Porque os idosos vivem mais no Brasil?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 24 de abril de 2023
3.9 / 5 13 votos

Melhorias no sistema de saúde e na qualidade de vida, redução da mortalidade e queda da natalidade e da fertilidade são causas do aumento dos idosos no Brasil.

Os fatores que explicam o envelhecimento populacional estão ligados à queda da fecundidade e da taxa de mortalidade bem como ao aumento da expetativa média de vida das pessoas.

O ser humano percorreu um longo caminho em termos de expectativa de vida graças aos avanços em uma série de áreas que nos deram melhores medicamentos, boa alimentação e condições de vida vantajosas em comparação com nossos ancestrais.

Constatou-se que a baixa QV está relacionada à: percepção negativa de saúde, estado de saúde que dificulta a prática de exercício físico, presença de osteoporose, doença cardíaca e o consumo de dois ou mais medicamentos diários.

67% dos brasileiros acima de 60 anos são os únicos decisores das compras que fazem, mas 34% sentem falta de produtos e serviços específicos, como celulares e roupas.

Um novo levantamento realizado pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que pessoas com 60 anos ou mais representam 14,7% da população residente no Brasil em 2021. Em números absolutos, são 31,23 milhões de pessoas.

O Brasil ocupa o 58º lugar no ranking de qualidade de vida para os integrantes da terceira idade. Entre os 96 avaliados, a Noruega ocupa o primeiro lugar, seguida de Suécia, Suíça, Canadá e Alemanha.

O papel social dos idosos é um fator importante no significado do envelhecimento, pois o mesmo depende da forma de vida que as pessoas tenham levado, como das condições atuais que se encontram. Neste aspecto destacamos a aposentadoria, momento em que o indivíduo se distancia da vida produtiva.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

77 anos

A expectativa de vida dos brasileiros que nasceram em 2021 é de 77 anos, segundo o estudo Tábulas de Mortalidade publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (25).

Quais os principais desafios? Aumento das doenças crônico-degenerativas, que muda o panorama das condições de saúde da população brasileira. Implementar novos centros de acolhimento para pessoas com 60 anos ou mais, com infraestrutura adequada para um bom atendimento.

Envelhecer também significa mudanças e muitas vezes perdas, além de ganhos, como: a aposentadoria, a viuvez, o ninho vazio, assumir papéis como os de avós e cuidadores de pessoas dependentes, assim como ter que conviver com sua própria perda de autonomia e algumas doenças crônicas.

É importante abordar o envelhecimento considerando a população idosa dinamicamente — com mais esperança de vida, melhores funções e capacidades cognitivas e mais educação e, portanto, com maior capacidade para contribuir produtivamente a sociedade.

A principal consequência do envelhecimento populacional está atrelada à redução da chamada População Economicamente Ativa (PEA), ou seja, o número de pessoas que possuem condições de trabalhar e que contribuem para o sistema previdenciário local.

Qualidade de vida na terceira idade: 4 dicas para melhorá-la

  1. Manter uma alimentação saudável. Manter uma alimentação saudável é muito importante em todas as fases da vida. ...
  2. Praticar exercícios físicos regularmente. ...
  3. Seguir uma boa rotina de sono. ...
  4. Ter um bom convívio social.

A seguir, confira algumas dicas para que idosos permaneçam saudáveis e felizes!

  • Incentive a prática de exercícios físicos. ...
  • Estimule o convívio social. ...
  • Faça um acompanhamento médico regular. ...
  • Cuide da infraestrutura da residência. ...
  • Forneça uma alimentação adequada. ...
  • Ofereça suporte emocional.

Qualidade de vida na terceira idade: dicas para envelhecer com...

  1. Faça exames de rotina regularmente. ...
  2. Atividades físicas constantes. ...
  3. Mantenha uma alimentação saudável. ...
  4. Leve uma vida sem vícios. ...
  5. Tenha uma vida social ativa. ...
  6. Não se esqueça de cuidar da saúde mental. ...
  7. Tenha um estilo de vida saudável.

Isso ocorre porque, com o tempo escasso, familiares e amigos tendem a não dedicar um determinado tempo a visitas à pessoa idosa. Apesar das dificuldades, é importante que os indivíduos próximos ao idoso destinem tempo, carinho e atenção a ele.

Por motivos de negligência ou falta de condições de cuidar da pessoa idosa, ela é deixada no hospital durante dias, semanas ou meses. O abandono vivenciado pelo idoso em hospitais, nas ruas ou instituições ocorre não só por falta de vínculos familiares, mas também por desproteção da comunidade e do estado.