Porque os japoneses comem de hashi?

Perguntado por: oassis . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Resumidamente, para os japoneses o hashi (pauzinhos) estabelecia uma ponte entre o humano e o divino. Sua função era a de compartilhar os alimentos com os deuses a partir do momento que um par de hashi fosse oferecido as divindades. Ainda hoje estes rituais são bem comuns no Japão.

Os fachis, pauzinhos ou palitinhos são as varetas utilizadas como talheres em parte dos países do Extremo Oriente, como a Tailândia, a China, o Japão, o Vietnã e a Coreia.

Nunca se deve espetar o hashi (palitos de comer) em qualquer comida, mas especialmente no arroz, porque apenas em funerais, o hashi é fincado na tigela do arroz, que é colocada no altar. Nunca se deve passar uma comida de hashi para hashi, pois é um gesto praticado com os ossos de cremação.

Quando não estiver usando o hashi, coloque-o no porta hashi. Se estiver usando hashi descartável, pode colocá-lo em cima de sua embalagem de papel ou plástico. Certifique-se de que o hashi não esteja em forma de cruz e sempre dispostos de forma paralela. O hashi cruzado é um símbolo de morte.

"Jeotgarak" é o nome do hashi coreano. Em uma típica refeição coreana também é utilizada uma colher larga e de cabo comprido, "sutgarak". Diferente de outras culturas que fabricam seus palitinhos com madeira, bambu ou plástico, os talheres coreanos são sempre feitos de metal.

É preciso prestar atenção às regras de etiqueta, como nunca apontar o hashi para a pessoa que está comendo – ação considerada agressiva. O hashi nunca deve estar cruzado e nem ser espetado na comida.

hashi {masculino}
chopstick {subst.}

Os primeiros hashi eram comumente feitos de bambu, porém com o tempo outros materiais foram empregados, especialmente em famílias nobres do Japão e da China. No caso dessas famílias, os pauzinhos de prata ou de outros materiais mais elaborados eram comuns. Hoje, já é fácil encontrar um hashi que seja feito de plástico.

hashis | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Há 1,5 milhão de anos o Homo Erectus criou esse objeto cortante, que era feito de pedra e servia para a caça e a defesa. Depois do machado, a faca é o utensílio mais antigo de que se tem notícia!

O bambu possui um bactericida natural em suas fibras, uma propriedade natural que inibe e combate as bactérias. Características: É lavável - pode ser lavado na máquina de lavar louça, sendo extremamente simples de limpar.

Quem está no começo pode usar uma liguinha ou suporte na base do hashi, que facilita muito e ajuda a dar equilíbrio no começo. Ele deve ser usado como uma pinça, como uma extensão dos dedos da mão. Quanto mais longe da ponta você segurá-lo, mais conseguirá abri-lo.

Na hora de comer o arroz, você pode segurá-la com uma das mãos enquanto usa o hashi com a outra. Aproxime a tigela na altura do queixo para evitar que o alimento caia no meio do caminho. Para apreciar outro alimento servido na mesma refeição, é melhor deixar a tigela sobre a mesa e então servir-se do outro alimento.

Grosseria. Um costume que é considerado muito rude pelos japoneses é enfiar os pauzinhos em sua tigela de arroz, principalmente em uma posição vertical. A explicação é que isso é feito somente em cerimônias em honra aos mortos.

Durante as pausas, o hashi devem descansar em um suporte próprio, paralelo à borda da mesa, nunca perpendicular ao corpo. Caso não haja suportes disponíveis, você pode improvisar dobrando o papel no qual os palitinhos descartáveis vêm embalados. O hashi não deve ser utilizado para apontar para pessoas ou objetos.

Jeotgarak é como é conhecido o hashi coreano de metal. Este tipo de hashi de metal é muito bem aceito devido ao material ser mais higiênico, comparado com os de madeira e bambu, e assim é reutilizável e pode durar por anos.

Se houver prato, estenda-o para a outra pessoa; se não houver, use as pontas superiores do hashi para colocar a peça no balcão. Jamais a passe diretamente para o hashi do companheiro.

O hashi pode ter diferentes tamanhos, entre 13 e 36 cm de comprimento. Em média, os homens usam hashis de 23 cm, as mulheres de 21 cm e as crianças de 13 cm.

Garfos sempre à esquerda, facas sempre à direita
Os garfos ficarão sempre à esquerda do prato e as facas sempre à direita se você quiser organizar o serviço de uma refeição como manda o figurino. As colheres virão ainda mais à direita, depois das facas e talheres de sobremesa acima do prato, no topo, perto das taças.

Significado de ohashi: Ohashi são os “pauzinhos japoneses” usados como talheres. A pronuncia correta é “Oháshi” ou “Háshi”. A palavra “hashi” (oxítona) que normalmente usamos para designar este talheres significa na verdade “nuvem” em Japonês.