Porque os jataí se matam?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Um deles é “morder” com tanta persistência um alvo intruso ao ponto de não se desprender e morrer durante o ataque, sacrificando-se para proteger a colônia do saque de seu alimento por outras abelhas “ladras” e da predação por outros animais.

Há uma forte tendência das sentinelas se distribuírem em números iguais, em ambos os lados da entrada do ninho. Dessa forma, essas abelhas “drones” conseguem detectar e interceptar mais rapidamente intrusos e assim, iniciam um ataque.

Entre as jataís, algumas guardas ficam sobrevoando a entrada do ninho, de plantão para o caso de um ataque. As guardas podem rapidamente se engajar em um ataque coletivo, recrutando todo um exército através de sinais químicos liberados no ar, afastando até mesmo grandes vertebrados.

Uma abelha pequena, com cerca de 4 a 5 milímetros de comprimento, a Jataí produz um mel diferenciado. Com sabor peculiar e produção limitada, ele é o mel mais caro produzido no Estado. Um litro equivale a 1,4 quilos e pode custar até R$ 500.

R$ 180,33.

Se uma rainha morre de repente, as operárias irão tentar criar uma "rainha de emergência" selecionando algumas células das quais a larva tenha acabado de sair e preenchem com geléia real. As operárias então, constroem uma célula especial (feita exclusivamente para abrigar a rainha) improvisada.

A maioria ocorre na natureza, outras podem ser plantadas e florescem rapidamente, como o beijo, a maria-sem-vergonha e a coroa-de-cristo. Esta última não pode faltar, pois as jataís encontram nela néctar, pólen e própole.

Trata-se das abelhas-limão.

Uma causa comum de abandono é o calor excessivo. Períodos de carência alimentar ou de seca muito prolongados e ataque de inimigos, como formigas, também podem motivar o abandono das colmeias. Nas abelhas sem ferrão, não existe o comportamento de abandono das colmeias.

A abelha jataí (Tetragonisca angustula) é uma espécie sem ferrão, dócil e de fácil manejo, mas que curiosamente possui um sistema sofisticado de reconhecimento, a ponto de impedir de modo agressivo a entrada no ninho de companheiras expostas a fungos que podem contaminar a colônia.

É usado como fortificante e anti-inflamatório, em particular dos olhos. Além do mel, a Jataí produz própolis, cera e pólen de boa qualidade. Em comparação com as abelhas com ferrão, produz menor quantidade, mas o preço de venda é bem maior: um litro desse mel pode chegar a 100 reais.

Borrife no ar, com um frasco com spray substâncias que afugentam as abelhas, como óleos essenciais de menta, cravo, eucalipto ou citronela. Você também pendurar saquinhos de organza ou tule com bolinhas de naftalina. Evite que crianças ou animais domésticos tenham contato com a substância.

A enxameação normalmente ocorre durante a primavera ou início do verão (abril – junho). Em poucas palavras, a rainha, acompanhada de um número de operárias deixam o apiário em busca de um novo ninho.

Por exemplo, na literatura há informações de que espécies do gênero Melipona podem voar em média 2 km, ao passo que espécies menores, como a jataí (Tetragonisca angustula) e mirim (Plebeia spp.), podem voar até 500 metros de suas colônias.

As abelhas com ferrão formam enxames de 70 mil a 90 mil indivíduos, em média, e produzem de 30 kg a 40 kg de mel por caixa por ano em apiários fixos.

Organização. Assim como todos os apídeos, as jataís possuem uma sociedade organizada dividida em: operárias, zangões e rainha. Portanto a colmeia de Abelhas Jataí possui uma média de 5.000 (5 mil) abelhas.

A produtividade das abelhas Jataí é de 0,5 kg a 1,5 kg de mel por caixa de abelha por ano, quantidade baixa se comparada à produção da abelha com ferrão, de 25 kg a 30 kg por ano por caixa.

Mel de jataí benefícios: O mel de jataí é um poderoso antibiótico natural, ótimo para amenizar os sintomas de gripe por conter enzimas, leveduras e própolis em sua composição natural, também é um mel para sinusite por ter ação descongestionante, além de funcionar como um forte aliado para aumentar a imunidade do ...