Porque os ímãs não se atraem?

Perguntado por: eibrahim . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

A atração ou repulsão entre dois objetos magnetizados é intermediado pela ação do campo magnético. Por outro lado, pode não haver atração ou repulsão entre dois objetos magnetizados, mesmo havendo entre eles campo magnético. Isto ocorre porque o campo magnético de um ímã enfraquece conforme aumenta a distância a ele.

Os polos do ímã são regidos por leis de atração e de repulsão. Polos magnéticos iguais de dois ímãs se afastam devido a uma força de repulsão. Polos opostos se atraem, por causa de uma força de atração. Uma das principais propriedades dos ímãs é a inseparabilidade dos polos.

O campo magnético produzido pelo ímã imanta o ferro de forma que os seus ímãs elementares se alinham no sentido do campo que é aplicado, ou seja, o ferro se transforma em um ímã, ocorrendo dessa forma a atração entre ferro e ímã.

O imã adere no inox Ferrítico pois são magnéticos (contém apenas cromo na sua composição), Já no inox austenítico ele não adere (exceto após alterações de conformação mecânica), pois os austeníticos contém cromo e níquel em sua composição.

Eles geram pequenos campos que magnetizam o metal da geladeira (normalmente uma liga de aço), fazendo com que as partes se atraiam – com essa atração o ímã “gruda” na porta do refrigerador. Mas existem outros ímãs muito mais poderosos, digamos assim, e que geram altos campos magnéticos.

Um imã submetido ao calor experimenta uma redução em seu campo magnético à medida que as partículas dentro do imã se movem a uma velocidade cada vez mais rápida e esporádica. O calor afeta os ímãs porque confunde e desalinha os domínios magnéticos, fazendo com que o magnetismo diminua.

CONSIDERAÇÕES. Evitar que os ímãs e os adesivos entrem em contato com água. A umidade pode soltar o revestimento que envelopa o ímã e ele se auto deteriora através do esfarelamento e oxidação.

Um íman permanente, em concreto o de samário, tarda 700 anos para perder a metade da sua força magnética. Se vamos aos ímanes de ferrite e de neodímio, estes detêm um magnetismo quase permanente. Os fatores que afetam a duração de um íman são: Tempo de vida: o tempo de vida de um íman não é eterno.

O pólo norte do ímã se alinha em direção ao pólo norte geográfico e o o pólo sul do ímã se alinha com o pólo sul geográfico, devido o campo magnético da Terra ser o contrário.

O que gera o magnetismo? O magnetismo acontece quando as partículas negativas, os elétrons, movimentam-se sendo atraídos ou repulsados por outras partículas. logo é a movimentação deles que gera o magnetismo.

Os polos de um ímã são inseparáveis. Não é possível partir um ímã em duas partes para separar o polo norte do polo sul. Serrando-se um imã transversalmente, obtêm-se dois novos imãs completos, isto é, surgem na secção de corte polos contrários aos das respectivas extremidades.

Um ímã, como a agulha da bússola, possui dois polos magnéticos, norte e sul. Quando o campo magnético de dois ímãs naturais interagem, o polo sul de um ímã é atraido pelo polo norte do outro e vice e versa. Da mesma forma, polos iguais se repelem.

R: Os ímãs de geladeira geram pequenos campos que magnetizam o metal da geladeira (normalmente uma liga de aço), fazendo com que as partes se atraiam – com essa atração o ímã “gruda” na geladeira.

Em razão desse comportamento, esse tipo de material não é atraído por imãs. São exemplos: mercúrio, ouro, bismuto, chumbo, prata etc.

A força magnética do imã atua sobre certos metais como o ferro, o níquel e o cobalto, isto é, sobre os materiais denominados ferromagnéticos. Nem todos os metais são ferromagnéticos. Os metais das medalhas olímpicas, por exemplo, o ouro, a prata e o cobre não são atraídos pelos imãs.

De forma geral, aços inoxidáveis ferríticos e martensíticos são magnéticos, enquanto os austeníticos não são. Os austeníticos são conhecidos pela nomenclatura 300. Nesse caso, o inox tende a ser menos suscetível à atração do ímã.

Como dissemos anteriormente, o cobre não é um material ferromagnético, portanto não atrai o ímã e nem é atraído por ele. Porém, quando o ímã é abandonado no interior do tubo de cobre, ele faz com que um campo magnético passe por todo o interior do tubo.