Porque os japoneses não usam talheres?

Perguntado por: epimenta . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Chamados kuai-tzu, os pauzinhos acabaram sendo levados por chineses também para o Japão, por volta do século VII, onde ganharam o nome de hashi. No início, os japoneses utilizavam o hashi somente para oferecer alimentos às divindades, pois as mãos eram consideradas impuras para tocar a comida dos deuses.

Saber usar corretamente o hashi é uma arte milenar. Os famosos palitinhos existem há séculos, sendo inventados muito antes do garfo e da faca, por exemplo.

saiba mais. "Além disso, não se pode espetar os hashis na comida, porque normalmente quando alguém morre, costumamos oferecer o arroz na tigela bem cheinha, com o hashi espetado no meio da comida", explica. Outra dica importante: nunca encha a tigelinha de arroz até a borda.

Com a Coca-Cola não é diferente. Dependendo da estação do ano e da localidade, a Coca-Cola Japão oferece edições especiais e limitadas.

Foi lançado recentemente no Japão, um novo tipo de Coca-Cola, a Coca-Cola Clear. Como o próprio nome já diz, é uma Coca-Cola de líquido transparente e incolor. O Japão está vivendo uma onda de bebidas sem cor, desde vinhos brancos, sucos, chás, lácteos e café incolores, chegou aos refrigerantes gaseificados.

É também um alimento de importante significado na cultura nipônica. Durante séculos o arroz foi usado como moeda no país. Os salários dos samurais eram pagos com arroz e senhores feudais tinham sua riqueza calculada por seus estoques de arroz. Até hoje lutadores de sumô são simbolicamente premiados com arroz.

Mas antes, você deve saber que os japoneses costumam dormir sobre um colchão chamado futon. Geralmente o futon, que costuma ter de 5 a 7 cm de altura, é colocado sobre o tatami, um piso feito de palha de arroz prensada e depois revestida com esteira de junco, muito comum em casas tradicionais japonesas.

Pauzinhos (hashi)
Os pauzinhos nunca devem ser fincados verticalmente no arroz, pois isso lembra palitos de incenso (que normalmente são colocados na posição vertical na areia) durante oferendas aos mortos. Usar os pauzinhos para lançar comida ou apontar não é recomendável.

Nunca cole seus pauzinhos verticalmente em sua tigela de arroz – isso se assemelha a um ritual fúnebre. Se você precisar colocá-los para baixo, use sempre o suporte do pauzinho ao lado do seu prato.

Um costume que é considerado muito rude pelos japoneses é enfiar os pauzinhos em sua tigela de arroz, principalmente em uma posição vertical. A explicação é que isso é feito somente em cerimônias em honra aos mortos.

Os fachis, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a Tailândia, a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

Acredita-se geralmente na Coreia, que os palitinhos de metal também são mais higiênicos do que os de madeira. Nas tardes, os tradicionais restaurantes coreanos têm um “tempo livre” entre o almoço e o jantar.

Estima-se que o hashi foi criado há 4 mil anos na China, com as primeiras versões feitas somente para auxiliar no cozimento dos alimentos, especialmente para mexer as comidas nos potes em que coziam. Porém, somente 1.500 anos é depois que eles foram adotados como um instrumento na hora de comer.

Cannabis está na raiz da religião japonesa", conta. Desde a proibição, porém, a planta paulatinamente se tornou um tipo de subcultura no país, independentemente do fim (recreativo, religioso ou medicinal).

No Japão ainda é permitido fumar em todos os locais
No Japão ainda é permitido fumar em todos esses locais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 10% dos restaurantes japoneses tem áreas para não fumantes.