Porque os homens primitivos começaram a pintar e quais materiais eles utilizavam?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Desde os desenhos feitos em cavernas até os objetos usados para a caça, a arte desse período revela como os primórdios viviam e se comunicavam. Antes mesmo do surgimento da escrita, os homens já desenhavam figuras de animais e de pessoas em cenas de rituais religiosos.

Em 1903, o arqueólogo francês Salomon Reinach lançou uma das primeiras teorias: os habitantes das cavernas pintavam animais para propiciar a caça, em uma espécie de ritual de vodu.

Segundo historiadores, a maioria dessas pinturas era feita por caçadores, que reproduziam a natureza, as mulheres e determinados animais que gostariam de caçar. Eles também acreditavam que poderiam matar um animal que fosse desenhado ferido mortalmente em uma caverna.

As pinturas eram feitas a partir de diferentes materiais, como terra, argila, sangue de animais e pigmentos obtidos de plantas, minerais e carvão vegetal. As cores predominantes eram preto, vermelho, laranja, amarelo e marrom. Eram utilizados os dedos ou pincéis feitos com pelos de bichos.

A explicação mais lógica para elas era que essa arte foi produzida por caçadores e fazia parte de um ritual que os ajudaria na caçada, com isso o homem do paleolítico acreditava no sucesso da caçada e que mataria um animal verdadeiro desde que possuísse sua imagem pintada; para o artista, a figura de um animal não era ...

Por meio de inscrições feitas em cavernas, os homens daquele tempo retrataram suas crenças, seus rituais, suas descobertas e seu cotidiano usando extratos de plantas, carvão, sangue e fragmentos de rochas. Essas pinturas ilustram importantes momentos de revolução cultural.

Não. Em nossos dias, ainda há pigmentos retirados da natureza, mas há também os pigmentos sintéticos, fabricados em indústrias.

Os pigmentos utilizados eram extraídos da natureza, de materiais como carvão, sangue, ossos, vegetais, cinzas e raízes. Os temas pintados variavam de cenas de caça à representações de dança, sexo e outras imagens do cotidiano. Considera-se que a intenção por trás dessa arte era religiosa, de caráter ritualístico.

Em vários países, a arte rupestre foi expressa nas paredes das cavernas e em gravuras feitas em pedras. A produção apresenta pinturas de animais (como cavalos, bisões e outros) que conviviam no mesmo ambiente que os hominídeos. Além disso, eram registradas mãos humanas e outros símbolos.

E as pictografias são pinturas feitas com diferentes pigmentos: o carvão de uma fogueira, sangue de animais, além de minerais como o giz, a limonita ou a hematita.

As primeiras manifestações artísticas durante o Paleolítico dão-se por volta de 25 000 a.C., atingindo o auge na época da Cultura Magdaleniana (c. 15 000-8 000 a.C).

Arte Primitivista ou Naïf (palavra de origem francesa, cujo significado é ingênuo) é um estilo artístico que não segue as regras tradicionais de representação de imagens. Geralmente os artistas primitivistas são autodidatas, isto é, aprendem sozinhos, e criam seu próprio estilo e os recursos técnicos com que trabalham.

No âmbito da história da arte há diversos significados para o conceito de primitivo. A definição de primitivo aparece pela primeira vez no século XVI como atributo dos pintores e escultores em atividade entre os séculos XIII e XV, período imediatamente anterior àquele conhecido como Alta Renascença.

Geralmente, as pessoas têm a ideia de que na Pré-História a única forma de arte desenvolvida foram as pinturas rupestres, mas existiram manifestações artísticas nesse período além das pinturas rupestres. Neste texto também conheceremos as esculturas e os monumentos megalíticos.

Pinturas Rupestres: A Comunicação nas Cavernas
É uma unanimidade entre os arqueólogos do mundo todo que os homens pré-históricos utilizavam-se das gravuras rupestres com a finalidade de manterem a comunicação. Os registros deixados em rocha, aliás são objeto de estudos de uma infinidade de pesquisadores.

Tela, material de desenho, paleta de pintura, espátula, spray fixação, estojo de pincéis, prancheta... As opções de material são inúmeras e você os escolhe de acordo com seus objetivos na hora de aprender a pintar em seu curso de pintura online ou presencial.

É só continuar a leitura!

  • Material de proteção. Papelão, lonas e fita crepe são essenciais para proteger pisos e móveis, além de portas e janelas, das manchas causadas por respingos de tinta. ...
  • Rolo de pintura. ...
  • Bandeja e caçamba para pintura. ...
  • Diluente de tinta. ...
  • Lixa. ...
  • Trincha. ...
  • Pincel.

Agora, deixaremos claro os materiais para pintura de parede que não podem faltar em sua lista.

  • Rolo de pintura. ...
  • Trincha. ...
  • Pincel. ...
  • Bandeja de diluição. ...
  • Diluente de tinta. ...
  • Material de proteção. ...
  • Lixa. ...
  • 04 comments on “7 materiais para pintura de parede indispensáveis4 min read”

Onde a Primeira Pintura foi feita? Acredita-se que a primeira pintura que também é conhecida com Pintura Rupestre ou Arte Rupestre, foi feita em abrigo, cavernas, que eram usadas pelos povos nômades para se protegerem.