Porque os irmãos se afastam?

Perguntado por: rgomes3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 3 votos

Coleman: As razões típicas pelas quais as brigas ou distanciamento entre irmãos incluem tratamento percebido ou objetivamente diferenciado pelos pais, o que pode fazer com que um irmão se distancie porque se sente menos valorizado.

  1. Aproxime os irmãos desde o primeiro contato entre eles. ...
  2. Promova experiências significativas entre os irmãos. ...
  3. Conte histórias que viveu com seus irmãos. ...
  4. Dê aos seus filhos “tarefas” para ajudarem um ao outro. ...
  5. Lembre seus filhos que amigos vêm e vão, mas que a família é para sempre.

Quando ocorrem as brigas entre irmãos, o ideal é conversar sobre o problema que originou a discussão e tentar resolver de uma forma sensata e equilibrada. O ambiente familiar também é muito importante. Se os pais resolvem suas diferenças aos gritos, as crianças vão reproduzir esse comportamento.

Quando os familiares não estão dispostos a mudar seus comportamentos (disfuncionais) para colaborar com o bem-estar coletivo, mude-se dali. Se afastar não significa fuga ou não-enfrentamento, significa autopreservação, autocuidado, significa que a sua saúde vem primeiro lugar.

Como Lidar Com a Rejeição Familiar?

  1. Ressignifique as experiências.
  2. Compreenda a forma de amar de cada um.
  3. Exerça o perdão.
  4. Entenda que você não é o problema.
  5. Invista em autoconhecimento e autoestima.

O distanciamento familiar tem sido definido como o afastamento e a perda de afeto que ocorrem ao longo de anos ou mesmo décadas em uma família. Não está claro se isso está aumentando nos dias de hoje, já que é um campo de pesquisa relativamente novo.

Chame a pessoa para conversar. O diálogo é fundamental para que se consiga entender os sentimentos um do outro. Faça o possível para manter uma boa relação com a sua família. Porém, caso o sentimento de rejeição já esteja instaurado, busque desvencilhar-se.

Para quem busca algumas dicas, confira abaixo cinco delas para você ter uma família feliz:

  • Sempre invistam no diálogo. Diálogo e comunicação são a base de tudo. ...
  • Apostem na proximidade entre os membros da família. ...
  • Reservem um tempo de qualidade em família. ...
  • Façam uma divisão de tarefas em casa. ...
  • Abracem as diferenças.

Quem ama seu irmão permanece na luz, e nele não há causa de tropeço (João 1, 2-10). Essa passagem bíblica retrata um sentimento intenso que é o existente entre irmãos. Na Palavra Sagrada, o termo é usado para definir muito mais do que pessoas que nasceram dos mesmos pais.

Entenda a importância de ter um irmão
É com os irmãos que a criança tem mais chances de aprender a se socializar e enfrentar o mundo, enquanto os pais ficam com a tarefa de transmitir valores. Ou seja: no cotidiano, eles prestam atenção no que o outro está fazendo, na experiência vivida, no exemplo a ser seguido.

Ela sente que, caso não realiza todas as tarefas perfeitamente, algo muito ruim pode acontecer, fato que deixará o pequeno da família extremamente culpado. Isso pode causar graves conflitos internos e a chamada síndrome do irmão mais velho.

É possível existir até ódio entre irmãos. O primeiro sinal desse sentimento pode partir do ciúme, em uma primeira fase, podendo evoluir para inveja e chegar a uma situação extrema que é o ódio. A chave de uma bom relacionamento entre irmãos são os pais.

Eles são nossos primeiros amigos, são os parceiros de todas as brincadeiras, aventuras e, claro, vez ou outra, das brigas e discussões também. Afinal, nem tudo são flores, não é? Mas, para os sortudos que cultivam um vínculo cheio de afeto, cumplicidade e companheirismo, sabe o quanto é importante o amor de irmão.

Nós, seres humanos, precisamos de relacionamentos humanos, eles são importantíssimos para a nossa vida.

Quando Deus chama Abrão, diz: “Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei” (Gên. 12:1). O significado para família e parentela, neste contexto, é bem diferente do que usamos hoje. Naquele período existia o que os historiadores chamam de família extensa.

Confira as 4 dicas para melhorar a relação entre pais e filhos

  1. Dedique-se a conhecer seus filhos. Para melhorar o vínculo afetivo entre pais e filhos, é importante se dedicar e investir em conversas e momentos juntos. ...
  2. Tenham um hobbie em comum. ...
  3. Saiba respeitar suas opiniões. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Consequências. A pessoa que passa por algum tempo sofrendo com sentimento de rejeição pode em algum momento associar outros sentimentos como por exemplo, abandono, fracasso, privação emocional, indesejabilidade social, busca de aprovação, pessimismo, etc.