Porque os homens morrem cedo?

Perguntado por: dmelo4 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

“Dentre os fatores de risco estão o tabagismo, o etilismo, a falta de prática de atividade física e a obesidade. E ainda, a baixa frequência com que o homem cuida da saúde. Esta conjunção está diretamente relacionada ao risco de desenvolver diversas doenças nos homens, com maior destaque para o câncer”, afirma.

Ele nunca foi casado: um homem na faixa dos 40 que nunca se casou pode ainda estar a procura da garota certa, e, provavelmente, é um solteirão. A idade é um fator importante, mas se um cara nunca se casou ou se dedicou a um longo relacionamento, não espere uma proposta para algo mais sério tão cedo.

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A maior proporção desses óbitos entre os homens, ocorreu na faixa etária de 50 a 59 anos (38%).

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte não só no Brasil, mas em todo o mundo.

O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e é responsável por 9,6 milhões de mortes em 2018. A nível global, uma em cada seis mortes são relacionadas à doença. Aproximadamente 70% das mortes por câncer ocorrem em países de baixa e média renda.

Os mais baixos também apresentavam menores níveis de insulina no sangue e menor propensão a desenvolver câncer. Cerca de 1.200 homens do estudo, publicado na revista “PLoS ONE”, viveram até 90 ou 100 anos, e aproximadamente 250 deles ainda estão vivos.

Sobre a importância de se cuidar sempre
Isso porque, com exames de rotina e prevenção é possível evitar o aparecimento de doenças, assim como tratá-las ainda em sua fase inicial. Isso contribui para as altas chances de cura, melhor qualidade de vida e bem-estar.

Doenças cardiovasculares, problemas no fígado, diabetes e transtornos mentais são algumas das outras enfermidades que também atingem muitos homens. Por isso, vamos falar sobre hábitos importantes que os homens devem ter diariamente e também medidas efetivas para evitar doenças e aumentar a qualidade de vida.

A crise da meia idade masculina surge em torno dos 40 a 55 anos, variando de indivíduo para indivíduo, e se caracteriza como uma fase dolorosa na qual o homem é levado a avaliar a sua vida como um todo: profissional, afetiva, social e existencial.

De acordo com um levantamento feito pelo advogado Luiz Kignel, o motivo que mais leva os homens a pedir o divórcio é descobrir que a parceira tem um relacionamento extraconjugal. Já para as mulheres, o motivo que as levam a pedir o divórcio são os problemas no relacionamento, como desgaste da vida a dois.

Temem as necessárias mudanças de comportamento e a responsabilidade maior que a vida a dois exige, especialmente se ela começar com uma gravidez não planejada. Outro forte inibidor do casamento está ligado ao sexo fácil, obtido de variadas formas, especialmente dentro do próprio namoro.

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão: Ter uma alimentação saudável. Manter opeso corporal adequado. Praticar atividade física.

O câncer de próstata é o mais incidente no homem (excluindo-se o câncer de pele não melanoma) e o segundo que mais mata (atrás do câncer de pulmão). Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que de 2019 a 2021 foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de tumor.

O ranking é liderado por China (282.300 casos) e Índia (62.100).

Entre os 45 e 50 anos de idade, o corpo do homem passa pelo que chamamos de andropausa, também conhecida como “menopausa masculina”. Esse período da vida é marcado pela diminuição nos níveis de testosterona no organismo, o que, dentre outras complicações, pode afetar a vida sexual do paciente.