Porque os indianos usam um pano na cabeça?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Ou seja, o uso turbante como símbolo e expressão de fé não está ligado apenas às religiões islâmicas, mas também ao Sikh indiano. Ainda na Índia, os turbantes também podem representar a casta e o status financeiro, além da religião.

O que significa a pulseira que os indianos usam? A primeira é o uso do Kara, um bracelete de metal que representa a eternidade e que os Sikhs usam desde o nascimento. A segunda, mas não menos importante, é o respeito ao Kes, ou ao cabelo. Um Sikh nunca corta os cabelos do corpo.

Um pedaço de tecido, de preferência bem maleável, com ou sem estampas, a ser amarrado de diversas formas para adornar a cabeça ou proteger os cabelos. O turbante, que também pode ser considerado como uma técnica além de um objeto, vai além da estética: é um símbolo de poder e autocuidado para pessoas pretas.

Quer mais? Por aqui, no Ocidente, temos o costume de usar o preto ou o roxo para representar o luto. Na Índia, a cor utilizada para essa finalidade é o branco, que também tem uma forte ligação com o renascimento.

A técnica é utilizada como parte de rituais ou para enfeitar o corpo a fim de espantar más vibrações e trazer boa sorte.

Normalmente é um ponto vermelho feito com Vermilion (sulfato de mercúrio vermelho brilhante finamente pulverizado). Considerado o símbolo sagrado de Uma ou Parvati, o bindi simboliza a força feminina (shakti) e acredita-se que proteja as mulheres e seus maridos.

Costumes na Índia
As suas mãos, pés e braços são tatuados com a técnica da henna, cuja tinta permanece na pele apenas alguns dias. A tatuagem consiste nas letras do nome do seu noivo. A noiva indiana não se veste de branco, mas sim roupas bastante coloridas, especialmente em tons avermelhados.

Para o siquismo, Deus é o criador do mundo e da humanidade, deve ser devotado e respeitado. Defende que a separação entre Deus e os homens ocorre pelo egocentrismo e por isso Deus criou o karma.

As Joias Indianas estão diretamente relacionadas com a religião e principalmente o casamento. Isso porque a mulher indiana somente recebe as Joias de sua família no momento do seu casamento. É comum o pai da noiva dizer ao noivo “Lhe entrego esta mulher toda adornada em Ouro”.

Nesse país, as joias fazem parte da cultura das pessoas, sendo simplesmente inimaginável uma noiva se casar, por mais humilde que seja, sem ostentar quilates de ouro. Não pelo status, mas pela crença de proteção, sorte e religiosidade envolvida na cerimônia do casamento.

De acordo com a medicina tradicional indiana conhecida como Ayuvedra, um piercing na narina esquerda é usado para diminuir a dor de parto. Por esse motivo, muitas mulheres usam um piercing do lado esquerdo. Algumas pessoas dizem que um piercing do lado direito indica que a pessoa é homossexual.

Assim como entre as mulheres, o turbante também é usado por homens há centenas de anos em regiões da África, na Índia, Paquistão, Afeganistão e Jamaica. Eles também podem aparecer em diversos modelos, podendo ser africanos, árabes ou indianos.

Os seguidores do candomblé, do islam e os sikhs, na Índia, são exemplos de grupos sociais que têm esse ponto em comum, divergindo em suas práticas. Há indícios de que, no Oriente Médio, o turbante era usado antes mesmo do surgimento do islamismo.

Para um look de trabalho ou para um evento mais formal, um turbante confere elegância e sofisticação, com um bonito efeito surpresa que não deixará ninguém indiferente.

Tradicionalmente, a cultura indiana valoriza a higiene pessoal, mas observa menos a do ambiente comunitário. Lá, deve-se sempre tomar banho antes de entrar numa cozinha ou depois de fazer o número 2. Nas ruas, ambulantes fazem e servem comida a menos de 1 metro das valas onde o esgoto corre a céu aberto.