatro na linha totalmente cegos que usam uma venda nos olhos para deixá-los em iguais condições - já que alguns atletas possuem um resíduo visual (vulto) que propicia, nesta modalidade, alguma vantagem.

O Fut 5, como é conhecido o Futebol de 5 é uma modalidade paralímpica exclusiva para cegos, independente do nível de comprometimento da acuidade visual. Ao todo, são 5 jogadores em campo, sendo 4 jogadores de linha e um goleiro.

Para que os jogadores consigam ouvir o barulho do guizo dentro das bolas é fundamental que a torcida permaneça em silêncio durante o decorrer da partida. Com regulamento polido e elaborado, o futebol de 5 não é um esporte perigoso, ao contrário do que muitas pessoas imaginam.

Praticado por atletas cegos, o futebol de 5, ao que tudo indica, surgiu na Espanha, por volta da década de 1920. No Brasil, há indícios de que era praticado durante a década de 1950 por cegos que jogavam com latas.

A principal delas envolve o tempo de jogo, reduzido de 20 para 15 minutos cronometrados em cada etapa, com o intervalo de dez minutos entre elas mantido.

22m x 38 a 42m

O esporte futebol de cinco é praticado em uma quadra com as mesmas dimensões da quadra de futsal: 18 á 22m x 38 a 42m, o piso pode ser de cimento, madeira, borracha sintética, grama natural ou sintética, deve ser plano, liso e ñ abrasivo.

A bola possui guizos que produzem sons, através dos quais os atletas podem encontrar a bola. As partidas oficiais tem dois tempos de 20 minutos cronometrados, com 10 minutos de intervalo.

Apostar no Under 5.5 **para um jogo de futebol significa apostar que as duas equipes **não marcaram mais de 5.5 gols no total da partida.

Cada time é formado por cinco atletas, o goleiro e quatro jogadores de linha. O goleiro é o único jogador que tem visão total, mas não pode ter participado de competições oficiais da FIFA nos últimos cinco anos.

Os pelos provocam mais atrito com a pele, que acaba ficando vermelha e dolorida. A dor provocada pelas assaduras pode comprometer o desempenho do atleta, sendo esse mais um fato que justifica a depilação para a prática esportiva. A termorregulação também é favorecida com a retirada dos pelos.

Os óculos escuros ajudam a focar melhor no caso da visão borrada, e protege da luz no caso daqueles capazes de perceber a luminosidade no ambiente. Há também o caso de cegos que possuem alguma deformidade e utilizam os óculos para não chamarem a atenção para a deformidade ocular.

Como correm os atletas com deficiência visual
Para correr, os guias utilizam, presa à mão, uma corda que se conecta à mão do cego corredor. As cordas não podem nem ser elásticas e nem medir mais de um metro e não devem ser utilizadas para que o guia empurre ou impulsione seu atleta.

O jogo de futebol para cegos também é chamado de “futebol de cinco”, já que traz muita influência do futebol de salão. Como o próprio nome diz, as equipes são formadas por cinco jogadores, de modo que quatro jogadores atuam na linha e um como goleiro.

O goleiro ou guarda-redes (em tempos antigos, também chamado arqueiro ou porteiro, no Brasil, e quíper/keeper, em Portugal) é um atleta presente em alguns desportos coletivos, como futebol, futsal, handebol, hóquei (em qualquer dos vários tipos), entre outros.

O futsal, que é o diminuitivo do nome futebol de salão, é uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal é muito praticado no Brasil e no decorrer dos tempos, passou a ser a segunda maior modalidade esportiva disputada no país.

O que muitos atletas, comissões técnicas e torcedores desconhecem é que a expressão verbal - palavra “deixa” - caracteriza-se uma infração pessoal somente quando há dois jogadores, de times adversários, disputando o mesmo lance, e um desses jogadores, usando palavra “deixa” ou similar, tenta ludibriar o adversário.