Porque os ingleses não colonizaram o Brasil?

Perguntado por: ufurtado . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Sheila – Os ingleses não tiveram um projeto de efetiva colonização do Brasil, como ocorreu com os franceses e holandeses, e isso fez com que não se lançasse tanta luz sobre a produção discursiva inglesa a respeito da colônia portuguesa.

Inglaterra

Você sabia que a Inglaterra é a nação que mais invadiu países em toda a história do mundo? Uma pesquisa de 2012, publicada no site da Revista Mundo Estranho, mostra que os britânicos entraram em 171 dos 200 países reconhecidos pelas Nações Unidas.

A perseguição religiosa aos puritanos, os calvinistas ingleses, principalmente depois da criação do anglicanismo com Henrique VIII, levou-os a se deslocarem para a América. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos.

Ambos os países disputam notoriamente pela excelência em produção cultural, abrangendo áreas como culinária, moda, música e artes plásticas. A rivalidade, ora regada a humor, ora verdadeira entre os dois países legou uma série de expressões populares, como "beijo francês", por exemplo.

Esses dois países mais a Irlanda sofriam muito com o domínio inglês, que cobravam impostos altíssimos, os subjugavam, os proibiam de usar os trajes tradicionais e tiveram várias rebeliões com muitos mortos como a Batalha de Culloden na Escócia (que já falei neste roteiro pelas Highlands na Escócia) e também a separação ...

8 Coisas que NÃO são de graça na Inglaterra, mas no Brasil sim

  • 1 – Encher pneu. Em vários postos de gasolina no Brasil existem máquinas de calibragem de pneus que você utiliza após abastecer ou gratuitamente. ...
  • 2 – Universidade. ...
  • 3 – Sacolas. ...
  • 4 – Dirigir em Londres. ...
  • 5 – Imposto da TV. ...
  • 6 – Banheiro. ...
  • 7 – Atravessar pontes.

nutrição não balanceada, consumo exagerado de açúcar como refrigerante, consumo de tabaco, fumam muuuito, não escovam os dentes.

Um total de 237.318.

Etiópia

Etiópia, o único país africano que nunca foi colonizado.

Em 2011, o Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão e tornou-se o país mais jovem do mundo.

o Japão

O país mais antigo do mundo de acordo com os registros históricos é o Japão, que se tornou independente no ano 660 A.C. Não à toa é uma das nações mais tradicionais até os dias atuais.

Os primeiros povos a ocuparem a ilha da Grã-Bretanha, onde está localizada a Inglaterra, foram os celtas. O domínio estrangeiro sobre os territórios britânicos continuou com o Império Romano por volta do século I a.C., do qual o país fez parte até pelo menos o início do século V da era atual.

Por serem uma potência econômica no período, com os resultados da Revolução Industrial já consolidados, a Inglaterra vai liderar a exploração da África, interferindo, inclusive, na questão da escravidão, levantando a bandeira contra o tráfico atlântico, já em declínio.

Para alguns, sua morte reacendeu memórias da muitas vezes sangrenta história colônial britânica - atrocidades contra populações indígenas, roubo de estátuas e artefatos de nações do oeste da África, ouro e diamantes da África do Sul e da Índia, escravidão e opressão.

Aqui na França, eles apreciam a alegria do brasileiro, as paisagens naturais do imenso pais, a cultura popular, a música, a espontaneidade e nossa língua que segundo eles “é musical para os ouvidos”. No Brasil apreciamos a elegância, a culinária, a historia revolucionaria, o idioma e o lado “chic” do pais.

Assim, os ingleses atuais são descendentes principalmente dos povos de cultura celta originais, cuja presença nas Ilhas Britânicas remonta a 10 mil anos, quando do fim da última Era Glacial. Os invasores anglo-saxões também deixaram seu legado genético, mas em menor proporção do que se imaginava.

O RITUAL DA “BISE”
É um costume que pode parecer trivial, mas segue um código muito específico. Os franceses não beijam todo mundo e nem em qualquer situação. Dependendo da sua região, você beija duas, três ou quatro vezes, começando com a bochecha direita ou esquerda.

Percebi que os os irlandeses estão bastante acostumados com a presença dos brasileiros, tanto trabalhando quanto frequentando os mesmos lugares. Alguns têm mais paciência do que outros, mas de modo geral até brincam com a ideia de ter mais brasileiros em Dublin do que irlandeses.

Como os irlandeses veem os brasileiros que vivem no país? Claro que não podemos responder por cada indivíduo irlandês, mas de modo geral, os irlandeses veem os brasileiros como um povo alegre, amigável e trabalhador.