Porque os homens não assumem que traem?

Perguntado por: oamorim8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Mas, por que homens não confessam traição? Geralmente, é porque eles não querem perder o que já têm. Por exemplo, no caso de homens casados, eles já podem ter estabilidade econômica, emocional e social.

Há muitas emoções pelas quais uma pessoa passa quando descobre que foi traída. Estes sentimentos vão da raiva à depressão, mágoa e até mesmo desejo de vingança. Provavelmente, uma das emoções mais importantes que você sentirá será a raiva. Estar bravo neste momento é humano, necessário e lhe ajudará a seguir em frente.

6 atitudes que só um homem que trai tem no dia a dia:

  • Fica vaidoso do nada. Não é muito comum os homens serem vaidosos, vamos confessar. ...
  • Esconde o celular de você ...
  • Fica frio. ...
  • Ele acusa você de traí-lo. ...
  • Fica ciumento. ...
  • As intimidades perdem o calor.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

Perda de confiança e intimidade
Uma consequência fatal do adultério é a quebra de confiança e a perda de intimidade. Um caso emaranhado é sempre o resultado de um déficit de intimidade no relacionamento conjugal.

A traição pode até ser boa para o casal, mas apenas se o outro não souber do que aconteceu. Se você está disposta a investir 100% de você mesma no seu casamento ou namoro, então esqueça o que aconteceu, não conte nada e se dedique de verdade para fazer o relacionamento dar certo.

No entanto, um dos sinais de que não houve um genuíno arrependimento da traição é quando a pessoa que cometeu o ato tenta justificar aquilo como se fosse culpa da pessoa traída. Além de poder prejudicar a autoestima da pessoa traída, esse ato sinaliza que não há realmente uma intenção de retificar o erro.

Para a especialista, o ato de romper ou continuar o relacionamento após uma traição nunca pode ser definido como certo ou errado. Segundo a psicóloga, algumas pessoas conseguem superar, enquanto outras não, e a decisão deve ser respeitada. Apesar disso, Iliani pondera que perdoar é diferente de permanecer junto.

A pessoa traída tende a reagir de acordo com essas sensações ruins: acessos de medo, raiva, lágrimas, desejo de vingança, súplicas, indignação e todo tipo de outras respostas altamente emocionais. Simplificando, a dor causada pela infidelidade tem pouco a ver com qualquer ato sexual real.

Sim, a quantidade de homens que traem é grande, mas nem todos fazem isso. A questão é que a traição pode ter um peso negativo muito grande sobre o parceiro e acabar com o relacionamento. De fato, alguns homens podem sim cometer o ato de trair — e com frequência —, mas outros não querem isso.

Os homens que traem geralmente exibem um comportamento diferente do habitual. Ficam mais irritados e distantes, passam mais tempo fora de casa e ficam mais evasivos quando se trata de questões pessoais. Além disso, podem ser mais críticos em relação à aparência e à vida sexual da esposa.

"Pode ser uma insatisfação com a relação, o perfil da pessoa, que não se satisfaz com uma única relação, uma pessoa mais insatisfeita, pode ser uma vingança ou até falta de compromisso e imaturidade. São vários os motivos que podem levar uma pessoa a trair", observou a psicóloga (veja vídeo abaixo).

O traidor também pode sofrer, algumas vezes sofre mais do que a pessoa que foi traída. O traidor pode avaliar como um ato improdutivo e pode se reavaliar mediante o ocorrido.

O medo de ser traído, numa relação amorosa, é tão natural e antigo que alguns especialistas falam em “programação genética do ser humano para evitar a infidelidade”. E garantem que até o homem de tempos ancestrais sentia ciúme.

Uma pesquisa realizada pela Ashley Madison, plataforma líder em relacionamentos extraconjugais, tentou mapear o que motiva os adúlteros e traírem seus parceiros. Realizada com 1.080 usuários entre 22 de novembro de 2018 e 21 de janeiro de 2019, a pesquisa apontou que quem trai se sente mais feliz.

A pessoa que trai não está preocupada em atender ou renovar a sua relação com você e entrega-se a essa nova aventura, sem remorsos. Sobrevém o tédio, a perda de interesse, a comunicação falha, a solidão etc.

Provada a traição, a mulher ou o marido que traem perdem o direito a receber pensão. Se a traição se tornar pública e notória, o cônjuge traído poderá entrar na Justiça para pedir indenização por danos morais. O adultério não afeta a partilha dos bens, que deverá seguir o regime de casamento adotado entre os cônjuges.

As pessoas boas traem quando não estão felizes no casamento. Elas estão confusas, oprimidas, e ter um caso é uma forma de trazer alívio àquela situação sufocante.

Jesus exclamou: “Levantai-vos, partamos; eis que é chegado o que me trai.” Erguendo-Se com os Onze, o Senhor calmamente aguardou a chegada do traidor. A agonia de Cristo no jardim é insondável para a mente finita, tanto em intensidade quanto em causa. O pensamento de que Ele sofria por temor da morte é insustentável.