Porque os homens usam brinco na orelha esquerda?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

A maioria dos homens, devido a um mito de há muitos anos, usa um brinco de homem na orelha esquerda, pois dizia-se que usá-lo na orelha direita era para os homens homossexuais.

Usar um brinco só tomou proporções internacionais e está todo mundo usando das formas mais variadas possíveis. Tem gente que usa um argolão de um lado da orelha e tem outros que preferem algo mais delicado, menor, mais sutil. Mas o que é certo é que a moda veio para ficar, pelo menos por um tempo.

Um pouquinho de história sobre esse Acessório: várias tribos indígenas utilizavam a perfuração corporal (brinco também) como simbolismo de idade, riqueza e posição dentro da tribo. Os antigos Marinheiros também furavam a orelha para demonstrar que navegaram pelo Mundão ou sobreviveram a algum naufrágio.

Ninguém sabe exactamente como surgiu a ideia de que usar um brinco de homem na orelha esquerda significa que se é heterossexual e que se o usar na outra orelha significa que se é homossexual, é tão absurdo como pensar que se o usar nas duas orelhas é bissexual.

Já sentiu a orelha esquerda ou direita quente? Provavelmente, já deve ter ouvido a crença popular de que a esquerda é um sinal de que alguém está falando mal de você no momento.

Em primeiro lugar, vale lembrar que não existe lado certo ou errado para colocar um piercing na orelha. Assim como no brinco, você escolhe o que achar melhor. Isso vale, é claro, tanto para homens quanto para mulheres, uma vez que eles também podem aproveitar essa tendência.

Segundo: não durma de brinco. É durante o sono que podem acontecer muitos acidentes, como puxar o brinco, ele enroscar na fronha ou nos cabelos. Terceiro: quando optar pelo uso de brincos grandes e pesados, coloque uma tarraxa maior, que forneça suporte à orelha e evite o balanço do lóbulo.

Quanto tempo demora pra cicatrizar a orelha furada? O processo de cicatrização irá demorar de 4 a 8 semanas e nesse tempo é recomendado que você não troque a joia utilizada no momento do furo, por isso é fundamental que você opte por uma peça de boa qualidade.

A tradição de homens usando brincos é muito antiga, remontando a nossa ascendência de tribos indígenas primitivas. Piercings faciais e joias sempre foram usados como ferramentas para modificar os corpos em iniciações e rituais religiosos e culturais.

Os brincos também comunicam origem e poder. Os acessórios são um sinal de liberdade! E nessa mentalidade de ser subversivo, os adolescentes explodiram os piercings pelo mundo, mas o interessante é que eles já foram usados até para trazer benefícios à saúde, quando furados em pontos específicos.

Gire o brinco que está no furo
É importante também durante os primeiros dias, girar o furo na orelha. Isso porque durante a cicatrização o brinco pode criar uma aderência com a pele formando casquinhas indesejadas. Então, o ideal é girar os brincos pelo furo duas vezes por dia.

Brincos. É importante evitar compartilhar brincos pois pode acontecer de haver lesões na mucosa da orelha, sangue na joia ou fungos na pele. Se a peça for compartilhada pode haver risco de contaminação, explica a infectologista Ana Cristina Garcia Ferreira.

A aplicação de um piercing na orelha custa a partir de 50 reais. A depender da joia utilizada, esse valor pode subir para 100 ou até 150 reais.

Se for a orelha direita, estão a falar bem. Já a esquerda quer dizer que estão a dizer mal.